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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Historicidade do discurso histórico e do objeto de conhecimento/pesquisa, bem como de sua apropriação nos materiais produzidos para sua socialização no ensino formal e informal, a partir de temas da historiografia geral.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Metodologia do Ensino de História II ao problematizar as relações entre a produção do conhecimento histórico acadêmico e escolar permitirá aos estudantes conhecer e refletir sobre as formas e elaborações da história escolar. A partir de intervenções que possibilitem a integração entre prática e teoria no processo de construção do conhecimento histórico escolar, a disciplina propõe metodologias de ensino baseadas na articulação entre os saberes disciplinares, pedagógicos e docentes, fundamentais à atuação docente.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os processos de elaboração da história escolar e produzir metodologias e materiais didáticos que possam contribuir com a formação histórica dos estudantes da educação básica. |
Objetivos Específicos: |
• Problematizar a abordagem da teoria e da metodologia da História no ensino de história; • Refletir sobre as formas e elaborações da história escolar; • Conhecer procedimentos de elaboração de oficina de história; • Adquirir repertório metodológico para análise de fontes audiovisuais e teatrais; • Produzir propostas de estratégias metodológicas eficientes para o ensino de história. |
PROGRAMA
Unidade I – A história escolar: conteúdos, métodos e configurações possíveis
. O que é disciplina escolar?
. Formas e elaborações da História escolar
. Os saberes históricos na sala de aula
. O ensino de história contemporânea
Unidade II – Sistema fabril, trabalho coletivo e desemprego vistos através do cinema e do teatro
. Crise econômica e desemprego em Kuhle Wampe (1932)
. A Santa Joana dos matadouros (1929-1931): a crítica ao sistema capitalista no teatro brechtiano
. O filme Libertários (1976): imagens da industrialização no Brasil
. Capitalismo e desemprego na peça A comédia do trabalho (2000)
Unidade III – Procedimentos metodológicos no ensino de história
. Metodologias de ensino para uma história da técnica: a indústria metalúrgica no Brasil, século XIX
. O uso de filmes na sala de aula e o tema Revolução Industrial
. As fontes audiovisuais no ensino de História
. As fontes teatrais e o ensino de História
METODOLOGIA
A disciplina será ministrada através de atividades síncronas e assíncronas durante 15 semanas. Com carga horária semanal de 4h48 min, as atividades previstas nesse plano de ensino estão organizadas da seguinte forma:
Atividades síncronas: As aulas acontecerão às segundas-feiras, com duração de 2h30 min, das 19h às 21h30, por videoconferências, nas quais serão ministradas aulas expositivas e dialogadas: novembro/2021: 29; dezembro/2021: 6, 13, 20; janeiro/2022: 17, 22 (sábado/reposição), 24, 31; fevereiro/2022: 7, 14, 21; março: 7, 14, 21, 28. O acesso à sala de aula virtual deverá ser solicitado através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sandra-alves-fiuza.
Atividades assíncronas: As atividades assíncronas terão carga horária semanal de 2h18 min, para as quais serão disponibilizados slides dos conteúdos, roteiros explicativos para a produção textual (resumo, oficinas e análise de fonte), filmes, videoaulas, entre outros materiais.
Acesso à bibliografia e materiais: Os discentes matriculados na disciplina deverão se conectar a uma conta de e-mail do Google, para dispor do software Google Drive e acessar o link: https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing, onde estarão disponíveis todos os materiais que serão utilizados durante as aulas síncronas, como bibliografia, textos teatrais, vídeos, filmes, entre outros.
A comunicação entre os estudantes e a professora: A comunicação deverá ser realizada através do e-mail professorasandrafiuza@gmail.com, inclusive a solicitação e agendamento de atendimentos, estabelecidos no plano de trabalho da professora, em horários a serem divulgados aos alunos durante a primeira aula. Todos os materiais de apoio às atividades assíncronas – slides, roteiros explicativos para a produção textual, indicação de filmes, videoaulas, indicação de referências bibliográficas e metodológicas para a realização das atividades, bem como os resultados das avaliações – serão enviados aos e-mails individuais dos estudantes.
