UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

CGO033

Período/Série:

7

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

75

Total:

120

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Adriano R. De La Fuente

Ano/Semestre:

1/2021 

Observações:

Resolução CONGRAD 25/2020: O semestre será reposição de 2021-1. A Carga Horária prática será realizada via Ensino Remoto. Serão utilizadas as plataformas Conferencia Web - RNP. Atendimento aos discentes poderão ser agendados pelo e-mail adrianodelafuente@ufu.br

 

EMENTA

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia do Ensino Médio. O cotidiano escolar nos espaços educativos do Ensino Médio. Conteúdos programático e diretrizes metodológicas de Geografia.

JUSTIFICATIVA

Justifica-se a importância do Estágio para que o trabalho desse futuro profissional da Geografia possa transformar, pelo ensino, a realidade da escola e dos sujeitos nela envolvidos, com vistas à formação de cidadãos autônomos, conscientes e comprometidos com a Ciência em geral, com a Geografia em particular e com a sociedade.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino e a aprendizagem de Geografia no Ensino Médio, bem como o cotidiano escolar nestas séries, com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo.

Objetivos Específicos:

- Analisar as propostas contidas na Base Nacional Comum Curricular de Geografia para o Ensino Médio, bem como as diretrizes Estaduais e Municipais para este mesmo nível;
- Analisar a proposta para o ensino de Geografia no Ensino Médio, contemplada no Projeto Pedagógico da(s) escola(s);
- Conhecer o cotidiano escolar do ensino de Geografia no Ensino Médio;
- Diagnosticar a realidade escolar do ensino de Geografia no Ensino Médio.
- Refletir sobre a prática docente no ensino de Geografia do Ensino Médio e sua importância para a construção da cidadania.
 

PROGRAMA

- A questão teórico-metodológica no ensino da geografia escolar no ensino médio;
- O cotidiano escolar nos espaços educativos do ensino médio.
- Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia.

METODOLOGIA

6.1 As aulas, referentes ao tempo teórico da disciplina, baseadas em plataformas digitais serão dialogadas e participação, em que o professor e os alunos são os sujeitos da educação. O início da disciplina se dará por meio de uma discussão teórica inicial, onde serão abordados aspectos sobre a contextualização teórica. Um segundo momento será realizado por meio de orientações em relação a construção do Relatório. Em terceiro momento se dará com a entrega do relatório final. A disciplina ocorrerá de forma não presencial, cujos processos de ensino e aprendizagem serão mediados excepcionalmente pelo uso das TDICs (Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação). Dentre as possibilidades metodológicas estão as que respeitam o exposto em legislação UFU, sendo atividades síncronas e assíncronas. A prática pedagógica se realiza coletivamente onde as vivências e conhecimentos empíricos são trabalhados na construção do conhecimento acadêmico e nos processos das aprendizagens essenciais, enquanto direito do estudante e para o exercício da docência. As aulas, referentes ao tempo teórico da disciplina, baseadas em plataformas digitais serão dialogadas e participativas, em que o professor e os alunos são os sujeitos da educação. 

6.2 Os estudantes receberão na primeira aula link da pasta com as referências que serão utilizadas, assim como demais Links de atividades síncronas para acesso às as atividade via plataforma . Cada encontro contará com 2 a 4 horários de atividades de discussão, debate dos textos, atendimentos, orientações e preparação de atividades a serem realizadas nas escolas totalizando 75h de atividades síncronas. As atividades síncronas acontecerão em data e horário previamente definido iniciando às 08:00 no Matutino e as 19h  no Noturno. Atividades assíncronas: leitura dos textos; produção de fichamentos; realização de prova consultiva, preparação de atividades a serem aplicadas nas aulas em laboratórios remotos. Caso ocorra prova escrita, esta será enviada pelo e-mail, com prazo de 15 dias para ser entregue, os/as estudantes farão em suas residências de modo consultivo conforme materiais trabalhados, e retornarão pelo mesmo e-mail. 

6.3 O docente não autoriza gravação das atividades síncronas, nem em formato de áudio nem em formato de vídeo, tendo seus direitos autorais resguardados. As atividades serão corrigidas, devolvidas aos/às estudantes, ficarão arquivadas com o docente e, ao final do período de oferta da disciplina, no calendário emergencial de atividades remotas, o docente encaminhará pasta ao colegiado com atividades realizadas e entregues pelos discentes e lista com aproveitamento ou não bem como as notas atribuídas. A frequência será atribuída considerando a presença nas atividades síncronas e realização das atividades assíncronas.

