UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 5ª reunião/2020 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 18 de junho de 2020, às 9 horas e 17 minutos, na Sala de Reuniões do WEBCONF RNP, utilizando a URL https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgmq-programa-de-pos-graduacao-em-qualidade-ambiental, teve início a 5ª reunião do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental (COLPPGMQ) do ano em curso, sob a Presidência da Coordenadora Adriane de Andrade Silva, estando presentes os Conselheiros citados no final desta Ata. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Aprovação das Atas da 3ª reunião extraordinária de 2020 (Processo SEI N°: 23117.030223/2020-41). A ata da 3ª reunião extraordinária foi aprovada com 4 votos favoráveis, 0 contrários e 0 abstenções. E aprovação da Ata da 4ª reunião ordinária de 2020 (Processo SEI Nº: 23117.029670/2020-58). A ata da 4ª reunião ordinária foi aprovada com 4 votos favoráveis, 0 contrários e 0 abstenções. 2. Comunicações: 2.1. A professora Adriane informou que será retomada oficialmente no dia 19 de Junho às reuniões do CONPEP. E o primeiro assunto à ser discutido na reunião do CONPEP será a possibilidade de retorno das atividades acadêmicas de forma remota. Tal assunto será melhor discutido pelo Colegiado em um dos itens propostos para essa reunião. O professor Fábio informou que segundo as informações recebidas, em reuniões que participou, acredita que muito provavelmente, até agosto, as atividades acadêmicas não retornem e que até dezembro as aulas presenciais ainda não poderão ser retomadas devido a pandemia. O Colegiado destacou a importância de se atentar às demandas colocadas pelos discentes nessa pandemia. 2.2. Seguindo os destaques dados às atividades online, a professora Adriane destacou a quantidade de visualizações e da expressiva participação do 1º Circuito Online SIAMB. Ela destacou que observou a participação de pessoas de outras regiões, não se limitando apenas ao público da UFU. E por fim, parabenizou a organização do evento. 3. Ordem do dia: Por consenso do COLPPGMQ houve a inversão de pontos de pauta, sendo o item 3.7, que trata dos recursos PROAP; antecipado para discussão após a avaliação do item 3.1. Por se tratarem da mesma natureza de assunto, os itens 3.2, que trata da solicitação do professor Marcio; e o item 3.6, que trata da solicitação da discente Franciely, serão discutidos na sequência. 3.1. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e indicação de banca para Exame de Qualificação do discente ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS. Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santil. Processo SEI Nº: 23117.034965/2020-46. A professora Adriane apresentou a documentação do discente. Após a avaliação, o Colegiado foi de parecer favorável a aprovação ad referendum dado pela Coordenadora. 3.2. PROAP - 2020: Alterações em rubricas (Documento Nº 2091238 - Processo SEI Nº 23117.030151/2020-32). A professora Adriane informou que a reitoria permitiu a mudança de rubricas, visto que os recursos destinados aos eventos presenciais poderão não ser utilizados nesse ano de 2020 devido a pandemia. Diante dessa conjuntura, é possível alterar a destinação dos recursos. O Colegiado propôs que seja enviado um e-mail de consulta aos docentes para saber as demandas existentes para avaliar quais as necessidades que poderão ser atendidas com os recursos do PPGMQ. Dentre os gastos do PPGMQ, foi proposto a compra de dois notebooks para o PPGMQ, que já estão disponíveis no catálogo da PROPLAD-UFU, o que torna a compra facilitada por não ter que fazer orçamento e entrar no sistema de pregão. Foi ressaltado que esses dois notebooks poderão atender tanto a Secretaria do PPGMQ, quanto os discentes que necessitarem desse material. Foi proposto também que parte do recurso PROAP seja destinado ao custeio de transporte. 3.3. Solicitação de auxílio financeiro para realização de pesquisa. Solicitante: Prof. Dr. Marcio Ricardo Salla. Processo SEI Nº: 23117.032343/2020-83. Após a discussão do item acima, bem como a exposição da solicitação do professor Marcio, o Colegiado decidiu que a solicitação poderá ser atendida apenas em transporte de carro oficial, caso a haja autorização da mudança de rubrica junto às instâncias superiores da UFU. Vale ressaltar também que as outras demandas, apresentadas após a consulta aos docentes do PPGMQ, deverão ser levadas em consideração para o atendimento dessa solicitação. 3.4. Solicitação de auxílio financeiro para participação em evento. Solicitante: FRANCIELY MUNIS SANTANA (Matrícula: 12012MQA004). A solicitação, a princípio, foi negada, visto que não se sabe se haverá a realização de eventos presenciais. Assim, conforme discutido no item 3.2, os recursos do PPGMQ, serão destinados às demandas que serão levantadas junto ao PPGMQ, como por exemplo, custeio de transporte oficial para realização de pesquisas. 