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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Medição, suas incertezas e propagação. Revisão de conceitos voltados direcionado às soluções: elemento, moléculas, substância pura, misturas homogêneas e heterogêneas, solução, suspensão e coloides. Unidades de concentração incluindo osmolaridade e conversão de unidades. Conceito simplificado e rigorose de pH. Estequiometria e reagente limitante. Noçoes de cinética química voltada para compreensão do equilíbrio químico. Equilíbrio químico voltado para reações iônicas. Cálculo de pH. Titulação. Solução-tampão.
JUSTIFICATIVA
A disciplina justifica-se na importância das soluções nos laboratórios e nos fluidos fisiológicos; das técnicas de determinação quantitativa e de propriedades coligativas; no vasto uso de pH enquanto unidade de concentração hidrogeniônica e das soluções-tampão.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Saber lidar com erros experimentais e entender sua propagação. Compreender as unidades de concentração. Compreender a técnica de titulação no escopo da volumetria. Compreender a solução-tampão. |
Objetivos Específicos: |
Saber usar a Teoria dos Algarismos Significativos e conhecer suas limitações. Preparar soluções e efetuar conversão de unidades, incluindo osmolaridade. Realizar titulação ácido-base e saber escolher o indicador apropriado. Realizar medidas de pH. Preparar solução-tampão tanto a partir de seus constituintes quanto a partir de reação ácido-base. |
PROGRAMA
Atividades de teoria
Setembro
27 Atividades da coordenação.
Outubro
4 Introdução: Visão geral da disciplina. pré-requisitos; critérios de avaliação; datas de provas; Bibliografia.
11 Propagação dos erros e algarismos significativos.
18 Unidades de concentração, incluindo pH. Conversão entre as unidades de concentração. Osmolaridade.
25 Reagente limitante com ênfase na titulação.
Novembro
1 Conceitos ácido-base. Força dos eletrólitos e equilíbrio químico: grau de dissociação.
8 Primeira avaliação.
15 Feriado (Proclamação da República)
22 Titulação com ênfase no reagente limitante.
29 pH de ácidos fracos. Efeito do íon comum.
Dezembro
6 Equilíbrio iônico da água. pOH e pKw.
13 Curva de titulação. Escolha de indicadores.
20 Hidrólise.
Janeiro
3 Recesso
10 Segunda avaliação.
17 Resolução da prova.
24 Solução tampão. Funcionamento do pHmetro.
31 Produto de solubilidade.
Fevereiro
4 (sábado, reposição prevista no calendário acadêmico): avaliação de recuperação.
Atividades de laboratório
Setembro
28 Atividades da coordenação.
Outubro
5 Normas de segurança. Materiais usados em laboratório. Densidade da água por pipetagem e método gráfico.
12 Feriado (Nossa Senhora da Aparecida)
19 Densidade de sólidos geométricos.
26 Preparação de soluções molal e molar.
Novembro
2 Feriado (finados).
9 Determinação de sacarose em bebidas refrigerantes.
16 Determinação da acidez do vinagre.
23 Reagente limitante.
30 Indicadores ácido base.
Dezembro
7 Pureza de ácidos polipróticos: ácido fosfórico.
14 Curva de titulação com uso de pHmetro. Cada grupo usa um ácido diferente, monoprótico e poliprótico.
21 Determinação de pureza de sais de cálcio.
Janeiro
4 Argentometria: determinação da pureza do NaCl.
11 Condutividade elétrica de soluções.
18 Pureza de comprimidos de vitamina C.
25 Preparação de solução-tampão.
Fevereiro
1 Encerramento.
2 (quinta-feira, reposição prevista no calendário acadêmico: terceira avaliação.
METODOLOGIA
Aulas teóricas alternadas com aulas experimentais, todas presenciais. O conteúdo programático das aulas teóricas é paralelo ao das aulas de laboratório para que o estudante tenha perspectiva unificada do conteúdo. Material de apoio (listas de exercícios, textos para leitura complementar, vídeos, questionários e avaliações) serão disponibilizadas também de plataforma em rede. Por pelo menos uma hora semanal o professor está disponível à parte do horário de aula na plataforma para dirimir dúvidas , quer seja pessoalmente, quer seja à distância.
AVALIAÇÃO
Três avaliações (vinte e cinco pontos cada) e atividades semanais ou quinzenais (vinte e cinco pontos) fora do horário das aulas, individuais. Por tradição, as notas são dadas na escala de zero a dez, ponderadas com a respectiva pontuação e somadas para obter a nota final. A avaliação de recuperação substitui a menor pontuação, será aplicada para quem não conseguir aprovação com as três avaliações anteriores e será limitada em sessenta pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. KOTZ, J. C.; TREICHEL JR, P. M. E WEAVER, G. C. Química e Reações Químicas. 3a ed, volumes 1e 2. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 2008.
2. ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de Química. Tradução de Inês Caracelli et al. 3a ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
3. BOTTECCHIA, O. L. Teoria no Laboratório de Química. 2ª ed. Editora Scanner, 2022.
Complementar
1. CHANG, R. Química Geral: Conceitos Essenciais. Tradução de Joaquim J. M. Ramos et al. 4a ed. SãoPaulo: McGraw-Hill do Brasil, 2006.
2. BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: A Ciência Central. 13ª ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2016.
3. BRADY, J. E. & HUMISTON, G. E. Química Geral. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos eCientíficos, 1986.
4. VOGEL, A. Química Analítica Qualitativa. 5ª edição., Editora Mestre Jou, 1981.
5. BROWN, L. S & HOLME, T. A. Química Geral Aplicada a Engenharia. Tradução de Maria Lúcia Godinho de Oliveira. 1a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Otavio Luiz Bottecchia, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/09/2022, às 17:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.061974/2022-71 | SEI nº 3908400 |