UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39066

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                            Sociologia da Educação

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                           Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                     INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Sistematizar o pensamento social sobre a educação e a escola a partir das teorias sociológicas clássicas e
contemporâneas. Reflexão acerca de práticas educativas formais e não-formais, tendo como referência
norteadora as instituições sociais e a educação contra-hegemônica. Identificar os processos e as instituições
educacionais a partir do arcabouço teórico da Sociologia da Educação, e compreender as relações sociais,
culturais, econômicas e políticas existentes na prática cotidiana da escola enquanto instituição. Pretende-se,
ainda, garantir a compreensão do espaço da sala de aula, as dinâmicas dos espaços educativos e propiciar a
atualização dos debates a respeito dos temas emergentes nas pesquisas sobre espaços educativos e sistemas
de ensino.

 

Ementa

Educação como objeto de análise sociológica. Estudos socioculturais da escola, de espaços educativos, formais
e não-formais, do processo educativo e de seus agentes. Escola como instituição social. Sociologia da
Educação e seus teóricos clássicos e contemporâneos.

 

PROGRAMA

1. Sociologia da Educação
1.1. Estruturas, agentes e processos
1.2. Educação, Sociedade e Estado
1.3. Poder, currículo, ideologia e conhecimento nas práticas educacionais


2. O pensamento sociológico ligado à Educação na perspectiva clássica:
2.1. Durkheim, educação e vida moral
2.2. Marx, consciência e emancipação
2.3. Weber, instituições sociais e o desencantamento do mundo

 

3. O processo educacional nos séculos XX e XXI
3.1. Bourdieu e a Reprodução social no sistema escolar
3.2. Gramsci, o sistema escolar e a hegemonia cultural
3.3. Mannheim e a situação educacional moderna
3.4. Foucault e a docilização dos corpos
3.5. Florestan Fernandes e as práticas educacionais
3.6. Paulo Freire e a pedagogia do oprimido
3.7. Bernard Lahire e a cultura dos indivíduos

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992.


DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 8. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2012.


FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento. Petrópolis: Vozes, 2014.


RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.


WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília, DF: EdUnB, 2001.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de
ensino. Petrópolis: Vozes, 2011.


FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989.


FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.


LAHIRE, Bernard. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.


MICELI, Sergio (Org.). O que ler na Ciência Social brasileira 1970-1995. São Paulo: ANPOCS; Brasília,
DF: CAPES, 2002.


MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

 

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva 

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 4410418