6.4 Atividades: Literatura previamente indicada (livros, capítulos de livros, artigos de revistas ou coletâneas) nas referências; Computador e celular smart fone, vídeos, documentários e demais materiais audiovisuais; Aulas expositivo-dialogadas; Vídeo aulas; Oficinas temáticas/Aulas em/de Geografia (sob a responsabilidade dos estagiários); Debates; Informes/Narrativas; Palestras, etc.

- Não serão pontuadas atividades que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada, deverá seguir as normas de citação da ABNT. 
- Não serão pontuadas atividades que não forem entregues na data estabelecida. 

Observação I: Disciplina a ser ofertada ao período na modalidade de ensino remoto, referente ao semestre 1/2021/Ano Civil 2022. A disciplina foi aprovada no Colegiado do Curso a ser ofertada integralmente no formato remoto, de acordo com a RESOLUÇÃO No 25/2020, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO. De modo que, adaptações foram feitas na ementa e no programa para que a disciplina seja ofertada. O Estágio será realizado em formato remoto no ensino médio, os alunos trabalharão em equipes. A ementa sofreu alteração com aprovação do colegiado do curso de Geografia e anuência do NDE. Toda a parte teórica dos Estágios Supervisionados III será condensada nessa etapa e a parte prática, nesse momento, será desenvolvida em equipes no formato remoto nas escolas, uma vez que, a UFU encontra-se em atividades remotas. As equipes desenvolverão projetos de acordo com as demandas das escolas, trabalhando no reforço e auxílio com os estudantes. 

Observação II: As aulas e seus respectivos conteúdos constituem, em uma propriedade intelectual, que encontra regulamentação na Lei 9.610 de 1998 e tem por objeto a proteção de obras intelectuais e direitos autorais, não podendo ser apropriados por terceiros sem o devido referenciamento; a gravação das aulas on-line, filmagens e fotografias destas, só poderá ocorrer com a autorização por escrito por parte do(a) professor(a) e demais discentes matriculados na disciplina; está proibido o acesso de terceiros às aulas desta disciplina (não alunos e de alunos não matriculados), caso ocorra, a aula será encerrada imediatamente e continuará em outra plataforma de webconferência e o caso será relatado às instâncias institucionais da Universidade para as devidas providências legais; o calendário do semestre letivo 2021.1 está regulamentado pela UFU, assim como a quantidade de dias/semanas letivos, portanto, a carga horária da disciplina será adequada a esse calendário.
 

AVALIAÇÃO

7.1. Atividades síncronas e assíncronas - 50,0 

7.2 Relatório de Estágio - 50,0 

7.3 O cumprimento das atividades estabelecidas no Regulamento de Estágios do Curso de Licenciatura em Geografia, com observância do desempenho, disponibilidade, comprometimento e responsabilidade para com as tarefas individuais e grupais, e, especialmente: Frequência às aulas e demais atividades remotas; Elaboração de informes e relatórios escritos; Prova consultiva; Participações comprometidas nas exposições dialogadas, seminários/discussões propostos durante as aulas remotas; Organização de planos de aula; Leitura e discussão de artigos, capítulos de livros, documentários e filmes; Construção de conteúdos de aula multimídia como vídeos, blogs, podcast, etc.; Práticas de docência realizados em modalidade virtual ou não presencial, a distância em aulas síncronas ou por aulas gravadas; Resolução de questionários, enquetes e outros exercícios propostos; Confecção e apresentação do relatório de estágio devidamente organizado conforme normas de estágio; Demais exercícios de trabalhos coletivos, individuais e inter/transdisciplinares com a respectiva demonstração por meio das plataformas digitais. Encontros síncronos para debate dos textos e documentos, orientações e preparação de atividades acontecerão semanalmente. 

7.4 Os relatórios de estágio deverão ser realizados em etapas conforme orientação durante o período síncrono, e a entrega da versão final em data estabelecida conforme orientação docente. Portanto, os/as estudantes receberão orientações para o estudo dirigido dos textos, bem como para a realização das atividades a serem aplicadas nas aulas em formato remoto, totalizando 45h, as quais, distribuídas em: Atendimentos aos estudantes: atendimento aos estudantes da disciplina durante o período de oferta, utilizando o mesmo link de acesso e acontecerá conforme demanda. Preparação das atividades e correção das atividades a serem trabalhadas nas escolas e orientações e redação do relatório final de estágio III.

