UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Avaliação Educacional

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal 

Código:

ICHPO33801

Período/Série:

Turma:

integral

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

 

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Lorena Sousa Carvalho

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de ensino elaborado em conformidade com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

EMENTA

Avaliação educacional e prática avaliativa no contexto do sistema e da educação escolar. A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos e de Planos. Avaliação Institucional. Avaliação em larga escala.

JUSTIFICATIVA

Se faz necessário abordar a questão da avaliação educacional a partir de um enfoque crítico permitindo a compreensão das relações entre a escola e a sociedade, bem como o papel que a avaliação desempenha nesse contexto. A disciplina Avaliação Educacional é fundamental na formação docente, visto ser elemento constitutivo e essencial da Organização do Trabalho Docente. A avaliação como estratégia organizadora dos múltiplos olhares e ações sobre a realidade, deve produzir melhorias, monitoramento dos avanços e dos limites do projeto da escola, a qual deve estar realmente comprometida com a aprendizagem dos alunos. Mas historicamente ela esteve amarrada por uma cultura classificatória, centrada na nota (produto), punitiva e excludente. Essa mudança de concepção de avaliação é ainda mais necessária pensando nas políticas públicas de educação fortemente regidas pela lógica da escola liberal e de uma sociedade capitalista. Nesse sentido, nosso propósito é compreender as lógicas da avaliação educacional inserida em um contexto social marcado pela exclusão, assim como, as possibilidades de construir propostas alternativas de avaliações comprometidas com a aprendizagem de todos, viabilizando no espaço escolar uma prática includente.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Compreender o significado e o processo de avaliação no contexto da sala de aula, da escola e do sistema.

Objetivos Específicos:

  • Analisar a trajetória da avaliação e sua função social;

  • Caracterizar as funções, critérios e categorias da Avaliação Educacional;

  • Analisar o papel da avaliação na atual legislação brasileira.

  • Articular o conteúdo à temática do Ciclo: Práxis transformadora e Eixo da Práxis.

PROGRAMA

Unidade I: Avaliação e Ideologia

1.1 A evolução do conceito de avaliação

1.2 O conceito de avaliação segundo as diferentes concepções

1.3 A função social da avaliação: processos de inclusão/exclusão

1.4 A avaliação na atualidade

Unidade II: Avaliação da aprendizagem: concepções, funções e instrumentos

2.1 Funções da Avaliação: Diagnóstica; Formativa; Somativa

2.2 A avaliação e seus critérios: Processual; Global; Contextual

2.3 O binômio qualidade x quantidade/ processo x produto/avaliação formal/informal

2.4 Instrumentos de avaliação

Unidade III: Avaliação institucional: princípios e experiências

3.1 Avaliação e planejamento

3.2 Relação avaliação institucional/da aprendizagem/em larga escala

Unidade IV: Avaliação externa: políticas, possibilidades e impasses

4.1 Políticas públicas de avaliação

4.2 Modalidades de avaliação em larga escala nacional e internacional

METODOLOGIA

A metodologia proposta para esta disciplina está de acordo com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022. A disciplina tem carga horária total de 30h. 

Dia e horário das aulas: terças - feiras - 8h às 9h40

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)

b) 10 dias letivos de trabalho discente efetivo (TDE), distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas:  Círculo de Cultura; VI Seminário da Congada; recuperação; vista de prova, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela resolução citada. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula. Segue o cronograma detalhado: 

Data

Textos/Materiais

14/03

Apresentação da disciplina, discente e docente.

Divisão dos grupos para Apresentações dos Seminários

  • Registro 1: Avaliação Diagnóstica

Unidade I: Avaliação e Ideologia

21/03

Iniciando as discussões:

Texto 1: SOUZA, Clarilza Prado de. Avaliação escolar limites e possibilidades. Disponível em:

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p089-090_c.pdf

28/03

Texto 2 – Função Social da escola

FREITAS, Luiz Carlos de. A lógica da escola. In.: ______Ciclos, Seriação e avaliação: confronto de  lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 13-39

 

04/04

Texto 3 – Função da avaliação

FREITAS, Luiz Carlos de. A lógica da avaliação. In.: ______Ciclos, Seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 40-50

 

Texto Complementar: BERTAGNA, Regina Helena. O formal e o informal em Avaliação. In.: FREITAS, Luiz Carlos de (org). Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002. p.231-255

Vídeo: Charlie Brown - Tirar boas notas - A escola doutrinadora e sem sentido. 

 

                          Unidade II: Avaliação da aprendizagem: concepções, funções e instrumentos

11/04

Texto 4 - Avaliação da aprendizagem

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1ª Edição. São Paulo: Cortez, 2011. P.263-294. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3225441/mod_resource/content/1/Luckesi_O%20ato%20de%20avaliar_2011%20_263_294.pdf

 

Texto 5- Avaliação da aprendizagem

FERNANDES, Claudia de O. Por que avaliar as aprendizagens é tão importante?. In.:            .

Avaliação das aprendizagens: sua relação com o papel social da escola. São Paulo: Cortez, 2014.p.93-111. Disponível em: https://smeduquedecaxias.rj.gov.br/smeportal/wp-content/uploads/2020/09/Por-que-avaliar-as-aprendizagens-e-tao-importante-1.pdf

 

Texto Complementar: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996.

