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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31305 |
COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO INTERDISCIPLINAR II (PROINTER II) |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 30h |
CH TOTAL: 90h |
OBJETIVOS
Realizar o contato efetivo com as realidades da escola pública para observar e conhecer a concretude do espaço e das experiências escolares.
Estudar, compreender, sistematizar as temáticas, no âmbito do conhecimento histórico, que constituem o currículo de História no Ensino Fundamental de escolas públicas.
Conhecer e problematizar instrumentos, ferramentas, recursos para o desenvolvimento da situação de docência no Ensino Fundamental.
Tratar temas, conceitos e problemas próprios da área de História.
Articular teoria e prática na formação do professor de História.
Ementa
Projeto interdisciplinar de caráter teórico-prático. Integração entre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Elaboração e execução de projeto para estudo, compreensão e sistematização de temáticas, no âmbito do conhecimento histórico, que constituem o currículo de História no Ensino Fundamental de escolas públicas. Instrumentos, ferramentas, recursos para o desenvolvimento da situação de docência no Ensino Fundamental.
PROGRAMA
Elaboração do projeto de investigação.
Estudo do currículo de História no Ensino Fundamental de escolas públicas.
Registro e sistematização dos dados levantados e analisados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.
GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus, 2004.
MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Ensino de história: saberes, sujeitos e práticas. Rio de Janeiro: MAUAD, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.
FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Ensino fundamental: conteúdos, metodologias e práticas. Campinas, SP: Alínea, 2009.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano; MAZZA, Debora (Orgs.). Fazer escola conhecendo a vida. 7. ed. Campinas: Papirus, 1998.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1734636 |