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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
2023/2º |
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Observações: |
Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024
Horário da disciplina: Turma F: Terça-feira das 08 h às 11:30 h Turma G: Terça-feira das 19 h às 22:30 h |
EMENTA
Temas específicos de interesse atual, relacionados ao campo de estudo da Geografia Física.
JUSTIFICATIVA
O plano tem os elementos mínimos necessários para que o estudante tenha a compreensão do que seja agroecologia e de como implementar um sistema agroecológico. A noção do funcionamento dos sistema bióticos e abióticos é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. Esta disciplina aborda temas relacionados à importância dos solos, plantas e sociedade para o uso e conservação dos recursos naturais.
OBJETIVO
PROGRAMA
Introdução ao estudo de sistemas agroecológicos (SA);
Sistemas de manejo tradicionais;
Os SA como alternativa para a promoção do desenvolvimento sustentável;
Particularidades das condições tropicais e a implementação de sistemas agroflorestais;
Avaliação de terras e climas visando as limitações e oportunidades para os sistemas agroecológicos;
Seleção do SA com base na função: produtividade, melhoria da qualidade do solo, recuperação de áreas degradação, estética e enriquecimento da paisagem (eco-turismo e turismo rural), preservação da biodiversidade e da vida silvestre (diversidade e resiliêcia em sistemas agroecológicos, entorno e corredores para áreas de preservação);
Determinação de intervenções de manejo, pesquisa e planejamento;
Principais processos envolvidos em sistemas agroflorestais;
A importância do conhecimento de populações tradicionais;
Introdução à bioconstruções.
TRABALHO DE CAMPO: ( X) SIM* ( ) NÃO |
METODOLOGIA
Aula expositiva dialogada, leituras de artigos contextualizados com o conteúdo programáticos, estudos de casos, seminários temáticos e resolução de exercícios. Além de aulas teóricas a disciplina prevê a realização de aulas de campo, associado à realização de exercícios práticos, para uma maior e melhor compreensão dos conteúdos teóricos apresentados em sala de aula.
AVALIAÇÃO
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Projeto de implementação de SA |
Março/abril |
40 |
Participação |
Jan - abril |
30 |
Relatório de campo (um para cada campo) |
Março/abril |
30 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Prova |
abril |
100 |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
CORRÊA-NETO, Nelson Eduardo et al. Agroflorestando o mundo de facão a trator. Barra do Turvo: Petrobras Ambiental, 2016. 177 p.
PRIMAVESI, Ana. Manual do solo vivo: solo sadio, planta sadia, ser humano sadio. 2. ed. rev. São Paulo: Expressão Popular, 2016. 205 p.
REBELLO, JOSÉ F. DOS SANTOS; SAKAMOTO, Daniela Ghiringhello. Agricultura Sintrópica Segundo Ernst Götsch. Editora Reviver, 2021.
Complementar
CAPORAL, F. R.; AZEVEDO, E. O. Princípios e perspectivas da Agroecologia. Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Paraná. 2011.
COSTA GOMES, J.C.; ASSIS, W.S. (eds.). Agroecologia: princípios e reflexões conceituais. Coleção Transição Agroecológica, v.1, Embrapa, Brasília, 2013
GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, 2000.
SANTILLI, J.; BUSTAMANTE, P.G.; BARBIERI, R.L. (eds.). Agrobiodiversidade. Coleção Transição Agroecológica, v.2, Embrapa, Brasília, 2015
BUSTAMANTE, P.G.; BARBIERI, R.L.; SANTILLI, J. (eds.). Conservação e uso da agrobiodiversidade: relatos de experiências locais. Coleção Transição Agroecológica, v.3, Embrapa, Brasília, 2017
CARDOSO, I. M.; FÁVERO C. (eds.). Solos e agroecologia. Coleção Transição Agroecológica, v.4, Embrapa, Brasília, 2018
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Guilherme Resende Correa, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 09:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5015467 e o código CRC 13830DB8. |
Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015467 |