UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SIGLA:

FEELT

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

CH TOTAL:

30 horas

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, além de demonstrar as atribuições da futura profissão.

Objetivos Específicos:

1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes);

2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos,  colegiados);

3.  Entender os nichos de atuação de sua futura profissão, seu caráter multidisciplinar e aspectos vinculados à ética profissional e cidadã;

4. Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da Engenharia Elétrica;

5. Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros;

6.  Desenvolver, por conta própria, um pequeno projeto de engenharia, ampliando sua autonomia intelectual.

7. Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais.

8.  Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

9. Compreender as técnicas, conceitos e aplicações do Desenho Universal;

 

Ementa

Visão geral da atuação técnica, social, ética, inclusiva e ambiental dos profissionais de engenharia elétrica. Conteúdos de educação das relações étnico-raciais e diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. Noções de empreendedorismo e de inovação.

 

PROGRAMA

1.  A graduação em Engenharia Elétrica da UFU

       1.1. Princípios e objetivos

       1.2. Perfil do egresso

       1.3. Estrutura curricular

       1.4. Estrutura física

       1.5. Regulamento

       1.6. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº 13.425 de 30 de março de 2017.

       1.7. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo

       1.8. Tratamento da questão racial no cotidiano

       1.9. Ética e Cidadania

       1.10. Culturas afro-brasileira e indígena

       1.11. Diversidade Regional e Local

2.  Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem

        2.1. Conceitos e definições

        2.2. Seminários

        2.3. Resumo

        2.4. Resenha

        2.5. Esquema

        2.6. Sinopse

        2.7. Técnica de sublinhar

        2.8. Pesquisa bibliográfica

3.   Comunicação profissional

        3.1. Comunicação oral

        3.2. Elementos observados na comunicação oral

        3.3. Inibição e ansiedade

        3.4. Presença

        3.5. Voz

        3.6. Contato com os olhos

        3.7. Linguagem do corpo

        3.8. Aparência

        3.9. Utilização de recursos áudio-visuais

        3.10. Redação técnica

        3.11. Linguagem técnica

        3.12. Auxiliares linguísticos

        3.13. Trabalhos escolares

        3.14. Provas

        3.15. Relatórios técnicos

        3.16. Artigos

        3.17. Monografias

4.   Criatividade e inovação

        4.1. O processo criativo

        4.2. Barreiras que afetam a criatividade

        4.3. Técnicas de estimulação da criatividade

        4.4. Inovação

5.  Pesquisas tecnológicas

        5.1. Caracterização

        5.2. Ética

        5.3. Tipos

        5.4. Métodos

        5.5. Organização

6. Técnicas e conceitos de Desenho Universal em projetos de engenharia

       6.1. Princípios e fundamentos

               6.1.1. Igualitário – uso equiparável

               6.1.2. Adaptável – uso flexível

               6.1.3. Óbvio – uso simples e intuitivo

               6.1.4. Conhecido – Informação de fácil percepção

               6.1.5. Seguro – tolerante ao erro

               6.1.6. Sem esforço – baixo esforço físico

              6.1.7. Abrangente – dimensão e espaço para          aproximação e uso

7.   Projetos de engenharia

        7.1. Seleção do tema e formulação do problema

        7.2. Coleta de informações

        7.3. Concepção da solução

        7.4. Avaliação do projeto

        7.5. Especificação da solução final

        7.6. Relatório final

8.  Modelos e simulação

        8.1. A importância dos modelos

        8.2. Modelo icônico

        8.3. Modelo diagramático

        8.4. Modelo matemático

        8.5. Modelo físico

        8.6. Simulação icônica

        8.7. Simulação analógica

        8.8. Simulação matemática

9.  Otimização

        9.1. Modelos de otimização

        9.2. Métodos de otimização

10. Projeto orientado

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

1. BAZZO, W. A. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. rev Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. 292 p., il. ISBN 978853286420 (broch.); 2013.

2. BASTOS, L.R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2003. xii, 222 p., il. + 1 CD-ROM. Inclui bibliografia, índice e glossário. ISBN 8521613563.
3. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico.24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
3. MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
4. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V. A. M.; NASCIMENTO, J. G. (org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.
5. SILVA, T. T. da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
6. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada a missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2008.
7. REIS, J. S. Segurança em eletricidade. São Paulo: Fundacentro, 1981.

 

aprovação

Prof. Dr. Carlos Eduardo Tavares

Coordenador do Curso de Graduação em Eng. Elétrica

  Prof. Dr. Sérgio Ferreira de Paula Silva

       Diretor da Faculdade de Eng. Elétrica

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Tavares, Coordenador(a), em 20/02/2020, às 08:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Augusto Bissochi Junior, Diretor(a) substituto(a), em 20/02/2020, às 21:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1883826 e o código CRC 753A857A.




Referência: Processo nº 23117.025407/2019-56 SEI nº 1883826