UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Laboratório de Física Básica I

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS39007

Período/Série:

1º

Turma:

G2

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(x)

Optativa:

()

Professor(A):

Prof. Dr. José Roberto Tozoni

Ano/Semestre:

2021/1º

Observações:

 

 

EMENTA

Introdução à experimentação, aplicações dos conceitos de medida e propagação de erros, instrumentos de medida, leis fundamentais da dinâmica e conservação do momento linear.

JUSTIFICATIVA

O curso visa introduzir as primeiras noções experimentais de mecânica. Também serão introduzidas algumas das ferramentas matemáticas necessárias para a solução de problemas de ordem física e compreensão da teoria.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

  1. Entender, organizar, comparar e aplicar os conceitos adquiridos com a finalidade de resolver problemas de natureza física, apresentando soluções adequadas e eficientes;
  2. Empregar o método científico experimental a fim de constatar em laboratório a veracidade das leis físicas com o recomendável senso crítico para justificar as possíveis discrepâncias entre a teoria e a prática;
  3. Utilizar procedimentos de metodologia científica para observar, interpretar, analisar e extrair informações dos diversos fenômenos físicos estudados, modelando casos reais;
  4. Demonstrar noção de ordem de grandeza na estimativa de dados e na avaliação de resultados;
  5. Ampliar sua capacidade de dedução, raciocínio lógico e de promover abstrações;
  6. Estudar e investigar fenômenos físicos por conta própria, ampliando sua autonomia intelectual.

Objetivos Específicos:

Medidas, erros e análise dimensional - Estudar a teoria de medidas e erros, assim como o Postulado de Gauss e o princípio da homogeneidade dimensional. (incertezas instrumentais, erros estatísticos, algarismos significativos e regras de arredondamento).

Instrumentos de medidas - Aprender a utilizar os vários instrumentos de medida empregados no laboratório de mecânica.

Movimento unidimensional - Estudar a relação entre as variáveis dependentes e encontrar experimentalmente as suas relações matemáticas. (MRU, MRUV, MCUV e Regressão Linear)

Forças conservativas - Estudar a segunda Lei de Newton e verificar experimentalmente a sua validade.

PROGRAMA

1 – Medidas e erros

  1. – Medida de uma grandeza.

  2. – O conceito de erro.

  3. – Algarismos significativos. 

2 – Análise dimensional

2.1 – Símbolos dimensionais.

2.2 – O princípio da homogeneidade dimensional.

3 – Gráficos

3.1 – Construção de gráficos.

3.2 – Linearização de uma função.

3.3 – Regressão linear simples.

4 – Elaboração de Relatório Científico.

5– Instrumentos de medidas: réguas, paquímetros, micrometros. 

6– Experimentos.

6.1 – Movimento retilíneo uniforme;

6.2 – Queda Livre;

6.3 – Movimento de um projétil;

6.4 – Lei fundamental da dinâmica;

6.5 – Movimento circular uniformemente variado;

6.6 – Lei de Hooke.

Cronograma

Data

Atividades

Dezembro

 

01

Apresentação do curso. Medidas e erros. 

08

Medidas e erros. 

15

Construção de gráficos. 

22

Experimento 1- Movimento retilíneo uniforme. 

Janeiro

 

05

Linearização de uma função e Construção de gráficos.

12

Experimento 2- Movimento retilíneo uniformemente variado (Queda Livre). 

19

Experimento 3- Movimento de um projétil. 

26

Experimento 4- Movimento circular uniformemente variado. 

Fevereiro

 

02

1º Prova. 

09

Aula no site da Khan academy sobre regressão linear e simulações sobre ajustes de curvas. 

16

Regressão linear simples. Linearização de uma função, regressão Linear e Construção de gráficos. 

23

Experimento 5- Lei fundamental da dinâmica.

Março

 

09

Experimento 6- Lei de Hooke. 

16

2º Prova. 

23

Vista de Prova e relatórios

30

Fechamento das notas e avaliação do curso. 

 

METODOLOGIA

-Aulas expositivas utilizando recursos áudio visuais (TDIC -Google Meet ou Microsoft Teams);

-Aulas utilizando simulação computacional (TDIC -Google Meet ou Microsoft Teams);

-Disponibilização de vídeos e dados dos experimentos (TDIC -Google Meet, e-mail ou Microsoft Teams).

-Elaboração e entrega semanal, por parte dos alunos, do relatório referente ao experimento realizado na semana anterior, o relatório deverá ser entregue via e-mail no formato pdf. O relatório deverá conter: Título, nome dos autores, resumo, objetivos, introdução teórica, descrição do experimento, apresentação dos resultados, discussão dos resultados, aplicações da teoria envolvida nos experimentos, conclusões e bibliografia utilizada.

Atividades síncronas: 32 horas/aula;

• Horários das aulas: quartas-feiras das 13:10 às 14:50 hs.

Atividades assíncronas: 4 horas/aula;

• Arquivos que serão utilizados: Wellington Akira Iwamoto et al. Guias e roteiros para Laboratório de Física Experimental I, Instituto de Física da UFU, 2014, simulações do site https://phet.colorado.edu/pt_BR/ e aula no site https://pt.khanacademy.org sobre regressão linear.

AVALIAÇÃO

1) Relatórios sobre os experimentos valendo: 70 pontos cada;

2) Duas provas discursivas valendo: 30 pontos cada;

Nota final = média aritmética das notas das provas + média aritmética das notas dos relatórios

Máximo de pontuação igual a 100 pontos.

Especificação da forma de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico: as avaliações deverão ser entregues ao término do horário de aula via e-mail no formato pdf;

Validação da assiduidade dos discentes: participação nas aulas síncronas;

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. Wellington Akira Iwamoto et al. Guias e roteiros para Laboratório de Física Experimental I, Instituto de Física da UFU, 2014.

2. Resnick, R., Halliday, D., Krane K. S. Física, Rio de Janeiro, LTC, 2003

3.  Tipler, P. A. Física para Cientistas e Engenheiros, Rio de Janeiro, LTC, 2000.

4. Zemanski, M. W., Sears, F. W. Física, São Paulo, Editora Pearson Brasil, 2003.

Complementar

1. Alonso, E. J., Finn E. J. Física um curso universitário, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1972.

2. Chaves, A. S. Física : curso básico para estudantes de ciências físicas e engenharias, São Paulo, Editora. Reichmann e Affonso, 2001.

3. H. Moysés Nussenzveig. Curso de física básica 1: eletromagnetismo, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1977.

4. Helene, O A M; Vanin, V.t.. Tratamento estatístico de dados. São Paulo: Edgard Blucher., 1991.

5. Luiz, A. M. Física: Eletromagnetismo, Teoria e Problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009. Vol. 3

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Roberto Tozoni, Membro de Comissão, em 27/10/2021, às 10:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3130972 e o código CRC 5071DC7E.




Referência: Processo nº 23117.068691/2021-70 SEI nº 3130972