UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39042

COMPONENTE CURRICULAR:

                        Escola de Frankfurt

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                      Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                       INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

 

Analisar criticamente a abordagem sociológica dos frankfurtianos sobre a sociedade contemporânea, mais
especificamente sobre o tema da Indústria Cultural e da Ideologia. Busca-se a compreensão das concepções
dos teóricos ligados à Escola de Frankfurt com seus fundamentos, implicações, limites e problemas dentro
das diferentes abordagens contemporâneas.

 

Ementa

Teoria crítica: histórico e fundamentação de uma nova compreensão das teorias marxistas no século XX.
Ideologia e Indústria Cultural. Contribuições e limites dos pensadores que fizeram parte da Escola de
Frankfurt.

 

PROGRAMA

 

1. História da formação da Escola de Frankfurt
1.1. Frankfurtianos e os clássicos da Sociologia
1.2. Teoria Crítica: temas e autores


2. Indústria Cultural e Ideologia
2.1. Cultura e cultura de massas
2.2. Ideologia e Cultura
2.3. Diagnósticos dos frankfurtianos frente à consolidação da ordem e sua crítica


3. Abordagem de Pensadores Frankfurtianos
3.1. Apresentação e análise das propostas de Horkheimer, Adorno, Benjamim, Marcuse, Fromm, Habermas

4. Repercussão da Teoria Crítica no Brasil

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
1985.


BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo.
Brasiliense, 2012.


FREITAS, B. A teoria crítica: ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1990.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

BENJAMIN, Walter. A modernidade e os modernos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.


MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. Lisboa: Edições 70, 1999.


___________. Cultura e psicanálise. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.


MATOS, Olgária C. F. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. 2. ed. São Paulo: Moderna,
2006.


ORTIZ, R. A escola de Frankfurt e a questão da cultura. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 1, n. 1.
jun 1986.


ROUNET, S.P. Teoria crítica e psicanálise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1989.


WIGGERSHAUS, Rolf. A escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico, significação política. Rio
de Janeiro: DIFEL, 2002.

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1829967