UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História da Química

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

GQI112

Período/Série:

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Fernanda Monteiro Rigue

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Período Letivo 2021/2 – Resolução nº. 25/2020 e suas atualizações, pela Resolução CONGRAD nº 11/2021, de 13/05/2021, Resolução CONGRAD nº 16, de 21/06/2021 e Resolução CONGRAD nº 38, de 14/02/2022 do Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia - 02 de maio de 2022 a 20 de agosto de 2022.

 

EMENTA

1. Pré-História.

2. As artes químicas dos povos antigos.

3. As primeiras teorias gregas sobre a natureza da  matéria.

4. Alquimia.

5. A Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII.

6. Química nos Séculos XVI e XVII.

7. Química no Século XVIII.

8. Lavoisier.

9. Química no Século XVIII e XX.

10. Química no Brasil.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de História da Química justifica-se pela necessidade de conhecer, refletir e tensionar como a Química se situou ao longo da história da humanidade. Ao mesmo tempo, como o conhecimento químico transformou-se com o passar dos tempos e acontecimentos. O estudo desse processo histórico é de suma importância para a trajetória de constituição dos/as futuros/as professores/as-pesquisadores/as em processo de formação inicial docente, já que o acesso a esses saberes viabiliza pensar a História da Química também como importante aliada para ação pedagógica na sala de aula, conhecendo e reconhecendo as concepções da Química em diferentes épocas, ao mesmo tempo em que se produz uma importante ferramenta para a humanização do ensino.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer aos estudantes uma visão de como a química se situa na história da humanidade e de como, ao  longo dessa história, seus conceitos se transformaram.

Objetivos Específicos:

Discutir com os alunos as grandes etapas na evolução do conhecimento científico, mostrar como essas etapas se situam no momento sócio-econômico e educacional, levando-os a refletir sobre a construção do conhecimento científico ao longo da história e suas implicações na prática educacional.

PROGRAMA

1. Pré-História: Visão geral, Oriente próximo (8000 aC - 4000 aC), Povoamento da América e do Brasil, Pigmentos em pinturas rupestre brasileiras.

2. As artes químicas dos povos antigos: Visão histórica geral, Perfumaria na Babilônia, Sabões, Corantes, Vidro.

3. Metalurgia: Ouro, cobre, bronze, ferro e os mitos da metalurgia.

4. As primeiras teorias gregas sobre a natureza da matéria: Leucipo, Demócrito, Epicuro, Platão e Aristóteles, os elementos e a substância em Aristóteles.

5. Alquimia: na Índia, na China, entre os Árabes, na Europa Medieval e o desenvolvimento da Iatroquímica.

6. A Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII.

7. Química nos Séculos XVI e XVII.

8. Lavoisier.

9. Química no Século XVIII a XX.

10. Química no Brasil.

METODOLOGIA

Atividades presenciais (30 aulas - ocorrerão às sextas-feiras (20:50horas–22:30horas)) compostas por: Aulas expositivas e dialogadas, calcadas na dialogicidade. Nesses momentos de aula presencial haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura e debate de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a exibição de vídeos sobre a História da Química que trarão aspectos importantes para reflexão dos/as discentes, bem como a socialização das atividades avaliativas elaboradas pelos/as mesmos/as. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; notebook; data-show; caixa de som; livros didáticos e paradidáticos; entre outros.

Atividades remotas-assíncronas (complementares para cumprimento das 30 horas) (6 aulas) compostas por: estudos, leituras e construção de resenhas de textos previstos na bibliografia básica e complementar, bem como realização de atividades avaliativas. Estas atividades serão depositadas, acessadas e socializadas na plataforma Microsoft Teams em datas pré-estabelecidas com a turma (a qual oferece todas as ferramentas que os/as estudantes necessitam para enviar tarefas e atividades requisitadas). Para isso, é primordial que os/as estudantes matriculados/as tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma. Todas as atividades remotas-assíncronas deverão ser realizadas individualmente por cada estudante.

AVALIAÇÃO

Os/as discentes serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo das atividades da disciplina. Ademais, a avaliação acompanhará o próprio processo e evolução com as leituras, escritas, conversações e seu modo de agir diante das provocações da disciplina, percebendo seu interesse, envolvimento e responsabilidade. Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:

1) Elaboração e apresentação de seminários: 40 pontos.

