UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

TÓPICOS ESPECIAIS EM GEOGRAFIA FÍSICA

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU39034

Período/Série:

8º período - Bacharelado

Turma:

F e G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(   )

Optativa:

( X  )

Professor(A):

GUILHERME RESENDE CORRÊA

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma F: Terça-feira das 08 h às 11:30 h

Turma G: Terça-feira das 19 h às 22:30 h

 

EMENTA

Temas específicos de interesse atual, relacionados ao campo de estudo da Geografia Física.
 

JUSTIFICATIVA

O plano tem os elementos mínimos necessários para que o estudante tenha a compreensão do que seja agroecologia e de como implementar um sistema agroecológico. A noção do funcionamento dos sistema bióticos e abióticos é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. Esta disciplina aborda temas relacionados à importância dos solos, plantas e sociedade para o uso e conservação dos recursos naturais.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o funcionamento básico dos sistemas agroecológicos e desenvolver a habilidade e capacidade do aluno para: diagnosticar as limitações apresentadas por um sistema; determinar os mecanismos de intervenção; e viabilizar a sua implementação.

 

PROGRAMA

 

  1. Introdução ao estudo de sistemas agroecológicos (SA);

  2. Sistemas de manejo tradicionais;

  3. Os SA como alternativa para a promoção do desenvolvimento sustentável;

  4. Particularidades das condições tropicais e a implementação de sistemas agroflorestais;

  5. Avaliação de terras e climas visando as limitações e oportunidades para os sistemas agroecológicos;

  6. Seleção do SA com base na função: produtividade, melhoria da qualidade do solo, recuperação de áreas degradação, estética e enriquecimento da paisagem (eco-turismo e turismo rural), preservação da biodiversidade e da vida silvestre (diversidade e resiliêcia em sistemas agroecológicos, entorno e corredores para áreas de preservação);

  7. Determinação de intervenções de manejo, pesquisa e planejamento;

  8. Principais processos envolvidos em sistemas agroflorestais;

  9. A importância do conhecimento de populações tradicionais;

  10. Introdução à bioconstruções.

 

TRABALHO DE CAMPO: ( X) SIM* ( ) NÃO


 

METODOLOGIA

Aula expositiva dialogada, leituras de artigos contextualizados com o conteúdo programáticos, estudos de casos, seminários temáticos e resolução de exercícios. Além de aulas teóricas a disciplina prevê a realização de aulas de campo, associado à realização de exercícios práticos, para uma maior e melhor compreensão dos conteúdos teóricos apresentados em sala de aula.

 

AVALIAÇÃO

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Projeto de implementação de SA

Março/abril

40

Participação

Jan - abril

30

Relatório de campo (um para cada campo)

Março/abril

30

 

 

 

 

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Prova

abril

100

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CORRÊA-NETO, Nelson Eduardo et al. Agroflorestando o mundo de facão a trator. Barra do Turvo: Petrobras Ambiental, 2016. 177 p.

PRIMAVESI, Ana. Manual do solo vivo: solo sadio, planta sadia, ser humano sadio. 2. ed. rev. São Paulo: Expressão Popular, 2016. 205 p.

REBELLO, JOSÉ F. DOS SANTOS; SAKAMOTO, Daniela Ghiringhello. Agricultura Sintrópica Segundo Ernst Götsch. Editora Reviver, 2021.

 

Complementar

CAPORAL, F. R.; AZEVEDO, E. O. Princípios e perspectivas da Agroecologia. Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Paraná. 2011.

COSTA GOMES, J.C.; ASSIS, W.S. (eds.). Agroecologia: princípios e reflexões conceituais. Coleção Transição Agroecológica, v.1, Embrapa, Brasília, 2013

GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, 2000.

SANTILLI, J.; BUSTAMANTE, P.G.; BARBIERI, R.L. (eds.). Agrobiodiversidade. Coleção Transição Agroecológica, v.2, Embrapa, Brasília, 2015

BUSTAMANTE, P.G.; BARBIERI, R.L.; SANTILLI, J. (eds.). Conservação e uso da agrobiodiversidade: relatos de experiências locais. Coleção Transição Agroecológica, v.3, Embrapa, Brasília, 2017

CARDOSO, I. M.; FÁVERO C. (eds.). Solos e agroecologia. Coleção Transição Agroecológica, v.4, Embrapa, Brasília, 2018

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024

 


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Documento assinado eletronicamente por Guilherme Resende Correa, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 09:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015467