UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Civil

Avenida João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1Y - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34 3239-4159/4170 - www.feciv.ufu.br - feciv@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Hidráulica

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Civil

Código:

FECIV39505

Período/Série:

5o

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Marcio Ricardo Salla

Ano/Semestre:

2023/01

Observações:

E-mail docente: marcio.salla@ufu.br

 

EMENTA

Hidrostática. Hidrodinâmica. Condutos forçados. Adutoras por gravidade. Bombas e sistemas de recalque. Condutos livres (canais). Orificios, bocais e vertedores. Hidrometria.

JUSTIFICATIVA

Hidráulica é uma disciplina de caráter específico, cuja finalidade é o aprendizado de conceitos básicos das leis da mecânica dos fluidos, visando sua aplicação na Engenharia Ambiental e Sanitária. A hidráulica fornece ferramentas para entender o comportamento dos fluidos. O domínio dos conceitos básicos de hidráulica possibilita o avanço do conhecimento em outras áreas afins.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

A disciplina tem o propósito de dar ao aluno os conhecimentos básicos da hidráulica, a fim de que, como profissional, possa operar as ferramentas necessárias ao manejo dos recursos hídricos, para todos os fins dentro do campo da Engenharia Ambiental e Sanitária.

Objetivos Específicos:

A hidráulica é o ramo da engenharia que se preocupa basicamente em captar, controlar, conduzir, elevar e armazenar água, exercendo assim um controle ou uma utilização da mesma aplicando as leis da mecânica dos fluidos. O uso da água será bem-sucedido desde que o engenheiro possa planejar, projetar, dimensionar, construir e operar estruturas hidráulicas apropriadas.

PROGRAMA

·CONDUTO FORÇADO: hidrodinâmica: equação da continuidade, equação de Bernoulli, conceito de perda de carga, linha de energia e linha piezométrica; Exemplos e exercícios.

·CONDUTO FORÇADO: perda de carga localizada e distribuída: Fórmula universal de perda de carga (Fórmula de Darcy) com soluções analíticas do fator de cisalhamento; Hazen-Williams; Fair-Whipple-Hsiao; Método do comprimento equivalente; Método do coeficiente k de perda de carga localizada; Exemplos e exercícios.

·CONDUTO FORÇADO: Instalações de recalque: grandezas características; escolha de bomba centrífuga; dimensionamento do sistema elevatório; Exemplos e exercícios.

·CONDUTO LIVRE: Parâmetros geométricos, escoamento permanente e uniforme (equação de Manning). Seções econômicas. Canais com seções múltiplas. Seções circulares.

·CONDUTO LIVRE: Energia específica em canais: Classificação dos regimes de escoamento; Altura crítica em canais retangulares e não retangulares.

·CONDUTO LIVRE: Ressalto hidráulico em canais retangulares e não retangulares.

·ORIFÍCIOS: Definição e Classificação dos orifícios. Escoamento em orifícios rasos e profundos; Tempo de esvaziamento de reservatórios, orifícios afogados, tempo de nivelamento de reservatórios, Bocais c tubos curtos.

·VERTEDORES: classificação e escoamento cm vertedores retangulares; Tipos de lâmina líquida cm vertedores; vertedor retangular afogado, vertedor triangular, vertedores não retangulares.

·HIDROMETRIA: Medição de velocidade e vazão em condutos livre e forçado; Medição de pressão em conduto forçado.

METODOLOGIA

Plataformas: Moodle (ferramenta onde a disciplina é disponibilizada ao discente - comunicação constante); 

Métodos: Aulas presenciais com apresentação dos conceitos hidráulicos, resolução dos exercícios e aulas práticas. Será utilizado o quadro para a resolução de exercícios e data-show para apresentação dos conceitos teóricos. Todo o material de aula teórico e exemplos resolvidos pode ser acessado na plataforma moodle;

Assiduidade: A participação do discente na disciplina será avaliada a partir das presenças nas aulas teóricas e práticas e participação no fórum em plataforma Moodle.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA DATA MÓDULOS ATIVDADES PREVISTAS
1 e 2 31/07 e 07/08 Condutos forçados Hidrodinâmica: equação da continuidade, equação de Bernoulli, conceito de perda de carga, linha de energia e linha piezométrica; Exemplos e exercícios.
14/08  Condutos forçados

Perda de carga localizada e distribuída: Fórmula universal de perda de carga (Fórmula de Darcy) com soluções analíticas do fator de cisalhamento; Hazen-Williams; Fair-Whipple-Hsiao; Método do comprimento equivalente; Método do coeficiente k de perda de carga localizada; Exemplos e exercícios.

Disponibilidade do TRABALHO 1 na plataforma moodle.

4 21/08 Condutos forçados

Instalações de recalque: grandezas características; escolha de bomba centrífuga; dimensionamento do sistema elevatório;

5 28/08 Condutos forçados

la AULA PRÁTICA no LABHIDRO da FECIV; Exemplos e exercícios. 

