UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Matemática

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estatística

Unidade Ofertante:

FAMAT

Código:

 FAMAT31033

Período/Série:

2º período

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60 h

Prática:

0

Total:

60 h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Aurélia Aparecida de Araújo Rodrigues

Ano/Semestre:

2023/1º

Observações:

e-mail:aurelia@ufu.br

Horário de atendimento: 17:00, 4ªfeira, sala 1F134, Campus Santa Mônica

 

EMENTA

Distribuição de frequências, amostragem, probabilidade, variáveis  aleatórias, distribuições amostrais, intervalo de confiança, teste de hipótese, regressão e correlação.

JUSTIFICATIVA

Essa disciplina promove o equilíbrio entre a teoria da Estatística e a sua prática na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, com dados provenientes de pesquisas experimentais controladas ou de dados observados em estudos ambientais e sanitários.  Nessa disciplina, serão desenvolvidos estudos de casos com dados provenientes de situações reais, com emprego de software estatístico. Assim sendo, o aluno terá condições de conectar o conteúdo aprendido com a sua área de atuação.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final do curso, o estudante deverá ser capaz de manipular os temas abordados na disciplina e usá-los em disciplinas da área profissionalizante, proporcionando uma visão crítica de planejamento experimental, análise estatística e interpretação de resultados experimentais.

Objetivos Específicos:

O estudante será  capaz de utilizar recursos computacionais para: 

  1.  Organizar dados em tabelas e gráficos; 
  2.  Realizar análises exploratórias de dados;
  3.  Determinar probabilidades de ocorrência de eventos;
  4. Realizar inferências populacionais;
  5. Determinar modelos estatísticos para dados experimentais e tomar decisões estatísticas;
  6. Perceber a importância e o grau de aplicabilidade da estatística na modelagem de situações práticas da área de atuação. 

PROGRAMA

  1.  Distribuição de frequência
    1.  Coleta de dados. 
    2. Apresentação dos dados
    3.  População e amostra
    4.  Variáveis discretas e contínuas
    5. Medidas de posição para dados agrupados e não agrupados
    6.  Quartis, decis, percentis e moda
    7.  Medidas de dispersão, assimetria e curtose
  2.  Amostragem
    1. Vantagem do método de amostragem
    2.  Utilizações
    3.  Principais fases de um levantamento por amostragem
    4.  Amostragem aleatória simples
    5.  Tipos de amostragem
    6.  Tabelas de números aleatórios e seu uso
  3. Probabilidade
    1.  Introdução à teoria de conjuntos
    2.  Experiência aleatória
    3.  Espaço amostral
    4. Eventos
    5.  Frequência
    6.  Axiomas de probabilidade
    7. Teoremas fundamentais
    8. Métodos de enumeração
    9.  Regras da multiplicação e adição - permutação - combinação e arranjo
    10.  Probabilidade condicionada
    11.  Eventos independentes Teoremas de Bayes
  4.  Variáveis leatórias (V.A.)
    1.  V.A. contínuas e discretas unidimensionais
    2.  Eventos equivalentes
    3. V. A. contínuas e discretas bidimensionais, função de probabilidade, distribuição de probabilidade, função densidade de probabilidade conjunta, distribuições de probabilidade marginais e condicionadas
    4.  V.A. independente
    5. Funções de V.A.
    6.  Valor esperado de uma V.A.
    7.  Expectância de uma função V.A.
    8.  Propriedade da expectância
    9.  Propriedade do valor esperado
    10.  Variância de V.A
    11.  Propriedade da variância
    12.  Coeficiente de correlação
    13.  Momentos ordinários e centrais
    14.  Distribuições de variáveis aleatórias discretas: binomial, hipergeométrica, Poisson, geométrica e Pascal
    15. Distribuição de varáveis aleatórias contínuas: normal e exponencial
  5.  Distribuições amostrais
    1.  Distribuição da média amostral
    2.  Teorema do limite central
    3.  Distribuição t de Student
    4.  Distribuição chi-quadrado
    5.  Distribuição F de Snedecor
  6.  Intervalos de confiança
    1. Para a média, proporção, diferença de médias, diferença de proporções,
  7.  Teste de hipótese
    1. Para a média, variâncias, proporções
    2.  Bondade do ajuste e independência
  8.  Regressão de correlação
    1.  Método dos mínimos quadrados
    2.  Correlação simples
    3.  Correlação populacional e amostral

