UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Psicologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

INTERAÇÕES MENTE-CORPO

Unidade Ofertante:

Instituto de Psicologia 

Código:

IPUFU 31529

Período/Série:

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( X)

Professor(A):

Dr. Alexandre Vianna Montagnero 

Ano/Semestre:

2022-2

Observações:

 

 

EMENTA

Estudo dos mecanismos envolvidos na influência da mente sobre o corpo e vice-versa

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Interações Mente e Corpo agrega os conhecimentos de anatomia e fisiologia e os relaciona com as bases psicoimunológicas e psicossomáticas das doenças, dando suporte para compreensão mais ampla de saúde em sua interface física (corpo) e psíquica (mente) oferecendo suporte para a ênfase em Psicologia clínica e social do Projeto Pedagógico do Curso – PPC.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Esta disciplina visa instrumentalizar o aluno na compreensão de como os fatores psicológicos podem atuar no desenvolvimento ou exacerbação das doenças orgânicas e como a psicoterapia pode auxiliar nos processos de regeneração e cura.

Objetivos Específicos:

Instrumentalizar o aluno na compreensão de como os fatores psicológicos (processos conscientes e inconscientes) podem atuar no desenvolvimento ou exacerbação das doenças orgânicas como o câncer; as doenças cardiovasculares, dor, transtornos alimentares e obesidade, doença de pele (etc).
• Compreender o papel do estresse como uma das principais formas de compreensão da relação mente –corpo nas doenças físicas e psicológicas.
• Compreender os transtornos de somatização e seus transtornos associados enquanto doenças psicossomáticas.

PROGRAMA

O que é Psicossomática/ História da Psicossomática/

O inconsciente cognitivo e os mecanismos de ação psicossomáticos inconscientes.

O inconsciente cognitivo e os mecanismos de ação psicossomáticos inconscientes.

Fundamentos Biológicos da saúde e da doença: interações mente-corpo/

Doenças de Pele e interações mente - corpo.

Estresse e processos de saúde-doença/ Enfrentamento do estresse como forma de reduzir o impacto das doenças numa perspectiva psicobiológica.
Transtornos de sintomas somáticos (DSM V) e transtornos relacionados.
Câncer e interações mente-corpo.
Nutrição, obesidade e transtornos alimentares em uma perspectiva psicobiológica.
Doenças Cardiovasculares e interações mente-corpo.
Dor e interações mente - corpo.
HIV e interações mente e corpo
Terapias Complementares e Alternativas e relações mente-corpo
Abuso de substâncias e relações mente-corpo
Regulação emocional e interações mente-corpo
Tornar-se saudável numa perspectiva das relações mente - corpo

METODOLOGIA

Aula expositiva com uso de data show e quadro negro Debates e reflexões em grupo de artigos científicos, textos especializados e documentários na área do estudo da relação Mente e Corpo.

Atividades em grupo realizadas através do sistema Moodle da UFU (www.moodle.ufu.br ) complementando os estudos e debates ofertados em aula.

AVALIAÇÃO

2  Avaliações individuais e sem consulta referente ao conteúdo teórico. (30 pontos a primeira prova e 30 pontos a segunda)

Apresentação em sala e em grupo de tema escolhido na área da interação mente corpo - 20 pontos 

Duas atividades em grupo realizadas pelo sistema moodle da ufu ( www.moodle.ufu.br) – 20 pontos

Avaliação recuperativa:

De acordo com as Normas Gerais de Graduação (RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022), a disciplina prevê 01 atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem para o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação (60 pontos) e que tenha uma frequência mínima de 75% no componente curricular. Assim, depois da última vista de prova, o aluno que na soma das demais notas, não atingir o valor mínimo, terá direito a avaliação substitutiva, em dia e horário previamente combinado com o docente. A atividade avaliativa de recuperação valerá 100 pontos, será dissertativa e sem consulta, abrangendo todo o conteúdo ministrado na disciplina. O estudante precisa alcançar pelo menos 60% da nota para ter direito à aprovação. Neste caso, a nota máxima que o estudante poderá tirar nesta atividade é a pontuação requerida por este estudante para atingir a nota mínima de aprovação na disciplina que é de 60 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

American Psychiatric Association (2014). Transtornos de sintomas somático e Transtornos relacionados. In : APA (2014): Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos mentais. ( DSM V). Porto Alegre : Artmed. Acesso Via Moodle.

Callegaro, M. (2011). O novo Inconsciente. Porto Alegre: Artmed. Acesso via moodle.