BIBLIOGRAFIA

8.1 Básica

BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.
PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
REGO, Nelson et al. (org.) Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: ARTMED, 2007.
VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006.

8.2 Complementar

BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.
CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. 
CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e proposta. São Paulo: Cortez, 2007.
NAPOLITANO, Marco. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
______. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.
SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006
 

8. 3 Bibliografia complementar digital sugerida para o ensino remoto 

1. BARBOSA, Maria Edivani Silva; ROCHA, Luzianny Borges. Estágio supervisionado em geografia: oportunidade de reflexão sobre o espaço escolar. Endipe, v. 17, p. 1-5, 2014. Disponível em: hƩps://bit.ly/3oDBpAs

2. CACETE, N. H. Formação do professor de geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 17, n. 2, p. 3-11, 31 jul. 2015. Disponível em: hƩps://bit.ly/39HcTKw
3. CAVALCANTI, L. de S. Formação de professores: concepções e práticas em Geografia/Dalva E. Gonçalves Rosa ... [et al.] – Goiânia: E. V., 2006. 151 p. Disponível em: <hƩps://cuƩ.ly/lfzJ9T8>. Acesso em: 01 de set. de 2021.
4. DE ALENCAR, J. J; SARAIVA E S, J. Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 9, núm. 18, 2018. Disponível em: <hƩps://cuƩ.ly/EfzLscX>. Acesso em: 01 de set. de 2020
5. DE OLIVEIRA MARQUES, Ana Carolina. Cartografia e direitos humanos na escola pública–novas práticas no estágio supervisionado em geografia na UEG-UNU Itapuranga (GO). Caminhos de Geografia, p. 210-221, 2020. Disponível em: hƩps://bit.ly/36z2Zsr
6. DE OLIVEIRA SOUZA, Carla Juscélia; LUCAS, Taiza de Pinho Barroso. Inclusão de Laboratórios de Geografia na vivência do Estágio Supervisionado: uma experiência em processo. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 2, n. 3, p. 41-54, 2012. Disponível em: hƩps://bit.ly/3tkpCKS
7. DOS SANTOS, Ivaneide Silva; STRAFORINI, Rafael. Estágio supervisionado em Geografia: questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação. Terra Livre, v. 2, n. 51, p. 292-324, 2019. Disponível em: hƩps://bit.ly/2MOegOD
8. SANTOS, W. T. P. dos & COMPIANI, M. Operacionalização da prática de ensino e do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em geografia nas universidades estaduais paranaense diante das reformulações curriculares. In Guairacá., nº 24, Guarapuava, PR, 2008. Disponível em: hƩps://bit.ly/39J6ONC 
9. MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; TONINI, Ivaine Maria. A importância do estágio supervisionado em Geografia na construção do saber/fazer docente. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 20, n. 3, p. 98-106, 2016. Disponível em: hƩps://bit.ly/3oMjfwp
10. PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T (Orgs.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011. Disponível em: hƩps://bit.ly/3oDHBII
11. PONTUSCHKA, N. N.; BITTENCOURT, C. M. F.; NADAL, E.; KULCSAR, R. O “estudo do meio” como trabalho integrador das práticas de ensino. Boletim Paulista de Geografia, n.70. Disponível em <hƩps://cuƩ.ly/dfzLdDK>. Acesso em 01 de set. de 2020.
12. SILVA, Maria do Socorro Sousa e; OLIVEIRA, Adeliane Vieira de; NEGREIROS, Jaqueline Gomes de. Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de. Avaliação: Processos e Políticas. Campina Grande: Realize eventos, 2020. Disponível em: hƩps://bit.ly/3cAfZSf

13. VALLERIUS, Daniel Mallmann; MOTA, Hugo Gabriel; DOS SANTOS, Leovan Alves. O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia: Múltiplos Olhares. Paco e LiƩera, 2019. Disponível em: hƩps://bit.ly/3tmgFAP
14. VERRI, J. B.; ENDLICH, A. M. A utilização de jogos aplicados no Ensino de Geografia. Revista percurso. Maringá, v. 1, n. 1. p, 65-83, 2009. Disponível em: <periódicos.uem.br>. Acesso em: 01 de set. de 2020.
 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Adriano Rodrigues de Souza de La Fuente, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/11/2021, às 09:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3170265 e o código CRC C939ADCC.




Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 SEI nº 3170265