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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Tópicos Avançados de Direito do Consumidor
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Faculdade de Direito |
SIGLA: FADIR |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 hora |
CH TOTAL: 30 horas |
OBJETIVOS
A disciplina tem por objetivo central permitir o aprofundamento em tópicos específicos e relevantes do Direito do Consumidor na contemporaneidade.
São conexos os objetivos de:
- fomentar o olhar crítico e o debate acerca de temas atuais do Direito do Consumidor;
- refletir acerca de questões controversas da disciplina;
- evidenciar a dimensão complexa da sociedade de consumo pós-moderna;
- abordar o Direito do Consumidor de forma multidisciplinar e sistemática.
Ementa
O Direito do Consumidor entre os direitos fundamentais, a filosofia, a sociologia e a economia: perspectiva multi e interdisciplinar. Novos direitos básicos do consumidor na contemporaneidade. Diálogo das fontes. Proteção de dados do consumidor. Era digital e direito do consumidor. Desvio existencial e produtivo do consumidor. Disciplina jurídica do superendividamento. Desconsideração da personalidade jurídica: aspectos materiais e processuais.
PROGRAMA
1. O Direito do Consumidor entre os direitos fundamentais, a filosofia, a sociologia e a economia: perspectiva multi e interdisciplinar.
2. Novos direitos básicos do consumidor na contemporaneidade
2.1 Educação financeira
2.2 Educação ambiental
2.3 Crédito responsável
2.4 Prevenção e tratamento ao superendividamento
2.5 Mínimo existencial
2.6 Direitos básicos e efetividade dos direitos fundamentais
3. Diálogo das fontes
3.1 Comunicação
3.2 Pluralismo e diversidade
3.3 Normas narrativas
3.4 Retorno dos sentimentos
3.5 Tipos de diálogos (coerência, coordenação, complementaridade)
3.6 Diálogos e direitos humanos
3.7 Diálogos e direito internacional
3.8 diálogos e direito interno
4. Proteção de dados do consumidor
4.1 Dados pessoais como direitos da personalidade
4.2 Os dados do consumidor
4.3 Direitos fundamentais e dados pessoais (privacidade, intimidade etc.)
4.4 Tratamento de dados pessoais
4.5 Princípios normativos
5. Era digital e direito do consumidor
5.1 Sociedade digital: características
5.2 Economia compartilhada e gatekeeper
5.3 Internet das coisas
5.4 Redes sociais e publicidade
5.5 Marketplace e direitos básicos
5.6 Assédio de consumo
5.7 Responsabilidade pelo fato do serviço digital
6. Desvio existencial e produtivo do consumidor
6.1 Novos danos
6.2 Do mero aborrecimento ao abalo patrimonial e extrapatrimonial
6.3 Caracterização e elementos: conduta, nexo de causalidade e dano
6.4 Verificação do dano: extensão
6.5 Indenização: reparação e punição
7. Disciplina jurídica do superendividamento
7.1 Conceito de superendividamento e suas exceções
7.2 Prevenção e crédito responsável
7.2.1 Informações específicas (54-B)
7.2.2 Vedações ao fornecedor (54-C)
7.2.3 Requisitos da oferta (54-D)
7.2.4 Sanções legais
7.4.5 Coligação contratual
7.4.6 Novas práticas abusivas
7.3 Tratamento ao superendividamento
7.3.1 Conciliação judicial
7.3.1.1 Excepcionalidades à conciliação
7.3.1.2 Não comparecimento do fornecedor de crédito
7.3.1.3 Repactuação e plano de pagamento
7.3.1.4 Efeitos
7.3.2 Adjudicação judicial
7.3.2.1 Processo de superendividamento
7.3.2.2 Requerimento e citação
7.3.2.3 Resposta
7.3.2.4 Administrador e plano de pagamento
7.3.2.5 Decisão e efeitos
7.3.3 Tratamento pelo SNDC
7.3.3.1 A expressão 'no que couber'
7.3.3.2 Processo administrativo
7.3.3.3 Plano de pagamento
8. Desconsideração da personalidade jurídica: aspectos materiais e processuais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
MIRAGEM, Bruno. Curso de direito do consumidor: fundamentos do direito do consumidor, direito material e processual do consumidor, proteção administrativa do consumidor, direito penal do consumidor 8. ed. São Paulo: RT, 2014.
MARTINS, Guilherme Magalhães. Responsabilidade civil por acidente de consumo na internet. 2. ed. São Paulo: RT, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DESSAUNE, Marcos. Desvio produtivo do consumidor: o prejuízo do tempo desperdiçado. São Paulo: Revista dos Tribunais, c2012.
GRINOVER, Ada Pelegrini et al. Código brasileiro de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.
MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo: meio ambiente, consumidor, patrimônio cultural, patrimônio público e outros interesses. 27. ed. rev., ampl. e atual São Paulo: Saraiva, 2014.
OLIVEIRA, Júlio Moraes. Curso direito do consumidor: completo. Belo Horizonte: D'Plácido, 2014.
XAVIER, Yanko Marcius de Alencar (org.) et al. Perspectivas atuais do direito do consumidor no Brasil e na Europa: relações contratuais e comércio eletrônico. Natal: Ed. da UFRN, 2014.
aprovação
Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coêlho Coordenadora do Curso de Graduação em Direito Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis" Portaria SEI R. N° 2566/2021 |
Helvécio Damis de Oliveira Cunha Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis" |
Documento assinado eletronicamente por Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho, Coordenador(a), em 07/02/2022, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helvecio Damis de Oliveira Cunha, Diretor(a), em 08/02/2022, às 09:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002347/2022-07 | SEI nº 3346133 |