UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Movimentos Sociais e Educação

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO33803

Período/Série:

8

Turma:

noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Simone Cléa dos Santos Miyoshi

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de ensino elaborado em conformidade com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

EMENTA

As particularidades do capitalismo no Brasil contemporâneo: relação Estado, sociedade civil, classes sociais, movimentos sociais e cidadania (público e privado, espaços públicos não estatais). Declaração Universal dos Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos e políticas públicas nacionais para a diversidade. Identidade e processo de atuação dos principais movimentos sociais no Brasil e suas implicações na educação formal e não-formal: gênero e orientação sexual, étnico-racial, meio ambiente, moradia entre outros.

JUSTIFICATIVA

Pretendemos proporcionar às estudantes uma compreensão crítica e fundamentada da realidade educacional brasileira enquanto expressão fenomênica da luta de classes, por entender que isso contribuirá para o fortalecimento da consciência crítica da futura profissional da educação, conduzindo-a a uma prática pedagógica democrática, politicamente comprometida e socialmente referenciada. Nesse sentido, a disciplina Movimentos Sociais e Educação contribui por apresentar os movimentos sociais brasileiros do século XX como espaços coletivos dos grupos sociais subalternizados de reivindicação de direitos, controle social e exercício de cidadania. Trata-se de um intelectual coletivo, na acepção gramsciana, que assume função não só de organizar e dirigir sujeitos coletivamente organizados, mas ainda de educá-los. Nesse contexto que será debatido e problematizado a educação no interior dos movimentos sociais, por compreendermos que se trata de espaços coletivos formadores, tanto na dimensão pedagógica – em cursos de formação pensados pelos movimentos sociais para a formação dos sujeitos que organizam em torno de si – quanto na dimensão educativa das vivências das lutas sociais por direitos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos de Estado (atual sistema de governo), sociedade civil, classes sociais, movimentos sociais e cidadania envolvidos na formação do capitalismo no Brasil contemporâneo;

Objetivos Específicos:

Conhecer a legislação internacional e nacional que trata dos direitos humanos e as políticas públicas nacionais para a diversidade; Analisar as propostas e ações dos principais movimentos sociais ocorridos no Brasil; Refletir sobre as implicações dos movimentos sociais para a educação formal e não-formal, com vistas à prática cidadã; Articular o conteúdo à temática do Ciclo 3 – Práxis transformadora.

PROGRAMA

Unidade I. Capitalismo no Brasil contemporâneo.

Unidade II. Legislação e políticas públicas para os direitos humanos.

Unidade III. Os movimentos sociais na educação brasileira.

METODOLOGIA

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas dialogadas, baseada nos textos da bibliografia básica. As aulas terão por objetivo a exposição, análise e síntese de teorias e conceitos, a partir da problematização da prática social, instrumentalização e aprofundamento teórico.

A disciplina contará com: [1] grupo no Telegram para dinamizar a comunicação entre docente e estudantes e, [2] Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço onde o cronograma detalhado das aulas e seus respectivos textos e materiais de referências serão disponibilizados às/aos estudantes e ficará disponível enquanto durar a disciplina. Os links para acesso no grupo da disciplina no Telegram e no AVA serão disponibilizados aos estudantes por e-mail institucional na primeira semana de aula.

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

I) 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª, inciso I);

II) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.

O trabalho discente efetivo (TDE) será utilizado para complementar a carga horária das aulas, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela resolução citada. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula.

AVALIAÇÃO

Procedimentos avaliativos:

A avaliação correrá de duas formas: [1] contínua ao longo do processo e [2] atividades avaliativas pontuais acerca de conteúdos disciplinares específicos. Para tanto, a participação e assiduidade nas aulas serão valoradas e comporão o processo de avaliação da aprendizagem e, consequentemente, a nota final do estudante.

Quadro 1 – Atividades avaliativas e suas respectivas pontuações

 

atividade avaliação

pontuação

frequência e participação

10

Estudos Dirigidos

50

Escrita Reflexiva

30

Auto Avaliação 

10

Total de pontos distribuídos

100

 

Das atividades avaliativa

1. Estudos dirigidos: sessões coletivas de leitura de textos que ocorrerão ao longo do semestre letivo. A unidade de leitura que será lida ao longo da disciplina será definida previamente e apresentada de forma global à turma. 

2. Escrita reflexiva: questões dissertativas de caráter analítico e reflexivo sobre o conteúdo programático. Critérios de avaliação: domínio dos conteúdos específicos e consistência teórica; capacidade de compreensão, análise e síntese; capacidade de sistematização, articulação de ideias e clareza na expressão.

3. Auto avaliação: por meio de questões auto avaliativas incentivar o protagonismo do estudante em seu processo de formação.

A recuperação de aprendizagem será garantida para todas as estudantes que não atingirem o aproveitamento necessário para aprovação (60 pontos) ao longo da disciplina e tiverem 75% de frequência nas aulas. A recuperação de aprendizagem constituirá em uma prova sobre todo o conteúdo da disciplina, no valor de 100 pontos, que será aplicada na última semana do semestre letivo, no mesmo dia e horário da aula.

BIBLIOGRAFIA

Básica

GARCIA, R. L. (Org.). Aprendendo com movimentos sociais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

GOHN, M. G. Movimentos sociais e educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SADER, E.; GENTILI, P. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

Complementar

GOHN, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

GOHN, M. G. M. Novas teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

GOHN, M. G. M.; BRINGEL, B. M. (Org.). Movimentos sociais na era global. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2014.

LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica,2000.

LOURO, G. L.; NECKEL, J. F.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MONTAÑO, C. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MONTAÑO, C.; DURIGUETTO, M. L. Estado, classe e movimento social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SADER, E. Quando novos personagens entraram em cena: experiências e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970-80. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

TARROW, S. O poder em movimento: movimentos sociais e confronto político. Petrópolis, RJ: Vozes,2009.

WOOD, E. M. Democracia contra o capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2009.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Simone Cléa dos Santos Miyoshi, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/05/2023, às 16:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4501391