UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-graduação em Agronomia

Rodovia BR 050, Km 78, Bloco 1CCG, Sala 206 - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 2512-6715/6716 - www.ppga.iciag.ufu.br - posagro@ufu.br
  

Timbre

Ata

ATA DA 1ª REUNIÃO/2019 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 21 de fevereiro de 2019, às 13:30 horas, na Sala de reuniões do Iciag, Bloco 1CCG sala 212 A, Campus Glória, situada na Rodovia BR 050 KM 78 CEP: 38410-337, Uberlândia/MG, teve início a 1ª reunião do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Agronomia do ano em curso, sob a Presidência do Prof. Dr. Marcus Vinicius Sampaio (presidente substituto), estando presentes os membros devidamente convocados: Prof. Dr. Reginaldo de Camargo, Prof. Dr. Cleyton Batista de Alvarenga e o representante discente Ivair José de Morais Júnior. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Informes: 1.1 Edital CNPq 01/2019. Foram encaminhadas propostas dos professores, que manifestaram interesse, para concorrerem ao edital CNPq. Foram submetidas as propostas dos professores José Magno Queiroz Luz para parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Gilberto de Oliveira Mendes para parceria com a Universidade Federal de Viçosa. 1.2 Edital para doutorado sanduíche: está aberto o edital para doutorado sanduíche com cota de 12 meses para Agronomia, esta cota pode ser atribuída a um único aluno ou ser dividida entre 2 alunos, neste caso com 6 meses cada. As inscrições serão recebidas até 22/02 no e-mail do PPGAG. 2 Aprovação da ata da 7ª reunião de 2018, após a leitura foram retificados alguns pontos e a ata foi assinada. 3.  Dilação de prazo: foram apresentados na reunião casos de dilação de prazo de defesas que já ocorreram e precisam ser validadas pelo colegiado e também casos de alunos que estão solicitando a dilação. 3.1 Defesas que já ocorreram: Juliana Schiavetto de Azevedo, matrícula 5031730 – dilação de 5 meses; Maximiniano Viotto Ferraz, matrícula 5031737– dilação de 5 meses; Aurilene Santos Oliveira, matrícula 11413AGR003, dilação de 4 meses devido a licença maternidade. Após a análise do histórico o colegiado aprovou a dilação dos 3 alunos. 3.2 Os alunos que ainda estão vinculados ao programa e estão solicitando dilação são: Fernando Simoni Bacilieri, matrícula 11513AGR013 que solicitou 4 meses de dilação com justificativa e comprovação, Venâncio Rodrigues e Silva, matrícula 11712AGR025, que solicitou dilação devido a problemas de saúde comprovados com atestado médico e Anakely  Alves Rezende Rodrigues, matrícula 11513AGR001, que tem direito a 8 meses de dilação devido a 2 licenças maternidade. O item foi colocado em discussão e o colegiado aprovou 3 meses de dilação para os alunos  Fernando Simoni Bacilieri e Venâncio Rodrigues e Silva e 8 meses para a discente Anakely  Alves Rezende Rodrigues. 4.   Desligamentos: após verificação dos históricos de todos alunos vinculados ao programa a secretaria do curso apontou duas situações que se enquadravam em desligamentos segundo as normas, são eles: Érika Sagata, 11513AGR003 que tem em seu histórico 2 reprovações com conceito "E" e além disso tem prazo máximo para defesa até fev/2019 e Wesley Cardoso Silva, matrícula 11612AGR043 que extrapolou o tempo máximo para conclusão do curso, que é de 24 meses e não renovou matrícula desde o semestre 2017/1. Após a constatação, as duas situações foram trazidas para análise do Colegiado, que aprovou os dois desligamentos tendo em vista o cumprimento do regulamento do Programa. 5. Correção do histórico de Luciana Alves de Sousa. a referida aluna tinha duas reprovações com conceito "E" em seu histórico, no entanto foi verificado que eram referentes ao semestre de 2017/1, em que a mesma estava em regime especial de aprendizagem devido a licença maternidade. Foi constatado que uma das reprovações, na disciplina PAG015 - Produção de Sementes, era devido ao não cumprimento do plano ensino encaminhado pelo professor. No entanto, em relação a outra disciplina: PAG004 Seminários I, deveria ter sido facultado à aluna o trancamento, tendo em vista que é uma disciplina em que a participação nas aulas é indispensável, não cabendo aplicação de plano de ensino. Após essa constatação foi colocado em votação e o colegiado aprovou a exclusão da disciplina PAG004 Seminários I do histórico da discente. 6. Homologação das atas de defesa de qualificação: foram homologadas as atas de qualificação dos alunos: Tales Cassemiro Alves, Ingrid Mara Bicalho Bittar, Miguel Henrique Rosa Franco, Renan Cesar Dias da Silva e Rayssa Camargos de Oliveira. 7. Homologação das atas de defesa de Mestrado. Foram homologadas as atas de defesa de mestrado dos alunos: Flaviani Gabriela Pierdoná, Georgy Faroutine, Dieudilait Metellus, Ana Paula Ferreira Pinheiro, Raquel Pinheiro da Mota, Patrícia Diniz Graciano, Renan Zampiroli e Danyllo Denner de Almeida Costa. 