2) Elaboração de resenhas: 30 pontos.

3) Entrega do Portfólio discente envolvendo reflexões acerca das ações/aprendizagens vivenciadas na disciplina: 30 pontos.

Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, implicará em nota 0 (zero).

Será considerado aprovado o aluno que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e/ou a frequência for inferior a 75%, o aluno poderá fazer um exame final, no valor de 100 pontos, o qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o aluno será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABDALLA, M. C. B. Bohr: o arquiteto do átomo. 2ª ed. São Paulo, Editora Odysseus, 2006.

FARIAS, R. F. História da Alquimia. Campinas, Editora Átomo, 2007.

FARIAS, R. F. Para Gostar de Ler a História da Química. 2ª ed. Campinas, Editora Átomo, 2005. Volumes 1, 2 e 3.

STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora, 2002.

Complementar

ALFONSO-GOLDFARB, A. M. Da Alquimia à Química, 2ª ed. São Paulo, Editora Landy, 2001.

BELTRAN, M. H. R.; TRINDADE, L. dos S. P. (Org.). História da Ciência e Ensino: abordagens interdisciplinares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. (Org.). História da Ciência para Formação de Professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

BENSAUDE-VINCENT, B. História da Química. Tradução Raquel Gouveia. Lisboa, Instituto Piaget, 1992.

CHASSOT, A. I. A Ciência Através dos Tempos. 4ª ed. São Paulo. Editora Moderna, 1994.

ESPIR, I. F.; EPOGLOU, A.; MARQUES, D. M. O Uso da História da Química no Ensino de Química: A Visão de Licenciandos em Química. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, vol. 20, p. 657–671, 2019.

FILGUEIRAS, C. A. L. Lavoisier: o estabelecimento da Química Moderna. 2ª ed. Odysseus Editora, São Paulo, 2002.

FILGUEIRAS, C. A. L. Origens da química no Brasil. Campinas: Editora Unicamp, 2015.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1999.

LABORATÓRIO do Mundo. Idéias e Saberes do Século XVIII. São Paulo: Pinacoteca do Estado - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

MAAR, J. H. História da Química. 2ª ed. Florianópolis, Conceito Editorial, 2008.

MARQUES, D. M. Dificuldades e possibilidades da utilização da História da Ciência no Ensino de Química: um estudo de caso com professores em formação inicial. 2010. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Bauru.

MARQUES, D. M.; OLIVEIRA, G. S. História da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilização. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 20, p. 420-434, 2019.

MARQUES, G. T. S. História da Química. 2ª Ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), 2019. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/472966

NEVES, L. S.; FARIAS, R. F. História da Química um livro texto para a graduação. 2ª Ed. São Paulo: Editora Átomo, 2011.

PORTOCARRERO, V. (Org.). Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994.

RHEINBOLDT, H. História da Balança e a vida de J.J. Berzelius, São Paulo: Nova Stella - EDUSP, 1988.

RIGUE, F. M. Uma Genealogia do Ensino de Química no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

ROSMORDUC, J. Uma História da Física e da Química: de Tales a Einstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.

PINTO, G. T.; MARQUES, D. M. Uma Proposta Didática na Utilização da História da Ciência para a Primeira Série do Ensino Médio: A Radioatividade e o cotidiano. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 1, p. 27-57, 2010.

SANTOS FLHO, A. de P. A. dos; BARROSO, M. C. da S.; DE GOES SAMPAIO, C. História da Química: uma análise sobre a presença do conteúdo nos PNLDs de 2015 e 2018. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S. l.], v. 10, n. 02, p. 347-364, 2021.

TERESI, D. Descobertas perdidas: as raízes antigas da ciência moderna, dos babilônios aos maias. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

VANIN, J. A. Alquimistas e Químicos - O Passado, o Presente e o Futuro. 2ª ed. São Paulo, Editora Moderna, 2005.

Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical Education; Enseñanza de las Ciencias; Journal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in Chemistry; International Journal of Science Education; Science Education, entre outros periódicos da área da Educação e do Ensino.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fernanda Monteiro Rigue, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 19:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 SEI nº 3516054