Validação da assiduidade: A validação da assiduidade para as atividades síncronas (videoconferências) ocorrerá por meio da manifestação de presença durante a aula. Para as atividades assíncronas, a presença será registrada com a entrega das tarefas propostas.
CRONOGRAMA
Unidade I – A história escolar: conteúdos, métodos e aprendizagens
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Aula 1 29 NOV |
Apresentação e aprovação do plano de ensino. |
Aula 2 6 DEZ
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O que é disciplina escolar? BITTENCOURT, Circe M. F. O que é disciplina escolar? In: Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, p. 31-55, 2004. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Aula 3 13 DEZ
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Formas e elaborações da História escolar MONTEIRO, Ana Maria. A história escolar: algumas configurações possíveis. In: Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, p. 113-172, 2007. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Aula 4 20 DEZ |
Os saberes históricos na sala de aula LAUTIER, Nicole. Os saberes históricos em situação escolar: circulação, transformação e adaptação. Revista Educação & Realidade, v. 36, n. 1, p. 39-58, jan./abr., 2011. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Aula 5 17 JAN |
O ensino de História contemporânea NAPOLITANO, Marcos. Pensando a estranha história sem fim. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2005, p. 163-184. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Unidade II – Sistema fabril, trabalho coletivo e desemprego vistos através do cinema e do teatro
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Aula 6 22 JAN (Sábado/ Reposição) |
Crise econômica e desemprego em Kuhle Wampe (1932) Kuhle wampe: ou a quem pertence o mundo? Direção de Slatan Dudow. [Kuhle Wampe oder: Wem gehört die Welt?]. Alemanha, 1932. 80 min, p&b. Roteiro de Bertold Brecht e Ernst Ottwalt. DOSSIÊ Bertolt Brecht. Revista História & Perspectivas, n. 18/19, jan. /dez, 1998, p. 8-52. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Aula 7 24 JAN |
A Santa Joana dos matadouros (1929-1931): a crítica ao sistema capitalista no teatro brechtiano BRECHT, Bertold. A Santa Joana dos matadouros. São Paulo: Cosac Naify, 2001. SCHWARZ, Roberto. O bate-boca das classes por Roberto Schwarz. In: BRECHT, Bertold. A Santa Joana dos matadouros. São Paulo: Cosac Naify, 2001, p. 7-13. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Aula 8 31 JAN |
O filme Libertários (1976): imagens da industrialização no Brasil LIBERTÁRIOS. Direção: Lauro Escorel Filho. Brasil: Lauro Escorel Filho, 1976. 1 filme (30 min), son., p&b, 16mm. https://www.youtube.com/watch?v=FUvslA8ea2U HAGEMEYER, Rafael Rosa. Imagens e história da industrialização no Brasil: a pesquisa histórica e a produção do documentário Libertários, de Lauro Escorel Filho (1976). Fronteiras: Revista Catarinense de História [on-line], Florianópolis, n. 18, p. 49-65, 2010. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Aula 9 7 FEV |
Capitalismo e desemprego na peça A comédia do trabalho (2000) A COMÉDIA DO TRABALHO. Companhia do Latão. In: CARVALHO, Sérgio; MARCIANO, Márcio. Companhia do Latão – 7 peças. São Paulo: Cosac Naify, 2008, p. 88-142. SCHWARZ, Roberto. Altos e baixos da atualidade de brecht. In: Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo. Cia das Letras, 1999, p. 113-148. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Unidade III – Procedimentos metodológicos no ensino de história
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Aula 10 14 FEV |
Metodologias de ensino para uma história da técnica: a indústria metalúrgica no Brasil, século XIX LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Da forja ao alto forno. In: Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000, p. 259-275. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Aula 11 21 FEV |
O uso de filmes na sala de aula e o tema Revolução Industrial VESENTINI, Carlos Alberto. História e ensino: o tema do sistema de fábrica visto através de filmes. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. 9. ed., São Paulo: Contexto, 2004, p. 163-175. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Aula 12 7 MAR |
As fontes audiovisuais no ensino de História NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4. ed., São Paulo: Contexto, 2008. NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a história depois do papel. In: PINSKI, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2. ed., São Paulo: Contexto, 2008, p. 235-289. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Aula 13 14 MAR |
As fontes teatrais e o ensino de História OLIVEIRA, Sírley Cristina. História e Teatro: novos olhares para o ensino de história. In: PATRIOTA, Rosangela; RAMOS, Alcides Freire (orgs.). História e Cultura: espaços plurais. Uberlândia: Aspectus, 2002, p. 159-179. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing |
Aula 14 21 MAR |
Apresentação das oficinas |
Aula 15 28 MAR |
Encerramento da disciplina e divulgação de notas. |
AVALIAÇÃO
Data |
Horário |
Forma |
Critérios |
Valor |
17 JAN |
Entrega até às 23h59 |
Resumo de texto: “Os saberes históricos em situação escolar”, de Nicole Lautier. |
Correção gramatical, coesão textual e clareza. Construção do texto compatível com estrutura e característica do gênero textual solicitado, tais como: domínio dos processos de sumarização; clareza na expressão da compreensão global do texto resumido; uso adequado dos conectivos; interpretação adequada dos atos atribuídos ao autor.