 

METODOLOGIA

Nesta disciplina, será adotada a metodologia Sala de aula invertida. Antes das aulas semanais, o aluno receberá, no Moodle, atividades de leitura, vídeos e/ou tarefas a serem executadas na semana seguinte. Essas atividades assíncronas deverão ser resolvidas e/ou postadas no Moodle na data especificada, as quais podem ser compostas de questões objetivas ou exercícios com resolução dissertativa. Nas aulas presenciais, serão feitos debates e aplicações sobre o tema da semana (projetos), com ênfase na aplicação das ferramentas estatísticas. Além disso, serão utilizados os recursos computacionais (software R, planilha excel) para obtenção de medidas estatísticas, gráficos e tabelas, probabilidades e testes estatísticos.  As atividade assíncronas  correspondem ao Trabalho Discente Efetivo – TDE, conforme previsto no artigo 3º da Resolução CONGRAD N° 73/2022.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Semana

Módulo

Atividades previstas

Carga

horária

(Presencial)

Carga

horária

(Assíncrona)

1

1. Dist. Freq.

2. Amostragem

Conceitos básicos, tipos de amostragem, banco de dados e coleta de dados.

200 min

 

2

1. Dist. Freq.

Apresentação dos dados (distribuição de frequências e gráficos).

Atividade de aula 1(Aa1).

Valor: 2,0 pontos

200 min

 

 

 

Atividade no Moodle.

Atividade casa 1 (Ac1). Valor: 2,0 pontos

 

30 min

3

1. Dist. Freq.

Apresentação dos dados (gráficos )

Aa2- Valor: 2,0 pontos

200 min

 

 

 

Ac2- Valor: 2,0 pontos

 

30 min

4

1. Dist. Freq.

Medidas de tendência central (média, moda e mediana) e medidas de dispersão (variância, desvio padrão, coeficiente de variação)

Aa3- Valor: 2,0 pontos

200 min

 

 

 

Ac3- Valor: 2,0 pontos

 

30min

5

1. Dist. Freq.

Medidas de posição

Aa4- Valor: 2,0 pontos

100 min

 

 

 

Ac4- Valor: 2,0 pontos

 

30min

6

1. Dist. Freq.

Coeficiente de assimetria e curtose . Box-plot.

Aa5- Valor: 2,0 pontos

200 min

 

 

 

Ac5- Valor: 2,0 pontos

 

30min

7

 

Aplicações e

Prova 1, valor:15,0 pontos

200 min

 

8

1.Dist. Freq.

Orientação para elaboração de relatório estatístico e uso de software estatístico.

100 min

 

9.

3. Probabilidade

Teoria de conjuntos. Experimento aleatório. Espaço amostral. Eventos. ..... Permutação, combinação e arranjo.

200 min

 

10

3. Probabilidade

 

4.Variáveis aleatórias (V.A.)

Probabilidade condicionada e Eventos independentes Teoremas de Bayes.

V.A. contínuas e discretas unidimensionais e bidimensionais....Momentos ordinários e centrais.

200 min

 

 

 

Ac6- Valor: 2,0 pontos

 

30 min

 

 

Trabalho 1: relatório técnico com uso de dados reais. Valor: 10,0 pontos

 

300 min

11

4.Variáveis aleatórias (V.A.)

 

Distribuições discretas: binomial, hipergeométrica, Poisson, geométrica e Pascal.

