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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39066 |
COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia da Educação |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Sistematizar o pensamento social sobre a educação e a escola a partir das teorias sociológicas clássicas e
contemporâneas. Reflexão acerca de práticas educativas formais e não-formais, tendo como referência
norteadora as instituições sociais e a educação contra-hegemônica. Identificar os processos e as instituições
educacionais a partir do arcabouço teórico da Sociologia da Educação, e compreender as relações sociais,
culturais, econômicas e políticas existentes na prática cotidiana da escola enquanto instituição. Pretende-se,
ainda, garantir a compreensão do espaço da sala de aula, as dinâmicas dos espaços educativos e propiciar a
atualização dos debates a respeito dos temas emergentes nas pesquisas sobre espaços educativos e sistemas
de ensino.
Ementa
Educação como objeto de análise sociológica. Estudos socioculturais da escola, de espaços educativos, formais
e não-formais, do processo educativo e de seus agentes. Escola como instituição social. Sociologia da
Educação e seus teóricos clássicos e contemporâneos.
PROGRAMA
1. Sociologia da Educação
1.1. Estruturas, agentes e processos
1.2. Educação, Sociedade e Estado
1.3. Poder, currículo, ideologia e conhecimento nas práticas educacionais
2. O pensamento sociológico ligado à Educação na perspectiva clássica:
2.1. Durkheim, educação e vida moral
2.2. Marx, consciência e emancipação
2.3. Weber, instituições sociais e o desencantamento do mundo
3. O processo educacional nos séculos XX e XXI
3.1. Bourdieu e a Reprodução social no sistema escolar
3.2. Gramsci, o sistema escolar e a hegemonia cultural
3.3. Mannheim e a situação educacional moderna
3.4. Foucault e a docilização dos corpos
3.5. Florestan Fernandes e as práticas educacionais
3.6. Paulo Freire e a pedagogia do oprimido
3.7. Bernard Lahire e a cultura dos indivíduos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 8. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento. Petrópolis: Vozes, 2014.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.
WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília, DF: EdUnB, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de
ensino. Petrópolis: Vozes, 2011.
FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
LAHIRE, Bernard. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MICELI, Sergio (Org.). O que ler na Ciência Social brasileira 1970-1995. São Paulo: ANPOCS; Brasília,
DF: CAPES, 2002.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 4410418 |