|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31506 |
COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 45h |
CH TOTAL: 105h |
OBJETIVOS
Acompanhar e estudar experiências de ensino de História no Ensino Fundamental em escolas da Educação Básica na rede pública de ensino.
Investigar a organização da prática docente na escola, identificando espaços do trabalho: sala de aula, secretaria, colegiado, núcleos de apoio e projetos institucionais.
Debater a relação entre universidade, escola e sociedade.
Conhecer e problematizar as práticas pedagógicas atuais voltadas para o Ensino Fundamental.
Refletir sobre diferentes experiências de ensino que interfiram no processo de construção do pensamento e conhecimento histórico, suscitando novas problemáticas, abordagens e/ou métodos.
Articular o conhecimento histórico com as especificidades da prática de ensino no processo de ensino-aprendizagem, considerando conteúdos curriculares, estágios de desenvolvimento, contexto social de estudantes e professores, dentre outros fatores.
Conhecer as relações entre a formação do professor, os problemas conceituais da História, as noções de tempo histórico e de espaço, posicionamentos didáticos e historiográficos, políticas públicas, currículos e avaliação relativos ao Ensino Fundamental.
Ementa
O ensino de História: trabalho docente, relação pedagógica professor-aluno, organização escolar. Prática de estágio supervisionado: acompanhamento e estudo do processo pedagógico, de programas curriculares do Ensino Fundamental, vivência do espaço de escolas públicas.
PROGRAMA
Políticas educacionais no Brasil: sociedade, educação e conhecimento.
Legislação, conceitos e projetos para o Ensino Fundamental no Brasil.
Currículo de História para o Ensino Fundamental.
Escola pública e prática docente em História no Ensino Fundamental: acompanhamento e reflexão.
Metodologias e didáticas para História no Ensino Fundamental.
Formação de professores e cidadania.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Ensino fundamental: conteúdos, metodologias e práticas. Campinas, SP: Alínea, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BITTENCOURT, Circe (Org.). Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, c2005.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.
FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar e aprender história: formação, saberes e práticas educativas. Campinas: Alínea, 2009.
FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1990.
aprovação
|
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1735590 e o código CRC A41D0B4B. |
Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1735590 |