Calveti, P.U. (2020) Toque a flor da pele: como a terapia Cognitivo comportamental pode contribuir para o processo saúde doença na infância e na adolescência. In: Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, C.B. Neufeuld, E.M.O Falcone & B. Rangé (Orgs), PROCOGNITIVA. Programa de atualização em Terapia Cognitivo-Comportamental: Ciclo7 (pp. 111-132). Porto Alegre. Artmed Panamericana ( Sistema de Educação continuada a distância, v1).Acesso via moodle.

Castro, E. K., Paiani, R.& Seabra, C.R. (2020). Psicologia da saúde e Câncer. In: Sociedade Brasileira de Psicologia. R. Gorayeb, M.C. Myazaki & M.Teodoro (Orgs), PROPSICO. Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde. Ciclo 4. (p. 137-164). Porto Alegre. Artmed Panamericana ( Sistema de Educação continuada a distância, v1). Acesso via moodle.

Castro, M.M.C. & Lopes, J.L. (2014) . T erapia Cognitivo comportamental e sua aplicabilidade em pessoas com dor crônica.In: Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, C.B. Neufeuld, E.M.O Falcone & B. Rangé (Orgs), PROCOGNITIVA. Programa de atualização em Terapia Cognitivo-Comportamental: Ciclo1 (pp. 81-11). Porto Alegre. Artmed Panamericana ( Sistema de Educação continuada a distância, v3).Acesso via moodle.

Dias, P. D. S. B., & Zavarize, S. F. (2016). A doença psicossomática e o uso da terapia cognitivo comportamental como intervenção. Revista Faculdades do Saber, 1(02), 108-120. Acesso em: https://rfs.emnuvens.com.br/rfs/article/view/14

Lipp, M. E.N (2018). Estresse e cardiologia: uma interação relevante. In Sociedade Brasileira de Psicologia, R. Gorayeb, M.C. Miyasaki & M. Teodoro (orgs). PROPSICO. Programade Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde: Ciclo 2 (pp.55-90). Porto Alegre: Artmed Panamericana ( Sistema de Educação Continuada a Distância, v2. Acesso via moodle.

Lipp, M. E.N (2018). Terapia Cognitivo- Comportamental do Estresse . In: Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, C.B.

Neufeuld, E.M.O Falcone & B. Rangé (Orgs), PROCOGNITIVA.Programa de atualização em Terapia Cognitivo-Comportamental: Ciclo 2(pp 101- 151). Porto Alegre. Artmed Panamericana ( Sistema de Educação continuada a distância, v3).Acesso via moodle.

Mello Filho, J., & Miriam, B. U. R. D. (2009). Psicossomática hoje. Porto Alegre: Artmed. Acesso via moodle.

Complementar

Coelho, C. L. D. S., & Ávila, L. A. (2007). Controvérsias sobre a somatização. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 34(6), 278-284. Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832007000600004&script=sci_arttext&tlng=pt

Ludwig, M. W. B., Redivo, L. B., Zogbi, H., Hauber, L., Facchin, T. H., & Müller, M. C. (2006). Aspectos psicológicos em dermatologia: avaliação de índices de ansiedade, depressão, estresse e qualidade de vida. Psic: revista da vetor editora, 7(2), 69-76. Acesso em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142006000200009

Neme, C. M. B., & Lipp, M. E. N. (2010). Estresse psicológico e enfrentamento em mulheres com e sem câncer. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(3), 475-483.Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722010000300010&script=sci_arttext
Nodari, N. L., de Araújo Flor, S. R., Ribeiro, A. S., de Carvalho, G. J., & de Albuquerque Hayasida, N. M. (2014). Estresse, conceitos, manifestações e avaliação em saúde: revisão de literatura. Saúde e Desenvolvimento Humano, 2(1), 61-74. Acesso em : https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/1543

Ribeiro, L. M., Alves, N. G., Silva-Fonseca, V. A. D., & Nemer, A. S. D. A. (2011). Influência da resposta individual ao estresse e das comorbidades psiquiátricas na síndrome do intestino irritável. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 38(2), 77-83. Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832011000200007&script=sci_arttext

Silva, M. T. A. (1981). Avanços recentes em psicobiologia. Psicologia: ciência e profissão, 1(1), 61-77. Acesso em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931981000100003

Vandenberghe, L. (2005). Abordagens comportamentais para a dor crônica. Psicologia: reflexão e Crítica, 18(1), 47-54.. Acesso em https://www.redalyc.org/pdf/188/18818107.pdf

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre Vianna Montagnero, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/02/2023, às 18:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001043/2023-03 SEI nº 4253527