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20 ptos |
31 JAN |
Das 19h às 21h30 |
Apresentação das obras fílmicas e teatrais
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Apresentação oral Clareza na exposição oral com apresentação da leitura crítica da fontes históricas indicadas; coerência das falas com a proposta central da apresentação; domínio individual da bibliografia utilizada; autonomia do pensamento; coerência lógica e argumentativa; desenvoltura nas apresentações.
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25 ptos |
14, 21 FEV
7, 14 MAR |
Das 19h às 21h30
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Oficina de história: apresentação oral e registro escrito. |
Adequação do tema, objetivos e fontes com as atividades propostas; clareza e coerência na elaboração dos elementos da oficina: descrição, objetivos, conteúdos e documentos selecionados, estratégias, avaliação e texto sobre o tema; qualidade da pesquisa envolvida na preparação da oficina; originalidade, raciocínio crítico e criatividade na produção de mediações e estratégias metodológicas para o ensino de história. |
40 ptos |
15, 22 FEV
8, 15 MAR |
Entrega até às 23h59 |
Relatório das oficinas |
Todos os estudantes deverão produzir um texto de 1 a 2 laudas registrando e discorrendo sobre os conteúdos e principais ideias apresentadas a respeito da bibliografia, das fontes históricas e da proposta da oficina, incorporando, inclusive, o debate e as discussões feitas em interação com a sala. |
15 ptos |
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TOTAL |
100 ptos |
BIBLIOGRAFIA
Básica
MONTEIRO, Ana Maria. A história escolar: algumas configurações possíveis. In: Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, p. 113-172, 2007. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2008. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing
OLIVEIRA, Sírley Cristina. História e Teatro: novos olhares para o ensino de história. In: PATRIOTA, Rosangela; RAMOS, Alcides Freire (orgs.). História e Cultura: espaços plurais. Uberlândia: Aspectus, 2002, p. 159-179. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing
Complementar
LAGÔA, Ana Mascia; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lúcia. Oficinas de história: projeto curricular de Ciências Sociais e História. Belo Horizonte: Dimensão, 2000. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing
LAUTIER, Nicole. Os saberes históricos em situação escolar: circulação, transformação e adaptação. Revista Educação & Realidade, v. 36, n. 1, p. 39-58, jan./abr., 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15348>. Acesso em: 20 jun. 2021.
NAPOLITANO, Marcos. Pensando a estranha história sem fim. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2005, p. 163-184. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing
VESENTINI, Carlos Alberto. História e ensino: o tema do sistema de fábrica visto através de filmes. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2004, p. 163-175. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing
ZABALA, Antoni. As sequências didáticas e as sequências de conteúdo. In: A prática educativa - Como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 53-89, 1998. https://drive.google.com/drive/folders/1B4M38ymsxTzq5J4SbaSdYrfVDow5Ilem?usp=sharing
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/12/2021, às 19:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3246139 |