UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado em Geografia III

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal 

Código:

GG0033

Período/Série:

7

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45h

Prática:

75h

Total:

120h

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Adriano De La Fuente

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

adrianodelafuente@ufu.br

 

EMENTA

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia do Ensino Médio. O cotidiano escolar nos espaços educativos do Ensino Médio. Conteúdos programático e diretrizes metodológicas de Geografia.

JUSTIFICATIVA

Justifica-se a importância do Estágio para que o trabalho desse futuro profissional da Geografia possa transformar, pelo ensino, a realidade da escola e dos sujeitos nela envolvidos, com vistas à formação de cidadãos autônomos, conscientes e comprometidos com a Ciência em geral, com a Geografia em particular e com a sociedade.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino e a aprendizagem de Geografia no Ensino Médio, bem como o cotidiano escolar nestas séries, com vistas a
proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo. 

Objetivos Específicos:

- Analisar as propostas contidas na Base Nacional Comum Curricular de Geografia para o Ensino Médio, bem como as diretrizes Estaduais e Municipais para este mesmo nível;
- Analisar a proposta para o ensino de Geografia no Ensino Médio, contemplada no Projeto Pedagógico da(s) escola(s);
- Conhecer o cotidiano escolar do ensino de Geografia no Ensino Médio;
- Diagnosticar a realidade escolar do ensino de Geografia no Ensino Médio.
- Refletir sobre a prática docente no ensino de Geografia do Ensino Médio e sua importância para a construção da cidadania.

PROGRAMA

- A questão teórico-metodológica no ensino da geografia escolar no ensino médio;
- O cotidiano escolar nos espaços educativos do ensino médio.
- Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia.

METODOLOGIA

- O conteúdo programático do componente curricular será ministrado de forma presencial. Cada temática referente as unidades do conteúdo programático serão introduzidas com aulas expositivas dialogadas, tendo como recursos os textos propostos, lousa e Datashow. Os textos referentes aos temas tratados serão objeto de leitura prévia e debate, assim como, para as atividades de discussão das propostas em grupos.
- Os textos serão disponibilizados previamente em pasta da disciplina no formato digital via drive https://sites.google.com/view/estagiogeo3ich/%C3%ADnicio

AVALIAÇÃO

a) Relatório 50,0 

b) Atividades ( Estudo dirigido, discussão/debate, seminários, prática docente, elaboração de oficinas nas escolas, elaboração e aplicação de plano de aula, etc.)

Observação: O cumprimento das atividades de avaliação são estabelecidas conforme Regulamento do Estágios do Curso de Licenciatura em Geografia, com a observância do desempenho, disponibilidade, comprometimento e responsabilidade dos discentes para com as tarefas/atividades individuais e coletivas, dentre as atividades que poderão ser solicitadas, destaca-se: Elaboração de informes e relatórios escritos; Participações comprometidas nas exposições presenciais, entre eles, prática de regências, seminários, etc. Organização de planos de aula alinhados à BNCC e aos PPP da escola-campo de estágio; Leitura e discussão de artigos, capítulos de livros, documentários e filmes; Construção de conteúdos de vídeos, blogs, podcast, documentário, vídeo-aula, etc.; Práticas de docência realizados em variadas modalidades; Demais exercício de trabalhos coletivos, individuais e inter/transdisciplinares com a respectiva demonstração/apresentação/exposição em formatos diversos.  Confecção e apresentação do relatório de estágio devidamente impresso e organizado em conformidade com as normas institucionais.

BIBLIOGRAFIA

7.1 Básica

1. BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
2. CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
3. DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.
4. PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
5. REGO, Nelson et al. (org.) Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: ARTMED, 2007.
6. VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006.

7.2 Complementar

1. BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.
2. CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
3. CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
4. FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.
5. GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e proposta. São Paulo: Cortez 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: Geografia

 


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Documento assinado eletronicamente por Adriano Rodrigues de Souza de La Fuente, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/11/2022, às 19:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 4042008