|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
1. Introdução ao marketing de serviços; 2. Comportamento do consumidor em encontros de serviço; 3. O processo de entrega de serviço; 4. Implementação do marketing de serviços
JUSTIFICATIVA
Por causa de sua alta especificidade, o Marketing de Serviços demanda táticas específicas para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, permitindo sua aplicação a partir dos conceitos adquiridos nas disciplinas anteriores dentro da área de Marketing.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno a propor estratégias mercadológicas adequadas às empresas do setor terciário. |
Objetivos Específicos: |
(1) Discernir as peculiaridades do processo de entrega de serviço. (2) Identificar as oportunidades para oferta de um serviço; (3) Compreender as necessidades dos consumidores de um tipo de serviço. |
PROGRAMA
1. Introdução ao marketing de serviços.
1.1 O setor de serviços e a economia moderna.
1.2 Características e classificação dos serviços.
2. Comportamento do consumidor em encontros de serviços.
2.1 Interação do cliente com o processo do serviço.
2.2 Etapas do processo de compra e uso do serviço.
2.3 Necessidades, expectativas e lacunas relacionadas ao serviço.
2.4 O cliente como coprodutor no processo de oferta e uso do serviço.
3. O processo de entrega do serviço.
3.1 Equilíbrio entre demanda e capacidade.
3.2 Planejamento do ambiente de serviço.
3.3 Gerenciamento de pessoas para obter vantagem em um serviço.
4. Planejamento geral e implementação do marketing de serviços.
METODOLOGIA
As aulas serão expositivas e serão utilizadas ferramentas ativas de aprendizagem como: dinâmicas em grupo, análise de material informacional (artigos de revistas de negócios, vídeos, jornais) e debates de textos serão instrumentos de transmissão e sedimentação de conteúdo. Portanto, será utilizado quadro e giz, Datashow, aparelho de som e computadores conectados à internet.
Toda a comunicação se dará pela plataforma Moodle UFU, que será adotada como ambiente virtual de aprendizagem.
CRONOGRAMA DAS AULAS
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
1ª 30/07 a 05/08 |
- Apresentação da disciplina - Introdução ao marketing de serviços; |
- Apresentação do plano de disciplina e apresentação da atividade avaliativa. - Organização dos grupos para atividades coletivas; - Aula expositiva |
4h |
2ª 06/08 a 12/08 |
- Serviços no Brasil e no mundo; - Cultura para Marketing de Serviços; |
- Aula expositiva; - Leitura do Material disponibilizado; -Discussão em sala; |
4h |
3ª 13/08 a 19/08 |
- O setor de serviços na economia moderna; - Características e classificação de Serviços |
- Aula expositiva; - Leitura do Material disponibilizado; - Discussão em sala; |
4h |
4ª 20/08 a 26/08 |
- Necessidades,expectativas e lacunas relacionadas ao serviço |
- Aula expositiva; - Leitura do Material disponibilizado; - Discussão em sala; |
4h |
5ª 27/08 a 02/09 |
- Etapas do processo decompra e uso do serviço |
- Aula expositiva; - Leitura do Material disponibilizado; - Discussão em sala; |
4h |
6ª 03/09 a 09/09 |
-Interação do cliente com o processo do serviço; - O cliente como coprodutor no processo de oferta e uso do serviço |
- Aula expositiva; - Leitura do Material disponibilizado; - Discussão em sala; |
4h |
7ª 10/09 a 16/09 |
Prova 01 |
- Aplicação de prova individual |
4h |
8ª 17/09 a 23/09 |
- Equilíbrio entre demanda e capacidade na oferta de serviços; |
- Aula expositiva; - Leitura do Material disponibilizado; - Discussão em sala; |
4h |
9ª 24/09 a 30/09 |
- Aula destinada para desenvolvimento do Plano de Marketing; |
- Desenvolvimento do trabalho prático; -Entrega primeira versão do trabalho final (30/09); |
4h |
10ª 01/10 a 07/10 |
- Gerenciamento de pessoas para obter vantagem em um serviço;
|
- Análise da primeira versão do trabalho final; - Aula expositiva; - Leitura do Material disponibilizado; - Discussão em sala; |
4h |
11ª 08/10 a 14/10 |
- Planejamento geral e implementação do marketing de serviços; |
- Aula expositiva; - Leitura do Material disponibilizado; - Discussão em sala; |
4h |
12ª 15/10 a 21/10 |
Prova 02 |
- Aplicação de prova individual |
4h |
13ª 22/10 a 28/10 |
Seminários |
- Apresentação de trabalhos; |
4h |
14ª 29/10 a 04/11 |
Seminários |
- Apresentação de trabalhos; |
4h |
15ª 05/11 a 11/11 |
Seminários |
- Apresentação de trabalhos; |
4h |
16ª 12/11 a 18/11 |
- Atividades de Recuperação de Notas |
- Vistas de avaliação e fechamento das notas
|
4h |
17ª 19/11 a 25/11 |
- Atividades de Recuperação de Notas |
- Prova de recuperação |
4h |
18ª 26/11 a 02/12 |
- Semana de entrega de resultados e fechamento da disciplina; |
- Encerramento do semestre; |
4h |
AVALIAÇÃO
Serão distribuídos 100 pontos da seguinte forma:
50 pontos em provas indivíduais, sem consulta;
25 pontos em trabalho final, em grupo;
25 pontos em atividades realizadas em sala de aula.
Em sala de aula será desenvolvido um Plano de Marketing de Serviços, que deverá ser entregue no final da disciplina juntamente com os slides da apresnetação a ser realizada em sala de aula.
O(a) estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação, e que tenha frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina, poderá realizar uma avaliação de recuperação. A avaliação final consiste em uma prova no valor de 100 pts, sendo que o estudante poderá tirar nota suficiente para a aprovação (60 pts) ou nota inferior.
BIBLIOGRAFIA
Básica
LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 1991.
LOVELOCK, C.; WIRTZ, J. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006.
GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1995.
Complementar
CORREA, H. L. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2002.
DENTON, K. Qualidade em serviços: o atendimento ao cliente como fator de vantagem competitiva. São Paulo: Makron Books,1991.
HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G. Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias e casos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
LOVELOCK, C. H.; WIRTZ, J. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
MCKEENA, R. Marketing de relacionamento: estratégias bem sucedidas para a era do cliente. 25. ed. Rio de Janeiro: Campus,1997.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Débora Cristina Soares, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/08/2023, às 12:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4713476 e o código CRC E533B3CA. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4713476 |