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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia do Ensino Médio. O cotidiano escolar nos espaços educativos do Ensino Médio. Conteúdos programático e diretrizes metodológicas de Geografia.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se a importância do Estágio para que o trabalho desse futuro profissional da Geografia possa transformar, pelo ensino, a realidade da escola e dos sujeitos nela envolvidos, com vistas à formação de cidadãos autônomos, conscientes e comprometidos com a Ciência em geral, com a Geografia em particular e com a sociedade.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino e a aprendizagem de Geografia no Ensino Médio, bem como o cotidiano escolar nestas séries, com vistas a |
Objetivos Específicos: |
- Analisar as propostas contidas na Base Nacional Comum Curricular de Geografia para o Ensino Médio, bem como as diretrizes Estaduais e Municipais para este mesmo nível; |
PROGRAMA
- A questão teórico-metodológica no ensino da geografia escolar no ensino médio;
- O cotidiano escolar nos espaços educativos do ensino médio.
- Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia.
METODOLOGIA
- O conteúdo programático do componente curricular será ministrado de forma presencial. Cada temática referente as unidades do conteúdo programático serão introduzidas com aulas expositivas dialogadas, tendo como recursos os textos propostos, lousa e Datashow. Os textos referentes aos temas tratados serão objeto de leitura prévia e debate, assim como, para as atividades de discussão das propostas em grupos.
- Os textos serão disponibilizados previamente em pasta da disciplina no formato digital via drive https://sites.google.com/view/estagiogeo3ich/%C3%ADnicio
AVALIAÇÃO
a) Relatório 50,0
b) Atividades ( Estudo dirigido, discussão/debate, seminários, prática docente, elaboração de oficinas nas escolas, elaboração e aplicação de plano de aula, etc.)
Observação: O cumprimento das atividades de avaliação são estabelecidas conforme Regulamento do Estágios do Curso de Licenciatura em Geografia, com a observância do desempenho, disponibilidade, comprometimento e responsabilidade dos discentes para com as tarefas/atividades individuais e coletivas, dentre as atividades que poderão ser solicitadas, destaca-se: Elaboração de informes e relatórios escritos; Participações comprometidas nas exposições presenciais, entre eles, prática de regências, seminários, etc. Organização de planos de aula alinhados à BNCC e aos PPP da escola-campo de estágio; Leitura e discussão de artigos, capítulos de livros, documentários e filmes; Construção de conteúdos de vídeos, blogs, podcast, documentário, vídeo-aula, etc.; Práticas de docência realizados em variadas modalidades; Demais exercício de trabalhos coletivos, individuais e inter/transdisciplinares com a respectiva demonstração/apresentação/exposição em formatos diversos. Confecção e apresentação do relatório de estágio devidamente impresso e organizado em conformidade com as normas institucionais.
BIBLIOGRAFIA
7.1 Básica
1. BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
2. CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
3. DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.
4. PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
5. REGO, Nelson et al. (org.) Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: ARTMED, 2007.
6. VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006.
7.2 Complementar
1. BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.
2. CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
3. CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
4. FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.
5. GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e proposta. São Paulo: Cortez 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: Geografia
Documento assinado eletronicamente por Adriano Rodrigues de Souza de La Fuente, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/11/2022, às 19:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4042008 e o código CRC EFB135B9. |
Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 | SEI nº 4042008 |