UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Psicologia da Educação

Unidade Ofertante:

ICHPO - Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO39004

Período/Série:

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Eduardo de Freitas Bernardes

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de ensino elaborado em conformidade com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

EMENTA

Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito. As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Psicologia da Educação norteia-se pelo Projeto Político Pedagógico do curso de Geografia, no Perfil do egresso segundo a área de formação, que almeja dos/das formandos/as a capacidade de “refletir na e sobre a sua própria prática docente, atuando de forma a atender às demandas do exercício profissional na Educação Básica e em espaços não-formais de Educação, em consonância com as atuais necessidades socioculturais”. Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos na disciplina, considerando as teorias da psicologia que tratam de desenvolvimento humano e aprendizagem, e a análise dos aspectos psicológicos do processo ensino-aprendizagem, possibilitam compreender os fatores que favorecem e/ou dificultam a relação e interação professor-aluno e a construção do conhecimento pelos discentes. Isso requer que os/as alunos/as do curso percebam que o processo educacional envolve o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, afetivas e sociais dos/as educandos/as, respeitando-se as etapas do desenvolvimento humano, a capacidade de aquisição de conhecimentos e a relação do indivíduo com seu meio social e cultural.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa.

Objetivos Específicos:

  • Conceituar a Psicologia e seu objeto de estudo, discutindo sobre sua importância para o entendimento da dimensão psicológica e da subjetividade do homem;

  • Identificar os conhecimentos psicológicos que auxiliem os alunos a compreenderem a complexidade psíquica que caracteriza o comportamento e as relações humanas envolvidas no processo de ensino;

  • Conhecer e refletir sobre as correntes teóricas da Psicologia e seus representantes, ressaltando seus aspectos mais importantes para a Educação;

  • Compreender a possibilidade de aplicação, na Educação, dos conceitos teóricos e práticos resultantes do estudo das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

PROGRAMA

UNIDADE I - A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA

  1. 1 - A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica.

  2. 2 - As relações entre a Psicologia e a Educação.

  3. 3 - A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições.

  4. 4 - A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens.

UNIDADE II - CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR

  1. 1 - Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor - Skinner.

  2. 2 - Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor - Ausubel.

  3. 3 - Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor - Piaget.

  4. 4 - Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor - Vygotsky.

  5. 5 - Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor - Psicologia Cognitiva.

UNIDADE III – O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO

  1. 1 - Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

  2. 2 - Saúde Mental na Escola.

UNIDADE IV - AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS TEMÁTICAS DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

  1. 1 - Sofrimento e adoecimento psíquico no contexto escolar

  2. 2 - A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva

  3. 3 - O bullying no cotidiano escolar

  4. 4 - Disciplina e indisciplina na sala de aula

  5. 5 - A interação família-escola e os processos de socialização

  6. 6 - O fracasso escolar como realidade ou produção

  7. 7 - Patologização e medicalização no contexto escolar

METODOLOGIA

Conforme a Resolução 73/2022 do Conselho de Graduação, a metodologia foi organizada da seguinte forma:

  1. Atividades presenciais: 3h30minutos por semana

Plataforma de T.I./software que será utilizada: Microsoft Teams (preferencialmente) ou Zoom, caso haja problemas para acesso à plataforma Teams.

Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: (www.moodle.ufu.br)

  1. As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina (desde que não estejam em número suficiente na biblioteca do campus) serão enviadas para o email institucional de cada aluno - em arquivos no formato PDF. Eventualmente, as referências poderão ser disponibilizadas também no ambiente virtual (www.moodle.ufu.br).

 

PROCEDIMENTOS

O programa da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas, exposições dialogadas, discussão em grupo e seminários. Os recursos utilizados serão: leitura de textos, slides e, quando couber, filmes e documentários.

Todo o conteúdo da disciplina (arquivos no formato PDF), bem como o Plano de Ensino, será enviado no início do semestre para o email institucional de cada aluno. O conteúdo programático da disciplina também poderá ser desenvolvido por meio de atividades que poderão ser realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) (www.moodle.ufu.br) e/ou no Microsoft Teams ou Zoom (caso haja problemas para acesso à plataforma Teams).

 

SEMANA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES 

MATERIAL DE ACESSO

 

Apresentação da disciplina e discussão do plano de ensino.

 

Unidade I
A Psicologia enquanto Ciência

Apresentação da proposta da disciplina e discussão com os/as estudantes sobre o conteúdo e a avaliação (divisão dos grupos de trabalho para os seminários);

Aula expositiva dialógica em linhas sobre a história da Psicologia e a origem da Psicologia da Educação.