3.5. Aprovação da documentação e indicação da banca de Defesa da discente LORRANY MARINS MOTA. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Samara Carbone (orientadora); Prof. Dr. Roberto Terumi Atarassi (UFU); Prof.ª Dr.ª Milena Ponczek (USP); e Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães (UFU - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.032572/2020-06. Após a apresentação da solicitação, o Colegiado aprovou a indicação de banca. Por se tratar da mesma natureza de assunto, os dois itens de pauta seguintes (3.6 e 3.7) foram discutidos em conjunto. 3.6. Impacto da Portaria nº 20/2020 FAPEMIG - Prorrogação de Bolsas de Mestrado e Doutorado/COVID-19 nas bolsas do PPGMQ e 3.7. Impacto do Ofício Circular nº 20/2020-CGSI/DPB/CAPES - Prorrogação de Bolsas de Mestrado e Doutorado/COVID-19 nas bolsas do PPGMQ. A Coordenadora explicou que o os três meses de dilação de bolsa será um período que seria destinado à concessão de bolsa da próxima turma de discentes ingressantes. Mas, tendo em vista que não há previsão de ingresso, faz-se necessário atender as demandas atuais. A Coordenadora destacou que, de forma geral, as solicitações enviadas ao Colegiado são pertinentes, pois apresentam que de fato que o período de pandemia tem prejudicado o desenvolvimento das pesquisas. Assim, o Colegiado aprovou a solicitação de dilação das bolsas de todos os bolsistas que apresentaram suas justificativas. 3.8. Retomada de atividades remotas na pós-graduação. A Coordenadora, explicou que após a reunião do CONPEP, se for autorizada as atividades remotas o PPGMQ deverá se posicionar. Em consulta à este Colegiado entende-se que deve-se votar favoravelmente a retomada de atividades de forma remota. Assim já foi enviado email para organização de planos de atividades emergenciais. Caberá ao Colegiado enviar à DIRAC quais as disciplinas que serão ofertadas remotamente. O calendário de atividades emergenciais será de agosto a dezembro de 2020. Ressaltou que os docentes não são obrigados a ofertarem disciplinas nesse período de atividades emergenciais, nem os discentes de aceitar atividades remotas (visto que trata-se de um programa presencial). A proposta foi que após o levantamento feito com os docentes do PPGMQ, a Coordenação realize uma conversa com os discentes para explicar quais as ações foram apresentadas pelos docentes. Foi proposto também que seja estabelecido o mínimo de discentes por turma para ofertar as disciplinas. Diante da atual conjuntura, foi acertado que as matrículas deverão ser reabertas, conforme será acordado com a DIRAC. Será realizado um trabalho motivacional para retomada das atividades dentro do período emergencial. 3.9. Outros. A) Definição de projeto à ser incluído no projeto de mestrado MAI/DAI CNPq. Até a próxima segunda-feira (22/06/2020) o PPGMQ deverá enviar à PROPP uma proposta para pleitear uma bolsa de pesquisa. Diante da atual conjuntura e da urgência do envio do retorno junto à PROPP, o Colegiado achou prudente enviar a proposta do professor Lucas, pois atende todos os requisitos do edital e segundo o entendimento dos membros, tem uma chance maior de ser contemplada com uma bolsa, em função de exestir um histórico de Pesquisa e desenvolvimento linkado com o PPGMQ. Às 11h e 13 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Marília Christina Arantes Melo, na qualidade de Secretária, pela Presidente, pelos membros. Uberlândia-MG, 18 de junho de 2020.

 

Adriane de Andrade Silva

Fábio Augusto do Amaral

Ingrid da Silva Pacheco

Lucas Carvalho Basilio de Azevedo

Samara Carbone

Sheila Cristina Canobre

Marília Christina Arantes Melo (Secretária do PPGMQ)


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Documento assinado eletronicamente por Marília Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 19/06/2020, às 11:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Membro de Colegiado, em 22/06/2020, às 09:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 20/07/2020, às 09:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sheila Cristina Canobre, Membro de Colegiado, em 22/07/2020, às 21:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucas Carvalho Basílio de Azevedo, Membro de Colegiado, em 28/07/2020, às 10:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Samara Carbone, Membro de Colegiado, em 05/08/2020, às 09:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ingrid da Silva Pacheco, Membro de Colegiado, em 12/08/2020, às 09:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.030151/2020-32 SEI nº 2088210