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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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EMENTA
Planeta Terra: estrutura e composição interna. Tempo geológico: as eras e os principais acontecimentos. Minerais e rochas: conceitos, formação e principais tipos. Estratigrafia: princípios e datação.
JUSTIFICATIVA
Possibilitar ao aluno o entendimento de conceitos básicos de geologia, bem como demais noções relacionadas à formação do planeta Terra, os principais acontecimentos ao longo do tempo geológico e fundamentos associados à mineralogia e tipos de rochas.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os conceitos básicos de geologia. |
Objetivos Específicos: |
• Compreender e analisar a importância da estrutura interna do planeta Terra e sua interferência na dinâmica terrestre; • Relacionar e analisar as transformações decorrentes da dinâmica terrestre ao longo do tempo geológico com a evolução da Terra; • Compreender os tipos e a importância da aplicação de diversos métodos na reconstituição do passado na Terra; • Compreender a gênese e evolução das principais categorias de rochas; • Identificar minerais e rochas. |
PROGRAMA
1 - INTRODUÇÃO E NATUREZA DO CONHECIMENTO GEOLÓGICO, SUBDIVISÕES E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS.
2 - PLANETA TERRA.
2.1 - Origem da Terra.
2.2 - Estrutura e composição interna.
2.3 - A crosta terrestre.
3 - O TEMPO GEOLÓGICO.
3.1 - A magnitude do tempo geológico.
3.2 - As Eras geológicas e subdivisões.
4 - MINERALOGIA BÁSICA.
4.1 - Conceitos, propriedades físicas e químicas dos minerais.
4.2 - Identificação e classificação dos principais minerais formadores das rochas.
5 - ESTUDO DAS ROCHAS.
5.1 - Rochas Ígneas: magmas e tipos de rochas ígneas.
5.2 - Rochas Sedimentares: sedimentos, sedimentação e tipos de rochas sedimentares.
5.3 - Rochas Metamórficas: metamorfismo e tipos de rochas metamórficas.
6 – ESTRATIGRAFIA.
6.1 - Princípios estratigráficos.
6.2 - Unidades estratigráficas e aplicações.
6.3 - Métodos de determinação de idade.
METODOLOGIA
- ATIVIDADES SÍNCRONAS: baseadas em diversas técnicas como: aulas expositivas com uso de quadro e giz; recursos audiovisuais (data-show, vídeo); exposições dialogadas; dinâmicas em grupos; exercícios, trabalho de campo e prova.
PROGRAMAÇÃO:
30/09: Apresentação da disciplina e do plano de ensino.
07/10: Item 1 do programa.
11/10: Item 2 do programa.
21/10: Item 3 do programa.
04/11: Item 6 do programa.
18 a 20/11: Trabalho de campo.
25/11: Atividade autônoma (relatório do experimento de cristalização).
02/12: Item 4 do programa.
09/12: Item 4 do programa.
16/12: Item 5 do programa.
06/01: Item 5 do programa.
13/01: Item 5 do programa.
20/01: Prova.
27/01: Atividade prática de identificação de minerais e rochas.
03/02: Apresentação fichamento do livro de literatura (O POÇO DO VISCONDE).
AVALIAÇÃO
- Portfólio das aulas: 16,0 (entregar ao final de cada aula).
- Caderneta de campo: 15,0
- Experimento de cristalização: 15,0
- Atividade prática de identificação de minerais e rochas: 14,0
- Apresentação do fichamento do livros de literatura: 15.0
- Prova: 25,0
- Segundo o Art. 141 da Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o aluno que tiver 75% de frequência na disciplina, independente da pontuação mínima que ele tenha atingido ao longo do semestre, poderá fazer uma atividade de recuperação. No caso, será UMA PROVA no valor de 50,0 créditos, a ser realizada na última semana de aula.
- Atendimento ao aluno: no LABGEOL toda quinta-feira no período da tarde (agendar por e-mail o assunto liliancmb@ufu.br e horário).
BIBLIOGRAFIA
Básica
LEINZ, V.; AMARAL, S.E. Geologia geral. São Paulo, Editora Nacional, 1985.
POPP, J. H. Geologia geral. Rio de Janeiro; São Paulo : Livros Técnicos e Científicos, 1987. 295 p.
SUGUIO, K. Rochas sedimentares. São Paulo: Edgard Blucher, 1.994.
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
Complementar
BIGARELLA,J.J., BECKER,R.D., dos SANTOS,G.F. Estrutura e Origem das Paisagens Tropicais e Subtropicais. Florianópolis: Ed. UFSC, 1994. 425p.
BITAR, O. Y. Meio ambiente e geologia. São Paulo: Editora Senac, 2003.
BRITO, I. M. B. Geologia Histórica. Uberlândia: EDUFU,2000.
FONTES, M. P. F. Introdução ao estudo de minerais e rochas. Viçosa, UFV, 1984. 23p. (Boletim 182).
GUERRA, A. J. T.; MARÇAL, M. S. Geomorfologia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
KIRSCH, H. Mineralogia aplicada. São Paulo, Polígono e EDUSP, 1972.
PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T.H. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. 643 p.
WICANDER, R.; MONROE, J. S.; PETERS, E. K. Fundamentos de geologia. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lilian Carla Moreira Bento, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/09/2022, às 08:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 | SEI nº 3865733 |