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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Planejamento e Controle da Produção;
Planejamento da capacidade;
Teoria das Restrições;
Produção Enxuta;
Previsão da demanda;
Gestão da qualidade.
JUSTIFICATIVA
A administração de operações nesse século XXI expõe a importância do estudo do papel estratégico da Produção bem como da função operacional para a oferta de produtos e serviços. Nesse sentido, a visão holística da função produção propicia ao administrador o reconhecimento dos processos, controles, insumos para a garantia da oferta dos bens. Para tanto, a avaliação das estratégias de conteúdo e de processo da função produção auxiliará os gestores na determinação dos padrões de qualidade, confiabilidade, rapidez, flexibilidade e menores custos para os bens ofertados, desde o projeto até a sua entrega. Adicionalmente, avalia métodos de previsão de demanda e os indicadores do erro para averiguação do planejado versus realizado. Nesse contexto, aplica-se também os fundamentos sobre a Gestão da Qualidade, as principais tarefas que podem ser realizadas para propor melhorias contínuas nos processos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar uma análise dos fatores determinantes da tomada de decisão no setor produtivo das empresas, tais como, previsão de demanda, Planejamento de requisição de materiais bem como das consequências acarretadas por essas decisões. Objetiva ainda, fornecer instrumental de planejamento e controle, além de examinar as interações / interdependências da área de operações com as demais áreas funcionais das empresas |
Objetivos Específicos: |
(Copiar da Ficha de Disciplina os objetivos propostos.) |
PROGRAMA
1. Natureza do Planejamento e Controle da Produção
1.1. Diferença entre o planejamento e o controle
1.2. Planejamento e controle de curto, médio e longo prazo
1.3. Demanda dependente e independente
1.4. Atividades relacionadas ao planejamento e controle
2. Planejamento da Capacidade
2.1. O que é capacidade?
2.2. Tipos e medidas de capacidade
2.3. Capacidade de curto, médio e longo prazo
2.4. Adequação entre capacidade e demanda
3. Planejamento e Controle da Produção:
3.1 Planejamento Agregado / Planejamento de Vendas e Operações
3.2 Planejamento Mestre de Produção
3.3 MRP e MRP II
3.4 ERP
4. Teoria das Restrições:
4.1 Histórico e conceitos gerais
4.2 O processo de melhoria contínua da Teoria das Restrições
4.3 O conceito de tambor-pulmão-corda
5. Previsão da Demanda
5.1. Introdução à Previsão da Demanda
5.2. Métodos de previsão qualitativos e quantitativos
5.3. Erro de Previsão
6. Qualidade e melhoria contínua:
6.1 Ferramentas básicas e gerenciais da qualidade
6.2 Mapeamento e melhoria de processos
6.3 Melhoria contínua.
7. Produção Enxuta:
7.1 Histórico e conceitos gerais
7.2 Elementos importantes da Produção Enxuta
7.3 Produção Enxuta na manufatura e em serviços
METODOLOGIA
Para as atividades presenciais: Aulas expositivas utilizando-se de data-show, computador, quadro e giz com os seguintes objetivos: mostrar a importância do tema, apresentá-lo e ilustrar/exercitar sua aplicação. Para temas específicos, serão utilizados recursos adicionais (tais como vídeos) que favoreçam a compreensão dos alunos. Para cada tópico apresentado será ilustrado com exemplos e, posteriormente, serão realizados exercícios que aproveitem o conteúdo exposto e exercitem o senso crítico dos alunos. Será incentivada, ao longo das aulas, a participação dos alunos. O atendimento aos alunos fora da sala de aula ocorrerá por e-mail ou na sala do professor. Será utilizado o Moodle para a disponibilização dos materiais da disciplina, bem como divulgação de notas e faltas.
Para as atividades on-line, será utilizado o seguinte roteiro:
TDIC: as tecnologias a serem utilizadas pelo professor:
Microsoft TEAMS: A ferramenta MICROSOFT TEAMS será utilizada como canal de comunicação com o aluno via MS TEAMS com cadastro realizado pelo docente a partir dos e-mails dos estudantes que constam matriculados na turma no portal docente.
Formas de apuração da assiduidade das aulas presenciais: Serão avaliados apenas as Atividades On-Line entregues dentro do prazo. Essas deverão ser enviadas exclusivamente via MOODLE, conforme orientação do docente. Não serão aceitos exercícios entregues fora do prazo e/ou enviados por e-mail. Os arquivos enviados para o professor deverão ser obrigatoriamente em PDF, contendo o nome do grupo e também na MS EXCELL para que seja possível a verificação do memorial de cálculo.
AVALIAÇÃO
ATIVIDADE |
CONCEITOS |
DESCRIÇÃO |
PONTOS |
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Atividade on-line 1ª |
Processo, Produtividade, Desempenho Eficiência e Eficácia |
Até 16/08/2023 – 23h:59 |
3 |
Atividade on-line 2ª |
O planejamento e o Controle da Produção |
até 23/08/2023 – 23h:59 |
3 |
Atividade on-line 3ª |
O Planejamento Agregado e o Plano Mestre de Produção |
Até 06/09/2023 |
3 |
Atividade on-line 4ª |
Atividades Básicas do PCP |
Até 20/09/2023 |
3 |
Atividade on-line 5ª |
MRP – Planejamento de Requisições de Materiais |
Até 18/10/2023 |
3 |
Atividade on-line 6ª |
Previsão da demanda e Análise de Erro |
Até 01/11/2023 |
3 |
Atividade on-line 7ª |
Gestão da Qualidade |
Até 08/11/2023 |
3 |
Atividade on-line 8ª |
Ferramentas da qualidade |
Até 08/11/2023 |
3 |
Presencial |
1ª avaliação |
Data de realização presencial: 20/09/2023 |
30 |
Presencial |
2ª avaliação |
Data de realização presencial: 18/10/2023 |
30 |
Presencial |
Apresentação do Trabalho de campo |
Data de realização presencial: 22/11/2023 |
16 |
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TOTAL |
100 |
Avaliação de recuperação: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma atividade de recuperação presencial no dia 29/11/2023. O conteúdo da avaliação de recuperação será as 8 (oito) listas de Atividades On-Line apresentadas durante o semestre bem como os roteiros de estudo.
e-mail: para tirar dúvidas e questionamentos sobre o conteúdo do componente curricular pode ver solicitadas pelo email: chadaveiga@ufu.br
BIBLIOGRAFIA
Básica (vide o link para acesso à plataforma de livros digitais):
CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9786559773268
CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788597018554
KRAJEWSKI, L.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração de produção e operações. 8. ed. Reino Unido: Pearson, 2009.
Complementar:
CHASE, R. B.; JACOBS, F. R.; AQUILANO, N. J. Administração da produção e operações. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788577805181
FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788580553291
GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pioneira, 2001.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788597015386
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/08/2023, às 09:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4726498 e o código CRC 08DC19D3. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4726498 |