UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Integrado de Prática Educativa IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO023

Período/Série:

10º

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Roberto Loboda

Ano/Semestre:

 

Observações:

Pré-requisito: Projeto Integrado de Prática Educativa III

 

EMENTA

Problematização da prática educativa. Pesquisa-ação. Imersão no contexto profissional, tendo como ponto departida a problematização das práticas educativas realizadas na escola. Elaboração de projetos de trabalho com o estudo de referências teóricas que possibilitem a contribuição no espaço escolar. Elaborar material didático dos conteúdos de geografia.

JUSTIFICATIVA

Problematização da prática educativa diante das correntes de pensamentos que influenciaram a construção do conhecimento geográfico. Pesquisa – ação como prática investigativa que estimula a elaboração, o questionamento e, a reflexão dos conteúdos geográficos. Imersão no contexto profissional, tendo como ponto departida a problematização das práticas educativas realizadas na escola. A elaboração de projetos de material didático como prática reflexiva pretende inserir o educando na sociedade como cidadão autônomo e capaz de interferir na realidade de forma crítica. Desta foram à disciplina se propõe a construir e discutir o material didático como ferramentas que possibilitarão vincular os conceitos mais abstratos à realidade cotidiana e à própria experiência vivida pelos educandos. Isso lhes ajudará a ampliar o conhecimento sobre o espaço geográfico em que está inserido e do qual ele também é partícipe. Favorecer o papel do professor de Geografia como criador do saber e da capacidade de transformar o discente em um ser crítico e capaz de aprender e contribuir na construção do saber.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a relação entre teoria e prática na elaboração de materiais didáticos para o ensino de Geografia.

Objetivos Específicos:

Articular a teoria com a prática na área de gestão de processos educativos, analisando os variados instrumentos de trabalho e diferenciadas metodologias de planejamento da práxis pedagógica.

Identificar como os conteúdos são organizados e propostos no contexto escolar, com a finalidade de pensar estratégias de ensino adequadas ao contexto do educando e da escola.

Possibilitar a construção de material didático que reflita a capacidade de estudar o espaço produzido pela sociedade, analisando suas desigualdades e contradições, as relações de produção e as formas de apropriação da natureza.

 

PROGRAMA

5.1. Pesquisa-ação: concepção e forma;

5.2. Problematização da prática educativa;

5.3. Elaboração de projetos de trabalho;

5.4. Elaborar material didático em geografia.

 

METODOLOGIA

Procedimentos e estratégias a serem adotados para o componente curricular:

O conteúdo programático do componente curricular será ministrado de forma presencial. Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade presencial, através de discussões, orientações sobre as atividades e avaliações.

Trabalharemos com doze horas aula na modalidade assíncrona, levando em consideração ao que está previsto na Resolução CONGRAD nº 25/2020. Ressaltamos que nessa modalidade os discentes farão leituras de textos, debates coletivos, organização e preparação do plano de ensino e dos materiais didáticos, complementando a parte prática.

A dinâmica da disciplina em questão levará em consideração todos os protocolos de segurança recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU.

As aulas serão realizadas às terças-feiras, das 08:00h às 11h30, com um intervalo de 20 minutos, considerando o cronograma a seguir e suas respectivas atividades:

Data

Atividade

03/05/2022

Apresentação do plano de ensino e reflexão inicial sobre a pesquisa – ação, enquanto como prática investigativa que estimula a elaboração, o questionamento e a reflexão sobre os conteúdos no âmbito do ensino da geografia. Socialização, discussão e distribuição da dinâmica de trabalho que terá como objetivo e resultado, a elaboração de material didático.

07/06/2022

Verificação e orientação sobre o material coletado (dossiê e projeto). A partir dos esclarecimentos iniciais os discentes deverão se organizar em grupos ou individualmente, para a elaboração de um material didático. No entanto, o processo de construção passará inicialmente pelo levantamento de referenciais teóricos e práticos que fundamentarão a proposta. Inicialmente os discentes farão um levantamento sobre a temática pretendida e, posteriormente, irão elaborar um plano de intervenção (plano de ensino), ou seja, como aplicar teoricamente e, na prática a utilização do material didático a ser elaborado.

12/07/2022

Verificação e orientação sobre o trabalho escrito sobre as estratégias de elaboração do material didático: discussão e orientação sobre o trabalho completo (trabalho escrito), plano de aula e da proposta de material didático que está sendo produzido individualmente ou em grupos.

02/08 e 09/08/2022

Apresentações dos materiais didáticos pedagógicos em Geografia produzidos (cartazes, painéis, fotos, maquetes, vídeos, músicas, Jogos didáticos, dentre outros) – Entrega de Dossiê e do Plano de Ensino.

16/08/2022

Entrega de resultados e Atividade de Recuperação

Serão ministradas 45 (quarenta e cinco) horas-aula na modalidade prática, as quais serão utilizadas pelos alunos, a partir da orientação, supervisão e verificação de elaboração Dossiê de referências sobre os conteúdos pelos discentes; elaboração de um plano de intervenção escolar (plano de ensino); trabalho escrito sobre o processo de planejamento, organização e sistematização de informações e, por fim, elaboração de material didático para o ensino de geografia.

A execução desta proposta de trabalhos práticos de forma assíncrona, ocorrerá a partir dos esclarecimentos nos encontros presenciais e orientações disponibilizados pelo docente em pasta da disciplina, ou ainda, nos horários de atendimento aos alunos. A frequência dos discentes será feita a partir de registros no decorrer das aulas presenciais por meio do portal do docente e da entrega das atividades realizadas assincronamente.

