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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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ementa
As principais concepções sobre a Natureza das Ciências;
A escrita histórica e as diversas historiografias das ciências;
A história da Química e sua relação com experimentação;
Primeiras teorias gregas sobre natureza da matéria;
A química do século XVI ao século XX;
A química no Brasil;
Racismo científico e teoria eugenistas.
JUSTIFICATIVA
A disciplina História da Química e Filosofia da Ciência justifica-se pela necessidade de se discutir a construção do conhecimento científico enquanto uma produção humana, suscetível a erros e imprecisões, sendo, portanto, um conhecimento transitório e passível de constantes mudanças. Ademais, é importante que os/as futuros/as bacharéis em Química, concebam que a ciência Química não foi construída por mentes iluminadas proporcionando a estes/as futuros/as profissionais uma visão mais humanizada da Ciência Química e desmistificando a forma como o imaginário coletivo concebe a construção do conhecimento científico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar ao futuro bacharel o entendimento do processo de produção, distribuição e consumo do discurso da história da Química, fornecendo uma visão de como a química se situa na história da humanidade. |
Objetivos Específicos: |
Contribuir para a formação do bacharel em química como crítico a questões relacionadas ao fazer sócio-histórico das Ciências, abrangendo o caráter humano da construção do conhecimento cientifico. Tratar do conhecimento a partir de outras matrizes epistemológicas, como africanas, indígenas e asiáticas. |
PROGRAMA
As principais concepções sobre a Natureza das Ciências: construção humana do conhecimento cientifico guiada por paradigmas, sujeita a mudanças e relacionada a aspectos sociais, políticos, históricos e atendendo a diversos interesses.
A escrita histórica e as diversas historiografias das ciências: abordar o caráter ideológico da escrita histórica, possibilitando uma reflexão sobre para quem e por quem as histórias da ciência são escritas.
A história da Química e sua relação com experimentação: Caráter essencialmente experimental da construção do conhecimento químico.
Primeiras teorias gregas sobre natureza da matéria: Leucipo, Demócrito, Epicuro, Platão e Aristóteles, os elementos e a substância em Aristóteles.
A química do século XVI ao século XX: Panorama geral da construção da ciência Química.
A química no Brasil: A constituição da Química no Brasil.
Racismo científico e teoria eugenistas: Teorias científicas raciais, conceito biológico de raça, teorias científicas eugenistas, desconstrução do racismo científico.
METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadas, calcadas na dialogicidade. Nesses momentos de aula haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura, reflexão e debate acerca de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a exibição de vídeos sobre as discussões do componente curricular e suas implicações no processo de formação inicial dos/as estudantes, bem como a socialização das atividades avaliativas elaboradas pelos/as mesmos/as. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; notebook; data-show; caixa de som; livros didáticos e paradidáticos; entre outros.
Os/as estudantes também terão acesso aos materiais da nossa disciplina na plataforma Microsoft Teams (a qual oferece todas as ferramentas que os/as estudantes necessitam para enviar tarefas e acessar materiais da disciplina) - que também servirá como subsídio para realização de Atividades Acadêmicas Extras, conforme redação da Resolução CONGRAD nº 118, de 10 de novembro de 2023. Para isso, é primordial que os/as estudantes matriculados/as tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma.
AVALIAÇÃO
Os/as discentes serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo das atividades da disciplina. Ademais, a avaliação acompanhará o próprio processo e evolução com as leituras, escritas, conversações e seu modo de agir diante das provocações da disciplina, percebendo seu interesse, envolvimento e responsabilidade.
Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:
1) Elaboração e apresentação de seminários: 35 pontos.
2) Elaboração de resenhas: 30 pontos.
3) Entrega do Portfólio envolvendo reflexões acerca das ações/aprendizagens vivenciadas na disciplina: 35 pontos.
Todos os critérios a serem empregados nos diferentes instrumentos avaliativos serão explanados e explicitados aos alunos e alunas durante a disciplina, ficando a docente à disposição para maiores esclarecimentos.
Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, sem justificativa e vinculação com o que está previsto nas normas da universidade, implicará em nota 0 (zero).
Será considerado aprovado o/a aluno/a que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o aluno poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o/a aluno/a será aprovado/a se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem será realizada no período previsto pela Resolução CONGRAD Nº 106, de 07 de junho de 2023. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o/a discente será reprovado/a
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALFONSO-GOLDFARB, A. M. Da alquimia à química: um estudo sobre a passagem do pensamento mágico-vitalista ao mecanicismo. 2. ed. São Paulo: Landy, 2001.
BENSAUDE-VINCENT, B. História da química. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.
CHASSOT, A. I. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
Complementar
BELTRAN, M. H. R.; TRINDADE, L. dos S. P. (Org.). História da Ciência e Ensino: abordagens interdisciplinares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F. ; TRINDADE, L. S. P. (Org.). História da Ciência Tópicos Atuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F. ; TRINDADE, L. S. P. (Org.). História da Ciência Tópicos Atuais 2. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F. ; TRINDADE, L. S. P. (Org.). História da Ciência Tópicos Atuais 3. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
BELTRAN, M. H. R. [et al]. A imprensa, a pólvora e a bússola: Ciência e Técnica nas origens da Ciência Moderna. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
CHAVANNES, I. Aulas de Marie Curie: anotadas por Isabelle Chavannes em 1907. São Paulo: Edusp, 2007.
CUNHA JÚNIOR., H. Tecnologia africana na formação brasileira. Rio de Janeiro: CEAP, 2010.
FARIAS, R. F. Para gostar de ler a história da química. 2. ed. Campinas: Átomo, 2005. v. 1.
FARIAS, R. F. Para gostar de ler a história da química. 2. ed. Campinas: Átomo, 2005. v. 2.
FARIAS, R. F. História da alquimia. Campinas: Editora Átomo, 2010.
FILGUEIRAS, C. A. L. Lavoisier: o estabelecimento da química moderna. 2. ed. São Paulo: Odysseus,2002.
FILGUEIRAS, C. A. L. Origens da química no Brasil. Campinas: Editora Unicamp, 2015.
FRANCELIN, M. M. Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. Ciência da Informação. Brasília, v.33, n. 3, p.26-34, set./dez. 2004.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978.
MARQUES, G. T. S. História da Química. 2ª Ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), 2019. Disponível em: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/472966>.
MASSONIR, N. T. Epistemologias do século XX. Porto Alegre: Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, UFRGS, 2005. Disponível em: <https://ppgenfis.if.ufrgs.br/index.php>.
NEVES, L. S.; FARIAS, R. F. História da Química um livro texto para a graduação. 2ª Ed. São Paulo: Editora Átomo, 2011.
PORTOCARRERO, V. (Org.). Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994.
RIGUE, F.; DALMASO, A.; RAMOS, M. R. A potência do Portfólio na Formação Docente em Química: um relato narrativo autobiográfico. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 1, p. 151-167, 19 fev. 2021.
ROSMORDUC, J. Uma História da Física e da Química: de Tales a Einstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
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TERESI, D. Descobertas perdidas: as raízes antigas da ciência moderna, dos babilônios aos maias. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
VANIN, J. A. Alquimistas e químicos: o passado, o presente e o futuro. 2. ed. São Paulo. Moderna, 2005.
LABORATÓRIO do Mundo. Idéias e Saberes do Século XVIII. São Paulo: Pinacoteca do Estado - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
LIMA, A. L.; SOARES, M. H. F. B. E a parte da história que não é contada? Reflexões feministas sobre a História da Ciência. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22071, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14266. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14266>
Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical Education; Enseñanza de las Ciencias; Journal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in Chemistry; International Journal of Science Education; Science Education, entre outros periódicos da área da Educação e do Ensino.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5102275 e o código CRC 32B428BA. |
Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 | SEI nº 5102275 |