UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 6ª reunião ORDINÁRIA/2020 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 16 de julho de 2020, às 9 e 30 horas, na Sala de Reuniões do RNP https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgmq-programa-de-pos-graduacao-em-qualidade-ambiental),Uberlândia/MG, teve início a 6° reunião do colegiado do Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental do ano em curso, sob a Presidência da coordenadora Adriane de Andrade Silva, estando presentes os conselheiros Fabio Amaral, Samara Carbone e Ingrid citados no final desta Ata. Justificadas as ausências de Sheila Canobre e Lucas Basílio. A reunião transcorreu da seguinte forma: Foi solicitada a participação como ouvintes do docente Fernando Santil e da Discente Tatiana, a qual foi autorizada pelos membros presentes do Colegiado. 1. Ata da Aprovação das Atas da 5ª reunião extraordinária de 2020 (Processo SEI N°: 23117.030151/2020-32) e da 4ª reunião extraordinária de 2020 (Processo SEI Nº: 23117.037481/2020-59). Ambas as ata foram aprovadas, por 4 votos favoraveis, nenhuma abstenção e nenhum voto contrário. Destacou-se a importância da aprovação dessas atas pela necessidade de envio a PROPP de ofício informando a deliberação do colegiado sobre a adesão do ensino emergencial. 2. Comunicações: 2.1 O professor Fabio ressaltou que na ultima reunião ele não pode comparecer pois estava no mesmo horário participando de uma roda de conversa preparada pela PROGRAD para definição de calendário emergencial da graduação, e as discussões lá estavam muito aquecidas, uma vez que  aparentemente havia muitos interesses de algumas Unidades acadêmicas em não aprovar a resolução e as ponderações estavam se fazendo muito necessárias. 2.2 O professor Fábio aproveitou para informar que o esposo da Conselheira Sheila Canobre, está com COVID, e que nesse momento ela está sem cabeça para participar da reunião.  Todos desejaram recuperação e entendem que nesse momento é realmente preocupante e incerto conviver com essa pandemia e todo cuidado deve ser tomado para manutenção do isolamento social. 2.3 A professora Adriane também agradeceu a participação de todos e pediu desculpas, pelo erro cometido em sua agenda que impossibilitou que a reunião fosse realizada no dia 15 de Julho, como estava agendada.  Aproveitando também para solicitar a inclusão do item de pauta  financiamento para participação on line solicitado pela professora ARACY e  retirada de pauta  dos itens 3.1 e 3.2 em função desses itens serem melhor avaliados no momento que a PROPP enviar o calendário para todos os ajustes necessários nesse momento de final de quadrienio, em que todos os docentes deverão ser re-enquadrados, e  também caberá os novos credenciamentos e pedidos de descredenciamento. Podendo inclusive o docente ser beneficiado com efetivação de maiores publicações em seu Lattes, pois mesmo que seja avaliado agora a sua incorporação ao programa só se dará em 2021, após a reunião da PROPP. 3. Ordem do dia: 3.1 -  Análise de plano de atividades de disciplinas para o período remoto do PPGMQ. Sendo assim iniciou-se a avaliação dos planos de atividades remotas recebidos. os primeiros foram os enviados pela Professora Adriane de Andrade Silva, e estão disponíveis no Processo 23117.038363/2020-68. A professora Adriane, relatou o quanto é nova essa proposta, mas que a resolução deixa claro a segurança que os discentes podem contar com o processo, assim como os docentes. E relatou que a ideia é fazer um plano de atividades que será dialogado com os estudantes, e que a boa vontade de adaptar, será uma experiencia para todos, mas que deve-se prestar atenção na carga horária e  efetividade no ensino de qualidade. Que como o semestre vai ser construído ao longo  do período as gravações de todos os conteúdos ainda não estão prontos, vamos ter que adaptar as atividades on-line ao longo do semestre. Mas vamos explicar a proposta aos alunos.  Passamos então em avaliar o Seminário 1, que é uma disciplina em que a essência é a apresentação de seminários por parte dos alunos,  e estamos propondo ela de forma condensada, com 2 encontros presenciais agora em Agosto. Um em que vai ser realizado o sorteio entre os alunos matriculados explicando o formato das apresentações e outra em que vai ser  apresentado a etica na pesquisa e particularidade das metodologias,  e as outras datas condensadas em outubro a dezembro em datas pré estabelecidas, para cumprir a carga horária de 15 hs da disciplina.  O plano de seminário 1 foi votado, e aprovado com 4 votos favoráveis. Na sequencia, foi apresentado o plano de atividades da disciplina Seminários 2, a professora  informou que está propondo 2 disciplinas seminários 2, uma condensada ao longo do período experimental e uma ultra condensada, no início do semestre  de Agosto à setembro. Foi apresentado, que a disciplina Ultra condensada foi pensada, pois existem muitos alunos qualificados, e em processo de qualificação que estão dependendo somente da conclusão de créditos em seminários 2 para poderem estar habilitados a defesa. E uma distribuída no semestre para os demais alunos, que estão planejando defender após dezembro de 2020. Ambas as disciplinas foram aprovadas com 4 votos favoráveis. A professora lembrou que essas disciplinas serão ministradas em parceria com a professora Mayara, professora visitante e falou que errou o sobrenome dela no plano enviado para avaliação, e que irá substituir os arquivos com o nome correto. Também está propondo a disciplina optativa Manejo Sustentável do solo e água, e que a proposta é aulas gravadas e leitura prévia, aulas on-line para discussão dos tópicos apresentados, leituras criticas, e seminários, a proposta também foi aceita por 4 votos favoráveis. Na sequencia foi avaliado a disciplina do professor Ednaldo, que apresentou requerimento no processo 23117.038561/2020-21, em que o docente propoe 2 horas on-line semanalmente, e apoio do site em que