UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Telefone: 34-3239-4169 - Bloco 1H01
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU33801

Período/Série:

6º período

Turma:

F e G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

(   )

Professor(A):

MARIA BEATRIZ JUNQUEIRA BERNARDES

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma F: Segunda-feira das 08 h às 11:30 h

Turma G: Segunda-feira das 19 h às 22:30 h

 

EMENTA

Epistemologia da Educação Ambiental e os antecedentes históricos. As relações entre a sociedade e a natureza. Educação Ambiental: possibilidades e limites do processo educativo frente às questões ambientais. Educação no processo de gestão ambiental. Operacionalização das atividades em Educação Ambiental.  Tendências e perspectivas para educação ambiental em diferentes contextos educativos Organização e orientação para a elaboração e apresentação de Projetos em Educação Ambiental.

 

JUSTIFICATIVA

Os diferentes problemas vivenciados atualmente exigem um (re)pensar e um (re)fazer com relação às bases de sustentação do Planeta. Não resta outra alternativa que não seja reconhecer a existência dos limites biológicos e físicos da natureza, a fragilidade humana e sua vulnerabilidade e assim buscar caminhos rumo à sustentabilidade. Nesse sentido, é fundamental para o futuro geógrafo compreender que mudança de paradigma acontecerá se ocorrer mudança de valores e atitudes para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária, uma sociedade construída com base em princípios de justiça social, participação e sustentabilidade ambiental.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar os diferentes problemas socioambientais contemporâneos, buscando compreender sua intensificação como decorrência do processo histórico de constituição das sociedades.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a epistemologia da educação ambiental.

  • Discutir problemas ambientais e sociais da atualidade, assim como ações possíveis para a construção da cidadania em busca da sustentabilidade.

  • Refletir sobre o papel da Universidade no âmbito da sociedade atual.

  • Oferecer um panorama geral da educação ambiental, seu histórico, sua abrangência, suas modalidades e políticas ambientais.

  • Contribuir para situar os estudantes no que se refere as propostas e desafios que se apresentam na constituição das práticas de educação ambiental e gestão ambiental.

PROGRAMA

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( x) NÃO

 

 

METODOLOGIA

O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição dos temas relacionados a Educação Ambiental por meio de: aulas expositiva-dialogadas, debates, leituras, seminários, dinâmicas de grupo, produções escritas e atividades diversas que serão desenvolvidas pelos alunos, sob a orientação da professora.

Compõe-se, também essa a proposta metodológica, o atendimento individual durante o processo de desenvolvimento do curso, objetivando um melhor aproveitamento por parte do estudante.

Os recursos didáticos serão: livros textos, jornais, revistas especializadas, internet, data show e outros disponíveis.

Material disponível no drive: https://drive.google.com/drive/folders/1xrm_Bx_Rj2D1uxoGkWkh4PSix3bMD5_s

 

6.1 - Cronograma de atividades semanais

SEMANA

ATIVIDADES TEÓRICAS

ATIVIDADES PRÁTICAS

I

Apresentação do Plano de Ensino

Leitura de material complementar

II

Contextualização da Natureza, do Ambiente e Meio Ambiente

Levantamento de informações

III e IV

Ética Antropcêntrica

Leitura de material complementar

IV

Elaboração do projeto de intervenção

Leitura de material complementar

V e VI

Políticas Ambientais

Levantamento de informações

VII

Consumismo no século XXI

Leitura de material complementar

VIII

A Universidade e a sociedade: contribuições da EA

Leitura de material complementar

IX

EA e suas possibilidades

Leitura de material complementar

X

A EA e as Inteligências Múltiplas

 

XI

Apresentação do Projeto

Leitura de material complementar

XII

Avaliação Individual

Leitura de material complementar

XIII

Apresentação dos resultados da execução do projeto

Levantamento de informações

XIV

Apresentação dos resultados da execução do projeto

Levantamento de informações

XV a XVII

Considerações finais

Leitura de material complementar

AVALIAÇÃO

Será adotado um modelo de avaliação formativa e continuada em que serão considerados aspectos inerentes à participação do aluno a partir da realização das atividades avaliativas. As atividades propostas serão avaliadas considerando critérios de (i) pertinência e adequação ao tema abordado, (ii) domínio da escrita acadêmica (coerência, coesão, criticidade, riqueza e adequação vocabular) e organização estrutural da atividade solicitada (iii) capacidade argumentativa (consistência das informações levantadas).

 

Tipo de avaliação

Data da Avaliação

Valor

Avaliação individual e sem consulta

Semana XII

40

Projeto de Intervenção; Plano de gestão ambiental ou documentário (grupo)

 

Trabalho escrito 20,0

Apresentação 5,0

 

Semanas XIII e XVI

 

30

 

Atividades diversas (individual ou dupla)

Semana IV

Semana V

Semana VI

Semana XII

 

Durante o semestre

 

30

Recuperação

22/4/2024

100

 

         

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

 

Prova

 

A definir

 

100*

 

*Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BAUMAN, Zygmunt. O segredo mais bem guardado da sociedade de consumo. In: ______Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. RJ: Jorge Zahar Ed., 2008. p.7-35

BRÜGGER, P. Educação ou adestramento Ambiental? Argos Editora Universitária. Chapecó: Florianópolis. 2004.

GRÜN. M. O cartesianismo. ________. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 15-61.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. Tradução: Sandra Valenzuela. Orth. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SORRENTINO, M. Desenvolvimento sustentável e participação: algumas reflexões em voz alta. In: LOUREIRO, C. F. B., LAYRARGUES, P. P. , CASTRO, S. de C. (org) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.69-98

 

Complementar

BATISTA, M. do S da S. Educação Ambiental no Ensino Superior. Curitiba: Appris, 2017.

HARARI, Y. N. A revolução científica. In: _______. Trad. Janaina Marcoantonio. 30.ed. Porto Alegre: L&PM,

2017. p.257-426.

GUIMARÃES, M.  A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.

LEFF, E. Saber ambiental. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2001.

LOUREIRO, C. F. B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024

 


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Documento assinado eletronicamente por Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/01/2024, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015350