|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: LIBRAS01 |
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS I |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Faculdade de Educação |
SIGLA: FACED |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Geral:
Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos.
Específicos:
• Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares.
• Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical da Libras nos processos educacionais dos surdos;
• Compreender os fundamentos da educação de surdos;
• Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças;
Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.
Ementa
Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Lingüísticos da Libras.
PROGRAMA
1– A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos.
• História das línguas de sinais;
• As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos;
• A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas.
2 – Legislação específica: a Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto nº 5.626, de 22/12/2005.
3 – Introdução a Libras:
• Características da língua, seu uso e variações regionais;
• Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.
4 – Prática introdutória em Libras:
• Diálogo e conversação com frases simples;
• Expressão viso-espacial.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. TESKE, O. (org.) Letramento e minorias. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2017.
SKLIAR, C. (org.). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
PEREIRA, M. C. C. Libras - Conhecimento Além Dos Sinais. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MOURA, D. R. Libras e Leitura de Língua Portuguesa Para Surdos. Curitiba: Appris, 2015.
SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
SKLIAR, C. (org.). Atualidade da educação bilíngüe para surdos. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. 2 v.
aprovação
Liliane Maciel de Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos Portaria REITO Nº 465/2019 |
Geovana Ferreira Melo Diretor(a) da Faculdade de Educação Portaria SEI REITO Nº 767/2018
|
Documento assinado eletronicamente por Liliane Maciel de Oliveira, Coordenador(a), em 31/05/2019, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 07/06/2019, às 10:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1291045 e o código CRC 1B20977B. |
Referência: Processo nº 23117.047372/2019-14 | SEI nº 1291045 |