os materiais ficarão disponíveis, e as emendas estão todas descritas no planejamento. Também foi aprovado com 4 votos favoráveis. Depois avaliamos a  proposta da gestão ambiental 23117038994/2020-87, o plano de atividades está o mais parecido com a proposta EAD, foi bem adaptado para a modalidade remota, com plano bem elogiado, e foi aprovado com 4 votos favoráveis. Também foi apresentado o plano da Professora Aracy, que não está em processo relacionado, mas foi anexado ao processo, e está disponivel no processo 23117.038483/2020-65, também foi aprovado em 4 votos favoráveis. Não foram até o momento enviados mais planos para avaliação. A coordenação considerou favorável, pois estão sendo ofertadas, todas as disciplinas obrigatórias e mais uma optativa. O professor Fabio, informou que está trabalhando no plano da disciplina Quimica Ambiental, e o Professor Lucas, também sinalizou com essa possibilidade e a coordenadora lembrou que o cronograma é para envio até amanha 17/07/2020, e que se forem enviadas, serão aprovadas ad referendum, e que a PROPP sinalizou com a possibilidade de oferta  de disciplina em setembro, e que essa opção será votada na primeira reunião de Agosto. Caso essas disciplinas não sejam ofertadas agora poderão ser ofertadas em setembro. Também o professor Gilberto Mendes, falou que poderá ofertar, mas como vai ofertar no Programa da Agronomia, nossos alunos poderão cursar lá, além das outras disciplinas ofertadas em outros programas. Como alternativa para a melhor oferta e esclarecimentos sobre a adesão do PPGMQ ao período suplementar recomendou-se a realização de uma LIVE para esclarecimento das duvidas, acolhimento aos alunos e docentes que se sentem inseguros na alteração do formato proposto. Essa live ficou agendada para o dia 30 de Julho de 2020 às 19 horas, para se ter tempo hábil de comunicar a todos e organizar um evento informativo, mantendo-se até então o canal de dúvidas sempre disponivel da secretaria e da coordenação do PPGMQ. 3.2 - Aprovação da documentação e indicação da banca de Qualificação do discente LUCAS COVRE CHIARI. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Samara Carbone (Orientadora); Prof. Dr. Roberto Terumi Atarassi (UFU); Prof.ª Dr.ª Milena Ponczek (USP); e Prof. Dr. Fábio Augusto do Amaral (UFU - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.039333/2020-79. Foi aprovada a composição da banca, e observado que na documentação enviada (formulário) não constava a data para realização, e a mesma só estava descrita no email ( 4 de Agosto de 2020) às 14 horas. Há uma necessidade de se manter essa data, qualquer alteração deve ser informada a secretaria e a coordenação, assim como a validação da qualificação só ser considerada se for encaminhado email a todos os participantes do ppgmq e disponibilizado no site do PPGMQ, para acesso a comunidade externa da data e local em que ocorrerá a qualificação, sobre penalidade da mesma não atender ao critério de defesa pública, as informações da sala virtual devem ser postadas nos meus de comunicação oficiais do PPGMQ. 3.3. Aprovação da documentação e indicação da banca de Qualificação do discente FELIPE ROBERTO DIAS RODRIGUES. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Samara Carbone (Orientadora); Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva (UFU); Prof.ª Dr.ª Maria Rita Raimundo e Almeida (UNIFEI); e Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.040275/2020-26. A banca foi aprovada, e deve-se considerar para fins de divulgação e validação da qualificação as mesmas recomendações descritas para a qualificação de Lucas Chiari, descritas acima. 3.4. Outros. Pedido da professora ARACY para pagamento de inscrição de congresso on-line em que serão publicados 2 artigos completos, os quais a docente se intitulou como participante do PPGMQ, conforme consta nas cartas de aceite. A inclusão desse item tornou-se importante pois o congresso será realizado em Agosto, e o prazo para efetivação é curto frente aos tramites da Universidade. A coordenadora relembrou que foi realizado no meio do ano uma alteração de rubrica e que a PROPP se mostrou favorável a pequenas adaptações em alterações frente a pandemia, e dificuldades de se utilizar o recurso disponibilizado. E que esse foi o unico pedido recebido até então. Foi colocado a questão de ser sido negado a estudantes a participação em congresso de forma presencial solicitados recentemente, já dentro do período de isolamento social. A coordenadora relembrou que a negativa foi justamente em função desses eventos estarem sendo agendados como presenciais, e neste momento, a aprovação dessa demanda é um indicativo que estamos liberando o aluno para sair da recomendação da OMS de isolamento social. Também foi colocado, como ficou a questão da solicitação do prof. Márcio frente a transporte e colocamos que foi destinado rubrica, mas também não se recomenda nesse momento a coleta de materiais sem as devidas precauções de segurança. Para sanar essas dúvidas ficou acertado que será concedida a recomendação de pagamento de inscrição requerido pela professora Aracy, e enviado email a todos os participantes do PPGMQ, relembrando que ainda há recursos para pagamentos de taxas de publicação, participação em congressos on-line, com publicações, entre outros pedidos a serem enviados cumprindo os requisitos de regulamento interno do PPGMQ.  Sem mais no momento a reunião foi encerrada as 11 e 30 e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Adriane de Andrade Silva, na qualidade de Secretário(a) e Presidente, e pelos conselheiros Fabio Amaral, Samara Carbone, Ingrid Pacheco. Uberlândia, 16 de Julho de 2020.

Adriane de Andrade Silva

Samara Carbone

Fabio Augusto do Amaral

Ingrid Pacheco

 


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Documento assinado eletronicamente por Samara Carbone, Membro de Colegiado, em 25/09/2020, às 14:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038240/2020-27 SEI nº 2140785