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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI026 |
COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 40H |
CH TOTAL PRÁTICA: 50H |
CH TOTAL: 90H |
OBJETIVOS
Planejar as aulas que serão ministradas nas escolas de Ensino Fundamental;
Compreender a experiência didática como parte do processo de construção do pensamento e conhecimento histórico;
Socializar as atividades e resultados individuais vivenciados no período de regência e estimular uma reflexão conjunta sobre o ensino de História, que desenvolva a criatividade e criticidade;
Problematizar as condições de formação e de atuação dos professores de História na atualidade, bem como retomar as discussões conceituais estruturantes da pesquisa e narrativa histórica, tais como as noções de tempo/espaço, o uso de categorias analíticas (gênero, classe, raça), políticas educacionais, formas de avaliação;
Elaborar um relatório circunstanciado, no qual descreve e analisa as experiências vivenciadas nas atividades do estágio.
Ementa
O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: docência. A Prática Pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino público no Ensino Fundamental.
PROGRAMA
I - Professor de História e práticas educativas: relação professor/aluno
II- Planejamento de ensino
III - Prática docente no Ensino Fundamental: regência
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BERNADET, J. C., RAMOS, A. F. Cinema e História do Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1994.
FRANCO, L. A.C. A disciplina na escola. Revista ANDE (11), 1986.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação: mito e desafio. Porto Alegre: Educação e Realidade. 2003.
OLIVEIRA, Sírley Cristina Oliveira. História e Teatro: novos olhares para o ensino de história. In: História e Cultura: espaços plurais. Uberlândia: Asppectus, 2002.
PARANHOS, Adalberto. Saber e prazer: a música como recurso didático-pedagógico. In: FRANCO, A. P. (org.). Álbum musical para o ensino de História e Geografia no 1º grau. Uberlândia, ESEBA/UFU, 1995, p. VII - XV.
SILVA, M. A. Contra o horror pedagógico. Ensino de História, exclusão social e cidadania cultural. História e Perspectivas, Uberlândia-MG, v. 1, n. 23, p. 85-98, jul./dez. 2000.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
JORNAL BOLANDO AULA DE HISTÓRIA . Endereço Eletrônico: {www.gruhbaspe.com.br}
Revista CADERNOS DE HISTÓRIA. Publicação do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.
Ensino em Re-vista de Publicação anual da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1588532 |