UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

CÓDIGO:

LIBRAS01

COMPONENTE CURRICULAR:

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Faculdade de Educação

SIGLA:

FACED

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

60 horas

OBJETIVOS

Geral:

Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos.

 

Específicos:

• Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares.

Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical da Libras nos processos educacionais dos surdos;

Compreender os fundamentos da educação de surdos;

Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças;

Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.

 

Ementa

Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Lingüísticos da Libras.

 

PROGRAMA

1– A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos.

• História das línguas de sinais;

As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos;

A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas.

 

– Legislação específica: a Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto nº 5.626, de 22/12/2005.

 

– Introdução a Libras:

Características da língua, seu uso e variações regionais;

Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.

 

4 – Prática introdutória em Libras:

Diálogo e conversação com frases simples;

• Expressão viso-espacial.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. TESKE, O. (org.) Letramento e minorias. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2017.

SKLIAR, C. (org.). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

PEREIRA, M. C. C. Libras - Conhecimento Além Dos Sinais. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MOURA, D. R. Libras e Leitura de Língua Portuguesa Para Surdos. Curitiba: Appris, 2015.

SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.

SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

SKLIAR, C. (org.). Atualidade da educação bilíngüe para surdos. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. 2 v.

 

aprovação

Liliane Maciel de Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos

Portaria REITO Nº 465/2019

Geovana Ferreira Melo

Diretor(a) da Faculdade de Educação

Portaria SEI REITO Nº 767/2018

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Liliane Maciel de Oliveira, Coordenador(a), em 31/05/2019, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 07/06/2019, às 10:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.047372/2019-14 SEI nº 1291045