As atividades práticas serão realizadas assincronamente pelos discentes a partir do cronograma e das atividades propostas a seguir:

Datas

Atividade

10/05 e 17/05/2022

Reflexão sobre a prática investigativa no âmbito do ensino de Geografia. Elaboração de um Dossiê que fundamentará a produção do material didático e o plano de intervenção (plano de ensino)  

24/05 e 31/05/2022

Reflexão sobre a prática investigativa no âmbito do ensino de Geografia. Elaboração de um Dossiê que fundamentará a produção do material didático e o plano de intervenção (plano de ensino)  

13/06 e 20/06/2022

Elaboração do plano de intervenção, ou seja, do plano de ensino que será utilizado como base para a aplicação, na prática, do material didático a ser elaborado.

27/06 e 05/07/2022

Elaboração do plano de intervenção, ou seja, do plano de ensino que será utilizado como base para a aplicação, na prática, do material didático a ser elaborado.

19/07 e

26/07/2022

Elaboração dos materiais didáticos pedagógicos para o ensino de Geografia; Elaboração de um trabalho escrito (relatório) sobre todo o processo de construção das atividades desenvolvidas.

03/05, 07/06 e 12/07/2022

Nas datas aqui propostas teremos 12 horas de atividades na modalidade assíncrona, conforme estabelecido na Resolução CONGRAD nº 25/2020.

17/05, 20/06 e 26/07/2022

Nas datas aqui propostas o docente estará disponível, presencialmente, para orientações sobre as atividades propostas.

Ainda será disponibilizado um horário para atendimento aos discentes, além das aulas presenciais previstas neste plano de ensino, o qual ocorrerá nas quintas-feiras, das 17:00h até às 19:00h no Laboratório de Geografia Humana e Ensino - LAGHEN. Para os discentes que precisarem deste atendimento, os agendamentos poderão ser acordados com o docente durante as aulas presenciais ou via e-mail: loboda@ufu.br.

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas da componente curricular serão subdivididas da seguinte forma:

1) Elaboração de Dossiê: levantamento de referenciais teóricos e práticos que fundamentarão a reflexão sobre o processo de pesquisa (artigos, livros, capítulos de livros, reportagens, dentre outros) – ação e a elaboração do plano de intervenção (plano de ensino), além da elaboração do material didático pedagógico para o ensino de Geografia. O Dossiê deverá ser elaborado a partir da relação dos referenciais, além de uma síntese sobre seu conteúdo e qual será a contribuição da obra para a elaboração do material didático pedagógico. Entrega: 02/08/2022 (25 pontos).

2) Plano de ensino: elaboração de um plano de intervenção, ou seja, um Plano de Ensino para a aplicação, na prática (em alguma turma do ensino fundamental ou médio), do material didático pedagógico a ser produzido. Além das discussões e esclarecimentos nos encontros presenciais, um modelo de plano será disponibilizado em pasta da disciplina. Entrega: 02/08/2022 (35 pontos).

3) Apresentação do Material Didático: enquanto resultado e como fechamento das atividades realizadas ao longo desta segunda fase, faremos a apresentação dos materiais didáticos pedagógicos produzidos, considerando para tal a referência (Plano de Ensino) elaborados para a aplicação na prática dos materiais produzidos. Apresentações: 02/08 e 09/08/2022 (40 pontos).

Sobre as atividades avaliativas ressaltamos que não serão pontuadas atividades que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada em referências, deverá seguir a normatização técnica estabelecida pela Associação Brasileira de Normatização Técnica (ABNT).

Levando em consideração a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, em seu Antigo 141, as novas Normas da Graduação asseguram o direito à Atividade de Recuperação (2º/2021), para discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina.

No caso da disciplina PIPE IV ocorrerá a partir da reapresentação do Plano de Ensino ou do Material Didático Pedagógico em Geografia. A verificação de aprendizagem de recuperação ocorrerá na data de 16/08/2022, no horário da aula, não havendo a possibilidade da realização em outra data e horário.  

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano Editora, 2002.

BOTELHO, Lúcio Antônio Leite Alvarenga; SILVEIRA, José Silvio; ANDRADE, Soraia Maria. Produção de material didático-pedagógico para o ensino de Geografia e meio ambiente. Disponível em:https://www.researchgate.net/profile/Jose_Silveira14/publication/325577114_

Producao_de_Material_Didatico-pedagogico_para_o_Ensino_da_Geografia/links /5b16b38d45851547bba2f985/Producao-de-Material-Didatico-Pedagogico-para-o-Ensino-da-Geografia.pdf. 

FRANCO, Maria Laura P. B. Análise do conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2005.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.

GAMBOA, Silvio Sánchez. (Org.) Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Complementar

ARAÚJO JUNIOR, Aloysio Marthins de; et. al. A produção de material didático-pedagógico em Geografia para o ensino fundamental: notas de uma experiência. Revista Percurso, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2674/2198. Acesso em junho de 2021.

 

KAERCHER, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de Geografia. 3. Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.

LÜDKE, Menga. A pesquisa em educação ao encontro de sua complexidade. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2006.

 

MARTINS SILVA, C.; CRISTINA FERREIRA, G. Produção de material didático: jogo das curvas de nível. - DOI10.5216/bgg.v28i2.5736. Boletim Goiano de Geografia, v. 28, n. 2, p. 157-170, 13 mar. 2009. Acessos em 05 out. 2020. MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. Da teoria à Prática do ensino da Geografia. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47181/1/u1_d22_v9_ta.pdf. Acesso em junho de 2021.

 

SILVA, Ângela Maria de Andrade. O ensino de Geografia e os recursos didáticos: uma avaliação inicial acerca dos materiais de ensino e livros didáticos. Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, 2008. (Monografia). Disponível em:  http://www.geografiaememoria.ig.ufu.br/downloads/259_Angela_Maria_de_Andrade_Silva_2008.pdf. Acesso em junho de 2021.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 21:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3516248