UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estagio Supervisionado em Geografia IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GG0036

Período/Série:

8

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45h

Prática:

75h

Total:

120h

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Adriano R. De S. De La Fuente

Ano/Semestre:

2022²

Observações:

Atendimento/Agendamento adrianodelafuente@ufu.br

 

EMENTA

O significado político pedagógico do ensino de Geografia na sociedade contemporânea. Processo ensino e aprendizagem da Geografia. Relação teoria/prática. Elaboração de Projetos e Relatórios.

JUSTIFICATIVA

A disciplina se justifica para promover a formação crítica dos futuros professores quanto à profissão docente e às normas educacionais, contribuindo para a construção da identidade dos futuros professores.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar e refletir sobre a profissão docente e seus papeis sociais e políticos como parte do processo de construção da identidade profissional no campo da Geografia Escolar e sua relação objetiva com os fundamentos e a prática da gestão escolar e as políticas educacionais, focando na discussão contemporânea de importantes temas do Ensino.

Objetivos Específicos:

Compreender a profissão docente, origem da docência, evolução da profissão historicamente. Analisar a geografia enquanto matéria escolar e o desenvolvimento da profissão do docente de geografia. Entender as políticas educacionais atuais e a gestão da escola bem como o papel político e social do professor de Geografia no mundo contemporâneo. Elaborar materiais curriculares no contexto da formulação de Estratégias de Ensino da Geografia Escolar, considerando também a educação especial e inclusiva, bem como as questões étnico raciais. Compreender a questão dos direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

PROGRAMA

  1. Geografia escolar: evolução histórica.

  2. Políticas educacionais atuais e gestão escolar: o que é gestão escolar, seus atores e papeis na escola.

  3. Pesquisa na escola: conhecendo a gestão escolar, atores e papeis.

  4. A gestão escolar: comparando as leituras com as análises sistematizadas a partir da pesquisa na escola.

  5. A profissão docente e o papel político e social do professor de Geografia no mundo contemporâneo.

  6. As políticas educacionais atuais e o papel político do professor de Geografia.

  7. Geografia e as questões étnico raciais.

  8. Os direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

METODOLOGIA

A disciplina está dividido em 15 encontros presenciais (45h) onde utilizaremos diferentes recursos didáticos ao longo do semestre, a saber: Apresentação do Plano de Curso e levantamentos dos conhecimentos prévios acerca da disciplina; Exibição de filmes; leitura e discussão de textos; elaboração de resenhas críticas; regências temáticas.

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber: a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I) b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em eventos organizados pelo curso de Geografia.

A participação dos/as discentes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatório-síntese das principais temáticas discutidas nas mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e outros.

AVALIAÇÃO

Os processos avaliativos farão parte de todo o desenvolvimento de atividades no sentido de mediar o processo ensino-aprendizagem dos alunos e orientar a ação do docente. Com vista a responder a necessidade institucional de indicar a aprovação ou reprovação dos alunos, foi atribuído nota as atividades. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecido pelas Normas de Graduação UFU.

Dado o contexto de excepcionalidade, optou-se por atribuir nota a produtos individuais embora a proposta de trabalho com os alunos explore vários momentos de ação coletiva e de interação entre eles.

Os critérios de avaliação serão pontualidade, criatividade, domínio do conteúdo e criticidade. Nessa perspectiva, as atividades como resenha, regências, atividades como apresentação, relatórios, pontualmente, em suas respectivas datas agendadas a priori.

Nesse sentido, para o rigor científico, valorizará a autoria do pensamento do aluno, não sendo permitido cópias da internet de outras trabalhos. E, consequentemente, segue a mesma preocupação para outras atividades afins apresentadas no curso. Diante disso, as atividades avaliativas da disciplina estão distribuídas da seguinte  forma: i) Atividades, Leitura, Debate, Regência, Trabalho de Campo,  Fichamento, Resenha, Relatório Parcial totalizando 50,0 Pontos ii) Relatório final de Estágio 50,0. 

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

I) 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª, inciso I);

II) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.

O trabalho discente efetivo (TDE) será utilizado para complementar a carga horária das aulas, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABROMOWICZ, A.; SILVERIO, V. R. Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas: Papirus, 2005.
DESLANDES, K.; LOURENÇO, E. (Org.). Por uma cultura dos direitos humanos na escola: princípios, meios e fins. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Complementar

CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia. Ijuí: UNJUÍ, 2000. 90p. (Coleção Livros de Bolso).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia; saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 163p. (Coleção Leitura).

LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa: Uma Introdução. São Paulo: EDUC, 2000.108p.

MOREIRA, Ruy. O Círculo e a Espiral: Para a crítica da Geografia que se ensina. Niterói: AGB, 2004.191p.

OLIVEIRA, A. U. de. (org.). Para onde vai o ensino da Geografia? São Paulo: Contexto, 1989.

PICONEZ, Stela C. Bertholó (org.). A prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib & OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (orgs). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002. 383p.

REGO, Nelson et al. (org.) Geografia e educação: Geração de Ambiências. Porto Alegre: EDUFRGS, 2000.

VESENTINI, José William (org). O Ensino de Geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004. 284p.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Adriano Rodrigues de Souza de La Fuente, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/02/2023, às 23:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 SEI nº 4241835