- Palestra do mestrando do PPGMQ Gustavo Marco Silva - parte integrante do Estágio à Docência (1h)

--- 04/09 Reposição da aula de 5a feira Reposição da aula de 5a feira
6 11/09 1a PROVA - Condutos forçados  
7 18/09 Condutos livres Parâmetros geométricos, escoamento permanente e uniforme (equação de Manning). Seções econômicas. Canais com seções múltiplas. Seções circulares.
8 25/09 Condutos livres

Energia específica em canais: Classificação dos regimes de escoamento; Altura crítica em canais retangulares e não retangulares; 

Disponibilidade do TRABALHO 2 na plataforma moodle.

9 02/10 Condutos livres

Ressalto hidráulico em canais retangulares e não retangulares; Exemplos e exercícios.

2a AULA PRÁTICA no LABHIDRO da FECIV.

- Palestra do mestrando do PPGMQ Gustavo Marco Silva - parte integrante do Estágio à Docência (1h)

10 09/10 2a PROVA - Condutos livres  
11 16/10 ORIFÍCIOS

- Definição e Classificação dos orifícios. Escoamento em orifícios rasos e profundos; Tempo de esvaziamento de reservatórios, orifícios afogados, tempo de nivelamento de reservatórios, Bocais e tubos curtos;

12 23/10 VERTEDORES E HIDROMETRIA

- Classificação e escoamento em vertedores retangulares; Tipos de lâmina líquida em vertedores; vertedor retangular afogado, vertedor triangular, vertedores não retangulares;

- Medição de velocidade e vazão do escoamento em condutos livre e forçado; medição de pressão em conduto forçado;

- Disponibilidade do TRABALHO 3 na plataforma moodle.

13 30/10 ORIFÍCIOS, VERTEDORES E HIDROMETRIA

3a AULA PRÁTICA no LABHIDRO da FECIV; Exemplos e exercícios.

- Palestra do mestrando do PPGMQ Gustavo Marco Silva - parte integrante do Estágio à Docência (1h)

14 06/11 3a PROVA - ORIFÍCIOS, VERTEDORES E HIDROMETRIA  
15 13/11 RECUPERAÇÃO Na modalidade assíncrona, serão disponibilizadas 3 questões na plataforma moodle com prazo de entrega, sendo uma questão para conduto forçado, outra para conduto livre e a última para orifícios e vertedores. Esta atividade substituirá a menor nota dentre as provas 1, 2 e 3.

AVALIAÇÃO

O processo final de avaliação será constituído por:

·3 provas aplicadas em sala de aula com questões abertas e fechadas: PROVA 1 - conduto forçado (20 pontos) no dia 04/09/2023; PROVA 2 - conduto livre (20 pontos) no dia 09/10/2023; PROVA 3 - orifícios, vertedores e hidrometria (20 pontos) no dia 06/11/2023; 

·3 trabalhos: modalidade assíncrona na plataforma moodle: TRABALHO 1 - conduto forçado (15 pontos) entrega no dia 03/09/2023; TRABALHO 2 - conduto livre (10 pontos) entrega no dia 08/10/2023; TRABALHO 3 - orifícios, vertedores e hidrometria (10 pontos) entrega no dia 05/11/2023. 

·Assiduidade (5 pontos).

·Avaliações de recuperação: na modalidade assíncrona, serão disponibilizadas 3 questões na plataforma moodle com prazo de entrega, sendo uma questão para conduto forçado, outra para conduto livre e a última para orifícios e vertedores. Esta atividade substituirá a menor nota dentre as provas 1, 2 e 3.

BIBLIOGRAFIA

Básica

- AZEVEDO NETO, J.M. et al. Manual de Hidráulica. 8ª ed. E. Edgard Blücher. São Paulo. 1998.

- LENCASTRE, M. Manual de Hidráulica Geral. E. Blücher/USP, 1972.

- PORTO, R. M. Hidráulica Básica. São Carlos. EESC/USP. 1999, 519p.

Complementar

- CARVALHO, J. A. Mecânica dos fluidos e hidráulica. Apostila. UFLA. Lavras, 2000. CETESB. Bombas e Sistemas de Recalque. São Paulo, 1974.

- MACINTYRE, A.S. Bombas e Instalações de Bombeamento. Rio de Janeiro, E. Guanabara - Dois, 1980.

- VENNARD, J.K.; STREET, R.L. Elementos de Mecânica dos Fluídos. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara - Dois, 1978.

- VIANNA, M.R. Hidráulica para engenheiros sanitaristas e ambientais. Volume 1: fundamentos. 1ª edição, FUMEC/FEA, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcio Ricardo Salla, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/08/2023, às 15:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4733037 e o código CRC 5BDF1404.




Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 SEI nº 4733037