UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso III (TCC III)

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS037

Período/Série:

Turma:

Geovanna3

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Geovanna de Lourdes Alves Ramos

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Pré-requisitos: Métodos e Técnicas de Pesquisa em História; TCC I; TCC II.

Este plano segue a resolução CONGRAD 25/2020. A Carga Horária Teórica e Prática serão realizadas via Ensino Remoto. Serão utilizadas as plataformas Microsoft Teams e ConferenceWeb. Os alunos devem se inscrever na plataforma Microsoft Teams disponibilizada pela UFU. Atendimento aos discentes será na sexta-feira. Horários poderão ser agendados pelo e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br

 

EMENTA

Redação autoral do trabalho de conclusão de curso que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico-metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT.

JUSTIFICATIVA

A disciplina é um componente curricular obrigatório, em que o discente apropria-se de discussões teóricas pertinentes à elaboração de uma pesquisa relacionada às temáticas na área da História e/ou de seu ensino.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar a redação final da monografia a partir do projeto de pesquisa aprovado na disciplina TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I – TCC I e desenvolvido na disciplina TCC II .

Objetivos Específicos:

  • Apresentar o tema investigado como um Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Executar e finalizar o plano de trabalho estabelecido junto com a orientadora, para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Executar e finalizar o percurso metodológico frente à questão de pesquisa, sob orientação da docente orientadora;
  • Identificar os tipos de abordagens metodológicas em pesquisas científicas;
  •  Reconhecer cada etapa para o desenvolvimento de um trabalho científico.

 

PROGRAMA

I – Orientação e acompanhamento da elaboração e redação do trabalho de pesquisa para conclusão de curso.

II – Apresentação e defesa do trabalho de pesquisa de conclusão de curso.

Semana I: Apresentação do Plano de Ensino pela docente. Explanação dos Conteúdos/Atividades/Cronograma/Prazos/Defesa.

Semana II: Revisão Bibliográfica. Conceitos e Perspectivas da pesquisa em forma de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Semana III: Leitura de textos científicos. Discussão dos conteúdos da docente com os discentes. Participação de atividades individuais com a orientadora.

Semana IV: Referencial teórico de uma pesquisa: pesquisas e levantamentos, organização e sistematização.

Semana V: Repassando o texto do TCC com a orientadora. Direcionamento para a escrita.

Semana VI: Procedimentos de análise de dados: organização, sistematização e análise. Caminhos a seguir pelos discentes na escrita do texto do TCC.

Semana VII: Exposições dialogadas sobre o tema em estudo.

Semana VIII: Leitura, Interpretação e discussões sobre textos/livros/artigos/teoria.

Semana IX: Levantamento de novas produções acadêmicas sobre a problemática/tema de pesquisa. Trabalhando com os conceitos.

Semana X: Materiais explicativos (esclarecedores para a problemática) e materiais complementares/Esclarecimento do diálogo e utilização da literatura para a produção de trabalhos acadêmicos.

Semana XI: Identificação de problemas encontrados durante o processo de produção da monografia (TCC) e proposição de possíveis soluções para os mesmos.

Semana XII: Exposições dialogadas sobre o tema em estudo entre os discentes e a orientadora. Dúvidas.

Semana XIII: Revisão ortográfica do Texto Final do TCC/Entrega do texto para a Banca Examinadora. 

Semana XIV: Preparação para a defesa do TCC – slides.

Semana XV: Defesa do TCC – preparação/ajustes finais.

METODOLOGIA

A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso III” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas. A carga horária da disciplina constará de 15 horas teóricas e 45 horas de atividades práticas (Ensino Remoto). A disciplina será ofertada no sábado. Atividades síncronas: os encontros através de vídeo conferência terão a duração de 1h50min e ocorrerão todo sábado, com início às 10h às 11h50. (serão realizadas via plataformas Microsoft Teams e/ou ConferênciaWeb - RNP). Utilizaremos o Whatsapp da disciplina denominado ‘TCC III’ para comunicação, como também o grupo do Telegram para a postagem de materiais.

Carga-horária de atividades assíncronas: os discentes deverão desenvolver outras atividades semanais da disciplina distribuídas em leituras, escrita do texto, análise de fontes de pesquisa, bibliografia sobre o tema, leitura de materiais diversos, atendimentos individuais, dentre outras atividades via MConf e/ou Microsoft Teams. Nesse sentido, os alunos deverão disponibilizar a carga horária de 4 a 5hs semanais para a realização/acompanhamento das atividades assíncronas referente à disciplina (leituras, atividades e redação da pesquisa).