Texto 1 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Psicologia ou as psicologias. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002. (Capítulo 1 e 2). Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/bock_psicologias-umaintroduc3a7c3a3o-p.pdf

Unidade II
Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor - Skinner

Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria skinneriana.

FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem comportamentalista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. p. 24- 31. (Capítulo 03). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3117154/mod_resource/content/0/A%20Abordagem%20Comportamentalista.pdf

COLL, C. et al. Psicologia da educação. [s. l.]: Artmed, 1999. ISBN 9788573076011. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099286&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

COLL, C. Psicologia do ensino. [s. l.]: Artmed, 2000. ISBN 857307602X. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099282&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

Unidade II
Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor - Ausubel

Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria ausubeliana.

COLL, C. et al. Psicologia da educação. [s. l.]: Artmed, 1999. ISBN 9788573076011. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099286&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

COLL, C. Psicologia do ensino. [s. l.]: Artmed, 2000. ISBN 857307602X. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099282&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

Unidade II
Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor - Piaget

Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria piagetiana.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia do desenvolvimento. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 120-128. (Capítulo 7). (texto em pdf)

COLL, C. et al. Psicologia da educação. [s. l.]: Artmed, 1999. ISBN 9788573076011. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099286&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

COLL, C. Psicologia do ensino. [s. l.]: Artmed, 2000. ISBN 857307602X. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099282&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

Prova 1

 

Prova objetiva, individual e sem consulta.

Unidade II
Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor - Lev Vygotsky

Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria vygotskyana.

NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.103-114.

MELLO, Suely Amaral. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.135-155. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.

COLL, C. et al. Psicologia da educação. [s. l.]: Artmed, 1999. ISBN 9788573076011. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099286&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

COLL, C. Psicologia do ensino. [s. l.]: Artmed, 2000. ISBN 857307602X. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099282&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

 

Unidade II
Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor - Psicologia Cognitiva

Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria do processamento da informação.

COLL, C. et al. Psicologia da educação. [s. l.]: Artmed, 1999. ISBN 9788573076011. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099286&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

COLL, C. Psicologia do ensino. [s. l.]: Artmed, 2000. ISBN 857307602X. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099282&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

Unidade III
As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional: Saúde Mental na Escola

Discussão sobre sofrimento e adoecimento psíquico no contexto escolar.

CID, Maria Fernanda Barboza et al. Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores.
Disponível em https://www.scielo.br/j/pp/a/x46ycvnxT3msphKhJm4WyjF/?lang=pt Acesso em 22/05/2021.

ESTANISLAU, Gustavo M; BRESSAN, Rodrigo Affonseca (orgs). Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. (disponível em PDF)

10ª

Prova 2

 

Prova objetiva, individual e sem consulta.

11ª

Unidade IV (a) -
As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

Seminário 1:

apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho.

4.1 - A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva;


4.2 - A interação família-escola e os processos de socialização.

12ª

Unidade IV (b) -

As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

Seminário 2:

apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho.

4.3 - O bullying no cotidiano escolar;


4.4 - Disciplina e indisciplina na sala de aula.

13ª

Unidade IV (c) -

As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

Seminário 3:

apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho.

4.5 - O fracasso escolar como realidade ou produção;

 

4.6 - Patologização e medicalização no contexto escolar.

14ª

Prova de recuperação (se necessário)

Avaliação final, envolvendo todo o conteúdo do semestre

Prova oral, individual e sem consulta.

15ª

Encerramento da disciplina

 

 

 

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

I) 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª, inciso I);

II) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.

O trabalho discente efetivo (TDE) será utilizado para complementar a carga horária das aulas, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 CONGRADO detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 pontos como o mínimo necessário para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.

Como critérios serão considerados – 1) na atividade avaliativa (prova): capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões, com base nas leituras dos textos e discussões realizadas em sala de aula. 2) em relação ao ensaio acadêmico: o nível de fundamentação nas reflexões sobre os conteúdos discutidos na disciplina (Unidade IV), a ser definida por meio de sorteio. O ensaio deve conter entre 6 e 10 páginas com, no máximo, 1 (uma) página para capa e 1 (uma) página para as referências bibliográficas. 3) a) com relação ao seminário - tendo em vista as temáticas debatidas pela Psicologia da Educação (ver Unidade IV (a) (b) (c) e (d), da tabela acima: o material a ser utilizado para a apresentação do seminário deve ser, obrigatoriamente, um artigo acadêmico publicado em revista científica e indexado em bases de dados. Cada aluno(a) deverá apresentar 1 (um) artigo. 3) b) Com relação às apresentações, cada aluno será avaliado individualmente e deverá obedecer a um tempo mínimo e máximo (a definir) para a sua apresentação. Serão considerados: o domínio de conteúdo em relação ao tema apresentado, a capacidade de problematizar e analisar os temas à luz do referencial teórico estudado - dentro do tempo estipulado - e apresentar criticidade e profundidade nas reflexões.

