|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI036 |
COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO V |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 0 |
CH TOTAL PRÁTICA: 100H |
CH TOTAL: 100H |
OBJETIVOS
Articular a discussão teórica sobre conteúdo e metodologia da História, pertinentes ao Ensino Fundamental e Médio com a prática docente;
Pesquisar e avaliar outras experiências de ensino de História que se efetivaram (efetivam) fora do sistema escolar;
Exercer a prática docente no Ensino Fundamental, Médio ou Modalidades de Ensino Alternativas;
Discutir criticamente sobre a relação escola / sociedade e as práticas pedagógicas atuais;
Fundamentar coerentemente as opções teórico-metodológicas, didáticas e pedagógicas adotadas no estágio docente;
Elaborar um relatório circunstanciado, no qual apresente uma síntese das experiências de leitura, produção de material e execução da atividade docente, vivenciadas durante o estágio.
Ementa
O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: REGÊNCIA. A Prática Pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino público no Ensino Fundamental ou Médio. Elaboração de relatório circunstanciado refletindo sobre as experiências vivenciadas nas atividades de Estágio.
PROGRAMA
I – Educação e cidadania: possibilidades
II - Professor de História e práticas educativas no nível fundamental, médio e/ou cursos alternativos
III – Regência no Ensino Fundamental, Médio ou cursos alternativos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
APPLE, Michael. Conhecimento Oficial. A Educação Democrática numa era Conservadora. Petrópolis: Vozes, 1997..
APPLE, Michael. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
BRANDÃO, C. R. (org.). A questão política da educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1980.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
ROCHA, Maria José; PANTOJA, Selma (Orgs.). Rompendo silêncios: História da África nos currículos da educação básica. Brasília, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
JORNAL BOLANDO AULA DE HISTÓRIA . Endereço Eletrônico: {www.gruhbaspe.com.br}
Revista CADERNOS DE HISTÓRIA. de Publicação do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.
Ensino em Re-vista de Publicação anual da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1588563 e o código CRC 4991DE2B. |
Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1588563 |