200 min

 

12

4.Variáveis aleatórias (V.A.)

Distribuição contínua: normal e exponencial

Prova 2, valor: 20,0 pontos

200 min

 

 

 

Ac7- Valor: 2,0 pontos

 

30min

13

5 Distribuições amostrais

6 Intervalos de confiança

Distribuição da média amostral, Teorema do limite central, ..., Distribuição F de Snedecor.

Para a média, proporção, diferença de médias, diferença de proporções

200mim

 

 

 

Ac8- Valor: 2,0 pontos

 

30min

14

7. Teste de hipótese

Para a média, variâncias, proporções

Bondade do ajuste e independência

200 min

 

 

 

Ac9- Valor: 2,0 pontos

 

30min

15

8. Regressão de correlação

Método dos mínimos quadrados, Correlação simples

Correlação populacional e amostral.

Prova 3. Valor: 25,0 pontos

200 min

 

 

 

Ac10- Valor: 2,0 pontos

 

30min

16

 

Prova de recuperação. Valor: 20,0 ou 25 pontos

 

 

 

 

Total

3000 min ou 60 ha

600 min ou

12 ha

AVALIAÇÃO

Atividades de aula (Aa): presencial, com consulta, em grupo (5 alunos), postar arquivo em pdf no Moodle, sendo 5 atividades, ou seja, 5x2,0 pontos = 10,0 pontos (8/8; 18/8; 29/8; 1/9 e 5/9)

Atividades de casa (Ac):  com consulta, individual, on line no Moodle), sendo 10 atividades, ou seja, 10x2,0 pontos = 20,0 pontos (4/8; 10/8; 24/8; 30/8; 4/9; 18/9; 5/10; 24/10; 30/10; 8/11)

Trabalho 1 (T1):  em grupo (5 alunos), relatório, postar arquivo em pdf no Moodle ) /10,0 pontos (29/9)

Prova 1 (P1): presencial, SEM consulta, individual / 15,0 pontos (8/09)

Prova 2 (P2): presencial, SEM consulta, individual /20,0 pontos (17/10)

Prova 3 (P3): presencial, SEM consulta, individual /25,0 pontos (10/11)

Prova de recuperação: substitui P2/20 pontos ou P3/25 pontos, a escolher,  em  (21/11)

 

OBSERVAÇÃO:

1)  Prova de recuperação é exclusiva para aluno com Nota final menor que 60,0 pontos e frequência mínima de 75% na disciplina.

2) ASSIDUIDADE (frequência): 72 horas-aula (Mínimo para aprovação: 54 horas aula)

Aulas presenciais (60 horas-aula): a participação do aluno (a) será contabilizada de acordo com lista de presença nas aulas.

Atividades assíncronas (12 horas-aula): o tempo de participação do aluno (a) será contabilizado de acordo com relatório de acesso do Moodle, o qual registra as visualizações, acesso e entrega das atividades. Dessa forma, a assiduidade assíncrona será contabilizada da seguinte forma:

3) Sobre prova fora de época, para alunos que perderem prova. O aluno deverá apresentar justificativa (atestado médico ou outro documento) no Setor de Atendimento ao Aluno da UFU e solicitar autorização para aplicação de prova fora de época.

BIBLIOGRAFIA

Básica

MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

MORETTIN, L. G. Estatística básica. São Paulo: Makron Books, 2000. 2 v.

TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

Complementar

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. São Paulo: Saraiva, 2013.

COSTA NETO, P. L. Estatística. São Paulo: Edgard Blucher, 2002.

DANTAS, C. A. B. Probabilidade: um curso introdutório. São Paulo: EDUSP, 2008.

MAGALHÃES, M. N; LIMA, A. C. P. Noções de probabilidade e estatística. São Paulo: EDUSP, 2007.

MEYER, P. L. Probabilidade: aplicações à estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aurelia Aparecida de Araújo Rodrigues, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/08/2023, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 SEI nº 4734084