8. Homologação da ata de defesa de Doutorado. Foi homologada a ata de defesa de doutorado do aluno: César Henrique Souza Zandonadi. 9. Supervisão de PNPDs por docentes: Devido a saída da PNPD Tâmara Prado de Moraes o Programa deverá publicar edital para seleção de outro candidato. Tendo em vista esse edital, foi pautado nessa reunião a questão do tempo máximo de supervisão de PNPDs por docentes. Conforme havia iniciado discussão na 4ª reunião ordinária de 2018 é necessário que o Colegiado defina prazo máximo para que os Professores que são supervisores de PNPDs fiquem nessa condição. Os períodos de orientação acumulados até a presente data, para os atuais supervisores são: Fernando Cezar Juliatti - 51 meses; João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha - 52 meses; Osvaldo Toshiyuki Hamawaki - 31 meses; e Denise Garcia de Santana - 30 meses. A proposta aprovada definiu prazo máximo de 5 anos (60 meses) de supervisão de um aluno de PNPD por cada docente. Após esgotado esse prazo, a bolsa deverá ser passada para outro docente, conforme critérios a serem definidos. Para os professores que estão com mais de 48 meses (4 anos), será determinado um prazo de  12 meses (a partir desta data), a fim de que tenha o tempo de 1 ano para executar o projeto em andamento. Dessa forma, os atuais supervisores serão comunicados da decisão. 10.  Término do projeto PNPD Ernane Miranda Lemes. Conforme aprovado no item anterior, a coordenação deverá comunicar ao aluno e ao supervisor sobre o término do projeto PNPD que deverá ocorrer em set/2019, não cabendo portanto renovação. 11.  Relatório final Tâmara Prado de Moraes  a aluna de pós doutorado foi aprovada em concurso público e solicitou seu desligamento do programa. Conforme exigência, protocolou um relatório final com as atividades desenvolvidas ao longo do pós doutorado, o colegiado analisou e julgou condizente o trabalho desenvolvido com o tempo que a aluna ficou no programa. Todos aprovaram. 12.  Orientação do discente Edypol Guilherme Baptista: devido a falta de documentação o item deverá ser pautado na próxima reunião. 13.  Solicitação de coorientação: a aluna Roxanna Patrícia Palma León solicitou a coorientação da Prof.ª Denise Garcia de Santana em sua Tese, como justificativa ela explicou que trabalhará com a temática "Tamanho de amostra e número de repetições para ensaios de pulverização terrestre em soja, café e milho". Após a leitura, a solicitação foi aprovada de forma unânime. 14.  Descredenciamento Prof. Dr. Cláudio Ricardo da Silva foi encaminhado à coordenação, pelo referido professor, e-mail solicitando seu descredenciamento. Na reunião, após a leitura do e-mail, o presidente informou que não é possível que o pedido seja atendido no ano de 2019, pois o prazo para credenciamento e descredenciamento de docentes já está encerrado, portanto somente em 2020 o Prof. Cláudio poderá ser desligado do programa. Quanto às orientações ficou resolvido que: será definido orientador para o aluno de doutorado Leandro da Silva Almeida e também para os ingressantes de mestrado e doutorado. Essas definições deverão ocorrer na próxima reunião, após a finalização do processamento das matrículas. 15. Solicitação para cumprir 12 créditos em área de concentração. Após protocolarem solicitação para agendamento de defesa a secretaria constatou que os alunos a seguir cumpriram apenas 12 créditos na área de concentração, são eles: Luciana Corrêa Moraes que cursou além dos 12 créditos a disciplina PAG002 Funcionamento e Metabolismo de Plantas, Breno Nunes Rodrigues de Azevedo que cursou PAG002 Funcionamento e Metabolismo de Plantas, Venâncio Rodrigues e Silva que cursou AG513 Fertilidade dos Solos e Nutrição de Plantas e o discente Heli Heros Teodoro de Assunção que teve a solicitação aprovada ad referendum devido a data da defesa, tendo cursado a disciplina PAG001 Experimentação Agrícola. O colegiado aprovou todas as solicitação para cumprir 12 créditos em área de concentração e referendou a do aluno Heli Heros. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi dada por encerrada e eu, Palloma Rossany Maciel Rodrigues, na qualidade de secretária, lavrei a presente ata que por mim assinada, será assinada pelos Membros do Colegiado. Uberlândia, 21 de fevereiro de 2019.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Palloma Rossany Maciel Rodrigues, Secretário(a), em 21/03/2019, às 20:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cleyton Batista de Alvarenga, Membro de Colegiado, em 22/03/2019, às 09:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ivair José de Morais Júnior, Membro de Colegiado, em 22/03/2019, às 09:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcus Vinicius Sampaio, Presidente, em 22/03/2019, às 10:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Reginaldo de Camargo, Membro de Colegiado, em 22/03/2019, às 10:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1077584 e o código CRC 276C5C1C.




Referência: Processo nº 23117.005170/2019-97 SEI nº 1077584