Os discentes necessitam dos seguintes equipamentos para a realização das atividades: acesso à Internet banda larga; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf e Teams, como também e-mail, WhatsApp e Telegram.

Observação: os materiais para as leituras e atividades serão disponibilizados/compartilhados via Telegram e/ou e-mail da docente.

AVALIAÇÃO

A avaliação da professora orientadora consistirá na assiduidade e pontualidade dos alunos durante as orientações; Disciplina e cumprimento dos prazos previamente estabelecidos; Rigor metodológico adotado e avaliação do trabalho final elaborado.

Na apresentação do Trabalho Final do Curso (mediante a defesa pública) os membros da banca pontuarão o trabalho do aluno de 0 a 100,0 pontos. A nota do aluno consistirá na média aritmética entre os valores atribuídos pela professora orientadora e os membros da banca.

Critérios de Avaliação por parte do docente/orientador: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos, lógica e adequação do trabalho científico às normas da instituição e ABNT. A avaliação que a professora fará de cada aula será realizada mediante a análise dos itens propostos nas respectivas unidades, ou seja, elaboração e sistematização das várias etapas do Trabalho de Conclusão de Curso. Os discentes deverão fazer os ajustes recomendados pela docente a fim de cumprir os prazos finais propostos pelo curso de História.

Obs.: A assiduidade será validada mediante a participação nos encontros síncronos e a realização das atividades assíncronas.

O controle de frequência será feito através do Microsoft Teams (disponibilizado nos encontros síncronos), na participação dos debates dos encontros síncronos, na entrega das atividades. A entrega do trabalho final será feita via e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br

BIBLIOGRAFIA

Observação: os materiais, conforme ressaltado anteriormente, serão disponibilizados via e-mail da docente como também pelo “TCC III” no Telegram.

Básica

 BARROS, José D’Assunção. “Da História pré-científica à constituição de uma nova matriz disciplinar: algumas considerações”. In: Recôncavo. Revista de História da UNIABEU, ano 1, nº 1, agosto – dezembro, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321016584_Da_Historia_pre-cientifica_a_constituicao_de_uma_nova_matriz_disciplinar_algumas_consideracoesAcesso: 10/06/2021.

MACHADO, Maria Helena P. T. “Maria Firmina dos Reis: escrita íntima na construção do si mesmo”. In: Estudos Avançados, v. 33, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000200091 Acesso: 10/06/2021.

MALERBA, Jurandir. “História da historiografia e perspectiva global: um diálogo possível?” In: Esboços (UFSC), v. 26, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/2175-7976.2019.e65419 Acesso: 12/06/2021.

Complementar

DOS SANTOS, Wagner. G. “A crítica historiográfica no Brasil nos anos 1990 e o espectro do linguistic turn: embates entre “modernos” e “pós-modernos””. In: História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 12, n° 30, 2019. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1458 Acesso: 08/06/2021.

ESPADA LIMA, Henrique. “O global e seus paradoxos: a construção imaginada de um campo historiográfico”. In: Esboços, v. 26, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/2175-7976.2019.e66255/41017 Acesso: 08/06/2021.

MALERBA, Jurandir. “O que narram os historiadores? Para uma genealogia da questão narrativa em história”. In: Topoi: Revista de História, v. 17, p. 399-418, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/topoi/v17n33/2237-101X-topoi-17-33-00399.pdf Acesso: 11/06/2021.

PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da Pesquisa Científica: Organização estrutural e os Desafios para redigir o Trabalho de Conclusão. In: Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”, nº 1, jan-jul, 2015. Disponível em: http://www.uniesp.edu.br/fnsa/revista Acesso: 11/06/2021.

TREINTA, Fernanda Tavares; FARIAS FILHO, José Rodrigues; SANT’ANNA, Annibal Parracho; RABELO, Lúcia Mathias. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. In: Production, v.24,  no3, São Paulo, July/Sept. 2014 Epub Oct 01, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132014000300002&script=sci_arttext Acesso: 13/06/2021.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/12/2021, às 16:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3232890 e o código CRC 467F2E6B.




Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3232890