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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Operação e aplicações de transdutores, transformadores e máquinas elétricas. Fornecer aos alunos os conceitos teóricos básicos a respeito de transformadores e de máquinas elétricas rotativas preparando-os
para aprofundamentos futuros sobre esses assuntos.
JUSTIFICATIVA
Preparar os estudantes de Engenharia Elétrica sobre os fenômenos elétricos e magnéticos que fundamentam o princípio de funcionamento de transdutores eletromecânicos e das máquinas elétricas estáticas e rotativas. Desenvolver/Aprimorar táticas de ligação de máquinas elétricas em uma instalação elétrica, assim como, entender o seu comportamento.
Além disso, o desenvolvimento de práticas pertencentes ao núcleo básico de conhecimento, necessário aos profissionais destas áreas da Engenharia. Ressalta-se que as experiências vivenciadas no ambiente
laboratorial desta disciplina, além de promover o contato do estudante com os diversos equipamentos de medição e elementos de transdutores e máquinas, associados às práticas profissionais, irão alicerçar o aprendizado de grande parte das disciplinas técnicas obrigatórias à formação dos engenheiros destas áreas de conhecimento.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno a compreender os princípios básicos da transformação e conversão de energia por meio |
Objetivos Específicos: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de: 1. Identificar, analisar, comparar e especificar transdutores, transformadores e máquinas elétricas a partir de suas conceituações; |
PROGRAMA
1. FENÔMENOS FÍSICOS
2. CICLO DE HISTERESE E CORRENTE A VAZIO
3. POLARIDADE DE TRANSFORMADORES
4. ENSAIO A VAZIO E DE CURTO CIRCUITO EM TRANSFORMADORES
5. RENDIMENTO E REGULAÇÃO EM TRANSFORMADORES
6. BALANÇO DE ENERGIA
7. CAMPO MAGNÉTICO GIRANTE NAS MÁQUINAS ELÉTRICAS
8. MÁQUINAS ELÉTRICAS
METODOLOGIA
Técnicas de Ensino
Diante da situação que a sociedade se encontra e respeitando as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Governo Brasileiro, e sobretudo, atendendo ao pedido do processo SEI/UFU – 2108211, serão adotadas aulas de caráter remoto em duas modalidades, a se saber:
A primeira modalidade é assíncrona (aulas contendo a gravação em vídeo da montagem dos experimentos no laboratório bem como roteiros e documentos afins). Embora seja uma disciplina de conteúdo prático, simuladores computacionais serão utilizados para reprodução da montagem experimental, interpretação e análise dos resultados.
Já a segunda modalidade é a síncrona (Online em plataforma Google Meet ou Microsoft Teams). Esta modalidade será para sanar as dúvidas dos estudantes quanto ao conteúdo apresentado, bem como aos trabalhos e atividades avaliativas propostos.
A modalidade ao vivo, terá 10 h/a e ocorrerá na terça-feira das 13h10 às 14h50.
Cronograma de desenvolvimento do conteúdo:
Aulas |
Conteúdo |
01-02 |
Apresentação do curso |
03-04 |
Lei de Faraday |
05-06 |
Ciclo de Histerese e Corrente de magnetização |
07-08 |
Polaridade de transformadores |
09-10 |
Ensaio a vazio e Ensaio de curto em transformadores |
11-12 |
Rendimento em transformadores |
13-14 |
Regulação em transformadores |
15-16 |
1º Trabalho |
17-18 |
Balanço de energia |
19-20 |
Campo magnético girante nas máquinas elétricas |
21-22 |
Máquinas de indução |
23-24 |
Máquinas síncronas |
25-26 |
Máquinas de corrente contínua |
27-28 |
2º Trabalho |
29-30 |
Fechamento das Notas e entrega dos relatórios |
AVALIAÇÃO
No início de cada semestre serão propostas e definidas em acordo com os estudantes as datas de realização de cada atividade avaliativa, distribuídas da seguinte forma:
1) Dois Trabalhos (total de 60 pontos):
T1 – Valor de 30 pontos
T2 – Valor de 30 pontos
2) Relatórios (total de 40 pontos):
Os testes serão sem consulta com questões abertas e/ou questões de múltipla escolha.
T1 – Valor de 10 pontos
T2 – Valor de 10 pontos
T3 – Valor de 10 pontos
T4 – Valor de 10 pontos
As atividades avaliativas totalizarão 100 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
Apostila de laboratório disponibilizada pelo professor
FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY JR, C.; UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com introdução à eletrônica de potência. 6. ed. Bookman, 2006.
STEPHEN J. CHAPMAN. Fundamentos de Máquinas Elétricas. McgrawHill. 2013
DEL TORO, V. Fundamentos de Máquinas Elétricas. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, c1994.
BOFFI, L. V. Conversão Eletromecânica de Energia. São Paulo: Edgard Blucher, 1977.
Complementar
SIMONE, G.A. e CREPPE, R.C. “Conversão Eletromecânica de Energia - Uma Introdução ao Estudo”. São Paulo: Editora Érica, 1999.
ELLISON, A. J. Conversão Eletromecânica de Energia. São Paulo: Polígono, 1972.
KOSOW, I. L. Máquinas Elétricas e Transformadores. Tradução de Felipe Luiz Ribeiro Daiello e Percy Antonio Pinto Soares. 6a edição. Rio de Janeiro: Globo, 1986.
NASCIMENTO JR, G.C. Máquinas Elétricas: Teoria e Ensaios. São Paulo: Editora Érica, 4ª Edição, 2011.
FITZGERALD, A.E., KINGLEY, C. and UMANS, S.D., “Electric Machinery”, Forth Edition, McGraw-Hill Book Company, USA, 1983.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/10/2020, às 11:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2310342 e o código CRC BCAB4985. |
Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 | SEI nº 2310342 |