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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
2023/2º |
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Observações: |
Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024
Horário da disciplina: Turma F: Segunda-feira das 08 h às 11:30 h Turma G: Segunda-feira das 19 h às 22:30 h |
EMENTA
Epistemologia da Educação Ambiental e os antecedentes históricos. As relações entre a sociedade e a natureza. Educação Ambiental: possibilidades e limites do processo educativo frente às questões ambientais. Educação no processo de gestão ambiental. Operacionalização das atividades em Educação Ambiental. Tendências e perspectivas para educação ambiental em diferentes contextos educativos Organização e orientação para a elaboração e apresentação de Projetos em Educação Ambiental.
JUSTIFICATIVA
Os diferentes problemas vivenciados atualmente exigem um (re)pensar e um (re)fazer com relação às bases de sustentação do Planeta. Não resta outra alternativa que não seja reconhecer a existência dos limites biológicos e físicos da natureza, a fragilidade humana e sua vulnerabilidade e assim buscar caminhos rumo à sustentabilidade. Nesse sentido, é fundamental para o futuro geógrafo compreender que mudança de paradigma acontecerá se ocorrer mudança de valores e atitudes para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária, uma sociedade construída com base em princípios de justiça social, participação e sustentabilidade ambiental.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Analisar os diferentes problemas socioambientais contemporâneos, buscando compreender sua intensificação como decorrência do processo histórico de constituição das sociedades. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Concepções sobre meio ambiente.
As diversas faces da questão ambiental.
A história social das relações com a natureza
Repensando as relações entre sociedade e natureza
Histórico e contextualização da educação ambiental.
Educação Ambiental e sustentabilidade
Meio ambiente, educação e Universidade
Educação ambiental e o ensino superior brasileiro
Conceitos sobre educação ambiental
Modalidades da educação ambiental - princípios, filosofia e práticas pedagógicas.
PNMA; PNRH; PNEA; PNRS
Educação Ambiental e as diversas mídias (escrita, falada e digital).
Projetos de Educação Ambiental e gestão ambiental no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão.
TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( x) NÃO |
METODOLOGIA
O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição dos temas relacionados a Educação Ambiental por meio de: aulas expositiva-dialogadas, debates, leituras, seminários, dinâmicas de grupo, produções escritas e atividades diversas que serão desenvolvidas pelos alunos, sob a orientação da professora.
Compõe-se, também essa a proposta metodológica, o atendimento individual durante o processo de desenvolvimento do curso, objetivando um melhor aproveitamento por parte do estudante.
Os recursos didáticos serão: livros textos, jornais, revistas especializadas, internet, data show e outros disponíveis.
Material disponível no drive: https://drive.google.com/drive/folders/1xrm_Bx_Rj2D1uxoGkWkh4PSix3bMD5_s
6.1 - Cronograma de atividades semanais
SEMANA |
ATIVIDADES TEÓRICAS |
ATIVIDADES PRÁTICAS |
I |
Apresentação do Plano de Ensino |
Leitura de material complementar |
II |
Contextualização da Natureza, do Ambiente e Meio Ambiente |
Levantamento de informações |
III e IV |
Ética Antropcêntrica |
Leitura de material complementar |
IV |
Elaboração do projeto de intervenção |
Leitura de material complementar |
V e VI |
Políticas Ambientais |
Levantamento de informações |
VII |
Consumismo no século XXI |
Leitura de material complementar |
VIII |
A Universidade e a sociedade: contribuições da EA |
Leitura de material complementar |
IX |
EA e suas possibilidades |
Leitura de material complementar |
X |
A EA e as Inteligências Múltiplas |
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XI |
Apresentação do Projeto |
Leitura de material complementar |
XII |
Avaliação Individual |
Leitura de material complementar |
XIII |
Apresentação dos resultados da execução do projeto |
Levantamento de informações |
XIV |
Apresentação dos resultados da execução do projeto |
Levantamento de informações |
XV a XVII |
Considerações finais |
Leitura de material complementar |
AVALIAÇÃO
Será adotado um modelo de avaliação formativa e continuada em que serão considerados aspectos inerentes à participação do aluno a partir da realização das atividades avaliativas. As atividades propostas serão avaliadas considerando critérios de (i) pertinência e adequação ao tema abordado, (ii) domínio da escrita acadêmica (coerência, coesão, criticidade, riqueza e adequação vocabular) e organização estrutural da atividade solicitada (iii) capacidade argumentativa (consistência das informações levantadas).
Tipo de avaliação |
Data da Avaliação |
Valor |
Avaliação individual e sem consulta |
Semana XII |
40 |
Projeto de Intervenção; Plano de gestão ambiental ou documentário (grupo)
Trabalho escrito 20,0 Apresentação 5,0 |
Semanas XIII e XVI |
30
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Atividades diversas (individual ou dupla) Semana IV Semana V Semana VI Semana XII |
Durante o semestre |
30 |
Recuperação |
22/4/2024 |
100 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Prova |
A definir |
100* |
*Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
BAUMAN, Zygmunt. O segredo mais bem guardado da sociedade de consumo. In: ______Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. RJ: Jorge Zahar Ed., 2008. p.7-35
BRÜGGER, P. Educação ou adestramento Ambiental? Argos Editora Universitária. Chapecó: Florianópolis. 2004.
GRÜN. M. O cartesianismo. ________. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 15-61.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. Tradução: Sandra Valenzuela. Orth. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SORRENTINO, M. Desenvolvimento sustentável e participação: algumas reflexões em voz alta. In: LOUREIRO, C. F. B., LAYRARGUES, P. P. , CASTRO, S. de C. (org) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.69-98
Complementar
BATISTA, M. do S da S. Educação Ambiental no Ensino Superior. Curitiba: Appris, 2017.
HARARI, Y. N. A revolução científica. In: _______. Trad. Janaina Marcoantonio. 30.ed. Porto Alegre: L&PM,
2017. p.257-426.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
LEFF, E. Saber ambiental. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2001.
LOUREIRO, C. F. B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/01/2024, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5015350 e o código CRC 829AC758. |
Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015350 |