Texto Complementar: FREITAS, Luiz Carlos de [et.al.]. Avaliação da aprendizagem: relações professor-aluno na sala de aula.In.: . Avaliação Educacional: caminhando na contramão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Vídeo: Avaliação da Aprendizagem – Cipriano Luckesi Fonte: https://youtu.be/gW6Ti99KaOQ

Entrega Registro 2: estudo individual sobre Avaliação da Aprendizagem

Registro 3: Estudo do texto em grupo

 

18/04

Texto 6: DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Ks9m5K5Z4Pc5Qy5HRVgssjg/?lang=pt&format=pdf

25/04

SEMINÁRIO 1: Texto 7- Avaliação na perspectiva transformadora

GRUPO: Kenúzia, Alane, Hágata, Cristina e Carolaine

VASCONCELOS, Celso dos S. Superação da lógica classificatória e excludente: a avaliação como processo de inclusão. III Seminário de Educação de Arcos/MG – Fev 2004. Disponível em: http://www.celsovasconcellos.com.br/Download/Superacao.pdf

Texto Complementar: VASCONCELOS, Celso dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora da avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1995. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3916999/mod_resource/content/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Concep%C3%A7%C3%A3o%20dial%C3%A9tica-libertadora%20do%20processo%20de%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20escolar.pdf

 

SEMINÁRIO 2: Texto 8 – Avaliação Mediadora  

GRUPO: Laura Beatriz, Laura Andrade, Camila, Suellem e Wanessa

HOFFMAN, Jussara.   Avaliação   Mediadora:   uma   prática   em   construção   da   pré-escola   à

universidade. Porto Alegre: Editora Mediação, 1993. 20ª Ed., 2003. P.49-92 (Biblioteca – nº da chamada: 371.26 H711av 27.ed.)

Texto Complementar: HOFFMAN, Jussara. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2010. p.55-67. (Biblioteca – nº da chamada: 371.26 H711a 40.ed.)

02/05

SEMINÁRIO 3: Texto 9: Avaliação como um ato de amor

GRUPO: Polly, Maria, Jennifer, Tauane e Thayanne

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 4ª Ed. São Paulo:Cortez, 1996. p. 201-214
Biblioteca Online UFU: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788524921063

 

SEMINÁRIO 4: Texto 10 – Avaliação da excelência à regulação

GRUPO: Andressa, Cleide, Edson Júnior, Luciana e Miriam

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação – entre duas lógicas; trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 1999. (Biblioteca: nº da chamada: 371.26 P455eP)

Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3741456/mod_resource/content/3/A%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20entre%20duas%20l%C3%B3gicas_Perrenoud_Porto%20Alegre%2C%20Artmed%2C%201998..pdf

 

SEMINÁRIO 5: Texto 11 – Avaliação Dialógica

GRUPO: Julia, Laís, Luna e Janayna

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 2a ed. São Paulo, Cortez, Instituto Paulo Freire, 1999. p. 87-116

Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5365681/mod_resource/content/1/Rom%C3%A3o_Avalia%C3%A7%C3%A3o_Dial%C3%B3gica.pdf

09/05

 

Síntese das Unidades I, II e Seminários – 20,0

16/05

VI Seminário da Congada

De 15 a 19 de maio

Unidade III: Avaliação institucional: princípios e experiências

23/05

Texto 12 – SORDI, Mara Regina Lemes de; LUDKE, Menga. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009. Disponível em:  https://www.scielo.br/j/aval/a/7zM7wf5Zw6wxrK8LTbwpWJq/?format=pdf&lang=pt

 

Registro

Unidade IV: Avaliação externa: políticas, possibilidades e impasses

30/05

Texto 13 – FREITAS, L. C. Eliminação Adiada: O Ocaso das Classes Populares no Interior da Escola e a Ocultação da (Má) Qualidade do Ensino. Educ. Soc., Campinas, vol.28, n. 100, p.965 – 987, Especial – Out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/h8RgCZ6JvYpJNLr8MXxvNMf/?format=pdf&lang=pt

 

06/06

Texto 14 -OLIVEIRA, Romualdo Portela. A utilização de indicadores de qualidade na unidade escolar ou porque o IDEB  é insuficiente. In.: BAUER, Adriana; GATTI, Bernadete A. Vinte e cinco aos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores.V.2. Florianópolis: Insular, 2013 p.87-100. Disponível em:  https://core.ac.uk/download/pdf/37520954.pdf

13/06

Síntese das Unidades III e IV – 20,0

Encerramento da disciplina

20/06

Período destinado a outras atividades acadêmicas

 

Observações:

AVALIAÇÃO

A Avaliação da Aprendizagem será processual, sendo assim, ocorrerão Registros Escritos intercalados com a discussão do texto base indicado para a leitura da aula. Nesse processo, será realizado, também, seminários e sínteses. Portanto, a participação e assiduidade nas aulas serão valoradas e comporão o processo de avaliação da aprendizagem e, consequentemente, a nota final do estudante.

 

 

Avaliação – Instrumentos

-  Atividades de sala (registros, rodas de conversas, participação, assiduidade) – 30,0 pontos

-  Apresentação Seminário (parte escrita 15,0 + apresentação 15,0) – 30,0 pontos

OBS.: Parte escrita resumindo a ideia do autor deverá ser entregue para todos os alunos da sala antes da apresentação do grupo

-  Sínteses – 40,0 pontos (20,0 cada)

TOTAL: 100,0

Para o estudante que tiver 75% de frequência e não obtiver 60 pontos, será realizada atividade de recuperação no dia 20/06/2023.

A apuração da assiduidade na disciplina será computada pela lista de frequência disponibilizada durante a aula. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

FREITAS, L. C. G. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. 

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 27. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Complementar

BONDIOLI, A. O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2004. 

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREITAS, L. C. G. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. 

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 40. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2008.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lorena Sousa Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/05/2023, às 19:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4480418