|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Definições de historiografia e características do texto histórico. A operação historiográfica: o lugar de produção; os procedimentos técnicos; a representação narrativa. Teoria e história da historiografia: as transformações teórico-metodológicas e a crítica historiográfica. As perspectivas historiográficas contemporâneas: distintas tradições da historiografia mundial, suas áreas temáticas, abordagens e métodos.
JUSTIFICATIVA
Com uma abordagem que contempla tanto a discussão relativa à teoria e à história da historiografia como as variações temáticas e metodológicas de produções historiográficas contemporâneas, a disciplina Historiografia é de fundamental importância, pois fornece subsídios aos(às) discentes para a compreensão de questões epistemológicas e sociopolíticas que interferem na produção do conhecimento histórico e no contínuo processo de reescrita da história.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
|
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
Unidade 1- Teoria e história da historiografia
1.1- Definições de historiografia e características do texto histórico;
1.2- A história da historiografia: crítica historiográfica, transformações teórico-metodológicas e perspectivas revisionistas;
1.3- A operação historiográfica: o lugar de produção; os procedimentos técnicos; a representação narrativa;
1.4- A historiografia diante de outras narrativas sobre o passado e o presente.
Unidade 2- Perspectivas historiográficas contemporâneas
2.1- As variações temáticas: História Social, Histórica Econômica, História Política e História Cultural.
2.2- O problema da delimitação de fronteiras historiográficas: aproximações e distanciamentos entre História Social, História Econômica, História Política e História Cultural em relação a objetos de estudo, métodos e abordagens;
2.3- As variações na escala de análise: a micro-história e suas relações com a macro-história.
METODOLOGIA
O plano de ensino será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, que serão baseadas na análise e discussão de obras historiográficas previamente recomendadas aos alunos. Para que atinjam seus objetivos pedagógicos, as aulas da disciplina serão ministradas com o apoio de diferentes recursos didáticos: quadro; giz; pincel; computador; projetor multimídia; roteiro para aula expositiva; etc.
AVALIAÇÃO
A disciplina terá três atividades avaliativas regulares e uma avaliação de recuperação. Essas atividades e os critérios avaliativos estão detalhados nos quadros a seguir:
SEQUÊNCIA |
MODALIDADE |
DATA(S) PREVISTA(S) |
PONTUAÇÃO |
1ª Avaliação |
Prova escrita |
19/02 |
30 pontos |
2ª Avaliação |
Prova escrita |
25/03 |
30 pontos |
3ª Avaliação |
Seminários |
01/04; 08/04 |
40 pontos |
Avaliação de recuperação |
Fichamentos dos textos discutidos nas aulas |
09/08 |
Substitui a menor das três notas |
Total: 100 pontos |
TIPO DE AVALIAÇÃO |
CRITÉRIOS AVALIATIVOS |
Prova escrita |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
Seminários (trabalho escrito + apresentação) |
Trabalho escrito: a) abordagem dos principais aspectos discutidos na obra analisada; b) Coerência e qualidade da formulação dos objetivos do texto e das questões para o estudo dirigido; c) capacidade de síntese na elaboração do resumo; d) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e da ABNT. |
Apresentação: a) domínio de conteúdo (conhecimento do tema abordado; correção das informações apresentadas; segurança na exposição do conteúdo); b) recursos didáticos (qualidade dos recursos selecionados, habilidade na utilização dos recursos); c) postura pedagógica (correção e adequação da linguagem – em relação ao conteúdo da disciplina e ao público-alvo –; postura corporal); d) roteiro da apresentação (organização lógica do conteúdo; clareza na explicação das ideias/conceitos; roteiro com uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão; capacidade de fazer associação de ideias: do texto ao contexto; adequação do conteúdo ao tempo previsto para a apresentação). |
|
Fichamentos |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na elaboração do fichamento; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
A nota final será o resultado da soma dos pontos obtidos nas três etapas avaliativas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
RÉMOND, René. Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2003.
Complementar
BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.
MALERBA, Jurandir (Org.). A história escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/01/2024, às 10:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5106934 e o código CRC 91947D3E. |
Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 | SEI nº 5106934 |