Em relação ao ensaio acadêmico, não será permitida a entrega fora do prazo estabelecido.

Quanto à assiduidade dos discentes, esta será verificada através do mecanismo de controle de frequência e, na sequência, as informações serão alocadas e organizadas para uma planilha do Excel.

Com base nos critérios supracitados e, de acordo com o Artigo 10.º da Resolução 25/2020, apresenta-se o quadro a seguir, com as especificações dos procedimentos avaliativos a serem utilizados:

AVALIAÇÃO

Tipo de avaliação (*)

Período

Atividade Avaliativa e pontuação

Prova objetiva

data a combinar

Prova de múltipla escolha: individual e sem consulta - valor: 30,0 pontos.

Prova objetiva

data a combinar

Prova de múltipla escolha: individual e sem consulta - valor: 30,0 pontos.

Seminário

3 encontros - data a combinar

Seminário acadêmico envolvendo os temas propostos na disciplina - valor: 30,0 pontos.
Em grupos (quantidade a ser definida), os alunos deverão fazer uma apresentação, em forma de seminário, que aborde conceitos da disciplina (Unidade IV).

Ensaio Acadêmico

data a combinar

Ensaio acadêmico envolvendo os temas referentes à disciplina (Unidade IV) - valor: 10,0 pontos.


(se necessário)

Prova de recuperação

data a combinar

Em solicitação ao artigo 141, da Resolução CONGRAD nº46/2022, o estudante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e não tiver obtido o rendimento mínimo para aprovação (60% do total de pontos distribuídos) fará uma avaliação de recuperação individual e sem consulta, prevista no cronograma da disciplina.

Prova de recuperação (prova oral) envolvendo todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre. Para fins de registro, o desempenho do aluno poderá ser arquivado em áudio e/ou vídeo, caso este queira contestar o resultado e solicitar revisão de nota.

(*1) datas sujeitas a alterações

(*2)  

Dicas sobre como escrever um ensaio.

Disponível em:

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116800/DICAS_SOBRE_COMO_ESCREVER_UM_ENSAIO.pdf

 

Ensaio acadêmico: orientações para realização da atividade.

Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2265968/mod_resource/content/1/Orienta%C3%A7%C3%B5es%20para%20o%20Ensaio%20Acad%C3%AAmico%20IEB.pdf

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2001. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxubHBzaTAxNHxneDo2N2IyYmIyNGQ4ODE5OTRi. Acesso em: 10 out. 2020.

CARRARA, Kester (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. Disponível em:

https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.

COLL, C. et al.Psicologia da educação[s. l.]: Artmed, 1999. ISBN 9788573076011. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099286&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

COLL, C. Psicologia do ensino[s. l.]: Artmed, 2000. ISBN 857307602X. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000099282&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

COLL, C.; MARCHESI, Á.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. [s. l.]: Artmed, 2004. ISBN 8536302275. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat08055a&AN=sapere.000094720&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 31 jan. 2023.

FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. (Série Educador em Construção). Disponível em:

http://files.psicologia-da-aprendizagem.webnode.com/200000002-1194f1291a/TEXTO%202%20-%20psicologia%20e%20trabalho%20pedagogico%20roseli%20fontana%20e%20nazare%20(s%C3%A9ra%20utilizado%20o%20cap%2002%20ao%2004).pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

 

Complementar

CAVICCHIA, Durlei de Carvalho. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 21. ed. São Paulo: Summus, 1992. Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/piaget-vygotsky-wallon-teorias-psicogeneticas-em-discussao-1.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

PAPALIA, Diane E. et.al.. Desenvolvimento humano. 8. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2006. Disponível em: http://sandrachiabi.com/wp-content/uploads/2017/03/desenvolvimento-humano.pdf . Acesso em: 10 out. 2020.

SANTOS, Carmem Sevilla Gonçalves dos. Fundamentos psicológicos da educação. João Pessoa: Moraes, 2017. Disponível em: http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/fundamentos_psicologicos_da_educaaao_1360073485.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

SENGER, Carine Maria; CASSANDRE, Márcio Pachoal. Aprendizagem e desenvolvimento humano: da agência da criança para a agência do adulto nos espaços da atividade do trabalho. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. Disponível em: http://www.revistashc.org/index.php/shc/article/view/16/2. Acesso em: 10 out. 2020.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eduardo de Freitas Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/02/2023, às 15:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 SEI nº 4263540