UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Matemática

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Probabilidade e Estatística.

Unidade Ofertante:

FAMAT

Código:

39202

Período/Série:

2

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Nádia Giaretta Biase 

Ano/Semestre:

2020/01

Observações:

Semestre especial de atividades remotas.

 

EMENTA

Estatística Descritiva; Probabilidade e Distribuições de Probabilidade; Amostragem; Regressão e Correlação

JUSTIFICATIVA

A disciplina visa aprimorar no discente a capacidade de analisar e sintetizar resultados, tomar decisões e apresentar diversas propostas para o mesmo problema, ou seja, fazer com que o discente possa visualizar mais de uma estratégia para o seu campo de atuação. Capacitar o aluno a interpretar dados de diversas fontes de conhecimento, trabalhando informações obtidas por meio de tabelas, gráficos ou outras formas, permitindo sintetizar os dados de maneira clara, concisa e confiável. Utilizar metodologias de Estatística para desenvolvimento de pesquisas na área profissionalizante.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Oferecer aos alunos os conceitos e as técnicas elementares de estatística, de modo que eles obtenham subsídios para desenvolver pesquisas tanto no campo de atuação profissional quanto na área acadêmica.

-Proporcionar uma visão crítica de planejamento experimental, análise estatística e interpretação de resultados.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

-Sintetizar e organizar dados em tabelas e gráficos;

-Realizar análises exploratórias de dados;

-Compreender a importância e o grau de aplicabilidade da estatística na modelagem de situações concretas;

PROGRAMA

1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA (10 horas)

 

Distribuição de freqüências

Representação gráfica:

Histogramas

Polígonos de freqüências

Ogivas

Gráficos de linhas

Gráficos de freqüências acumuladas

Gráficos de setores

Outros tipos de representações gráficas

Medidas de posição:

Mediana e Moda para dados agrupados e não agrupados

Média aritmética para dados agrupados e não agrupados

Propriedades da média

Medidas de dispersão:

Amplitude total

Características de uma medida de dispersão

Variância e desvio padrão

Propriedades e características da variância e do desvio padrão

Coeficiente de variação

Erro padrão da média

Outros tipos de medidas de posição e de dispersão (média ponderada, média harmônica, média geométrica,

quartil, decil, percentil, desvio médio)

 

2. PROBABILIDADE E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE (14 horas)

 

Conceitos e propriedades

Probabilidade condicionada

Teorema de Bayes

Variáveis aleatórias unidimensionais discretas e contínuas

Esperança matemática e variância de variáveis aleatórias unidimensionais

Distribuições de probabilidades discretas:

Distribuição uniforme discreta

Distribuição de Bernoulli

Distribuição Binomial

Distribuição de Poisson

Distribuições de probabilidade contínuas:

Distribuição Exponencial

Distribuição Normal

 

3. AMOSTRAGEM (02 horas)

 

Principais técnicas de amostragem

 

4. REGRESSÃO E CORRELAÇÃO (04 horas)

 

Regressão e correlação linear simples

METODOLOGIA

Para a presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão adotadas as seguintes técnicas de ensino:

As aulas serão disponibilizadas ao(a)s discentes em formato de vídeo todas as semanas. Essas aulas serão disponibilizadas ao(a)s discentes através de link via moodle.  Os textos referentes às aulas também serão disponibilizados para download via moodle.

A plataforma Moodle será utilizada como canal oficial de comunicação professor-aluno, e ainda como ambiente para recepção de trabalhos, divulgação de notas e disponibilização de materiais bibliográficos.

Todas às quintas-feiras das 16h40 às 15h40, o professor fará um atendimento ao vivo com os alunos buscando esclarecer dúvidas sobre os conteúdos dos módulos e orientar sobre a realização dos trabalhos e prova.

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:

Cronograma:

Semana

Período

Conteúdo

Atividades

1

10/08/2020 a 16/08/2020

Distribuição de frequências e gráficos.

Trabalho 1

2

17/08/2020 a 23/08/2020

Medidas de posição e dispersão.

Trabalho 2

3

24/08/2020 a 30/08/2020

Probabilidade.

Trabalho 3

4

31/09/2020 a 06/09/2020

Modelos discretos: Bernoulli, Binomial e Poisson.

Trabalho 4

5

07/09/2020 a 13/09/2020

Modelo exponencial e Normal.

Trabalho 5

6

14/09/2020 a 20/09/2020

Amostragem

Trabalho 6

7

21/09/2020 a 27/09/2020

Testes de hipóteses paramétricos

Trabalho 7

8

28/09/2020 a 04/10/2020

Correlação.

Trabalho 8

9

05/10/2020 a 10/10/2020

Regressão

Trabalho 9

 

AVALIAÇÃO

Os trabalhos serão constituídos de exercícios que exploram e reforçam os conteúdos abordados, permitindo que os estudantes consolidem conceitos, trabalhem em grupo e adquira habilidades relacionadas ao uso de softwares estatísticos. Os trabalhos serão disponibilizados pelo professor na plataforma Moodle com duração máxima de 60 min cada. Os trabalhos serão realizados individualmente e deverão ser entregues exclusivamente pela plataforma Moodle. Trabalhos entregues após a data prevista, e sem a devida justificativa, receberão nota nula. Os trabalhos ficarão disponíveis para resolução e submissão  todas as quintas-feiras das 17:40 às 18:40.

A prova sub será composta de todo o conteúdo e será aplicada ao(a)s discentes que não alcançarem 60 pontos durante o semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

FONSECA, J. MARTINS, G. M. Curso de Estatística. São Paulo: Atlas, 2011.

MILAN, L. A. Estatística Aplicada. São Carlos, SP: UAB-UFSCAR,  2014.

RODRIGUES, A. A. de A. ESTATÍSTICA: Da educação básica ao ensino superior. 2ª ed.  Uberlândia, MG: UFU, 2017.

 

Complementar

MANN, P.; Tradução Souza, T. C. P. Introdução à estatística. 8. ed.; Rio de Janeiro: LTC, 2015.

MEYER, P. L. Probabilidade: Aplicações a Estatística. 2 ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos. Editora S.A., 1984.

OLIVEIRA, U. R. Estatística I (para leigos): aprenda fácil e rápido! 1ª Edição. São Paulo: Edição do autor – Saraiva Publique-se, 2017.

WASSERMAN, L. All of statistics: a concise course in statistical Inference. Springer Science and Business Media: Nova York, 2004.

ZAROS, L. G.; MEDEIROS, H. R. Bioestatística. Natal: EDUFRN, 2011.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Nadia Giaretta Biase, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/08/2020, às 06:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2199327