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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Estatística Descritiva; Probabilidade e Distribuições de Probabilidade; Amostragem; Regressão e Correlação
JUSTIFICATIVA
A disciplina visa aprimorar no discente a capacidade de analisar e sintetizar resultados, tomar decisões e apresentar diversas propostas para o mesmo problema, ou seja, fazer com que o discente possa visualizar mais de uma estratégia para o seu campo de atuação. Capacitar o aluno a interpretar dados de diversas fontes de conhecimento, trabalhando informações obtidas por meio de tabelas, gráficos ou outras formas, permitindo sintetizar os dados de maneira clara, concisa e confiável. Utilizar metodologias de Estatística para desenvolvimento de pesquisas na área profissionalizante.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Oferecer aos alunos os conceitos e as técnicas elementares de estatística, de modo que eles obtenham subsídios para desenvolver pesquisas tanto no campo de atuação profissional quanto na área acadêmica. -Proporcionar uma visão crítica de planejamento experimental, análise estatística e interpretação de resultados. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: -Sintetizar e organizar dados em tabelas e gráficos; -Realizar análises exploratórias de dados; -Compreender a importância e o grau de aplicabilidade da estatística na modelagem de situações concretas; |
PROGRAMA
1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA (10 horas)
Distribuição de freqüências
Representação gráfica:
Histogramas
Polígonos de freqüências
Ogivas
Gráficos de linhas
Gráficos de freqüências acumuladas
Gráficos de setores
Outros tipos de representações gráficas
Medidas de posição:
Mediana e Moda para dados agrupados e não agrupados
Média aritmética para dados agrupados e não agrupados
Propriedades da média
Medidas de dispersão:
Amplitude total
Características de uma medida de dispersão
Variância e desvio padrão
Propriedades e características da variância e do desvio padrão
Coeficiente de variação
Erro padrão da média
Outros tipos de medidas de posição e de dispersão (média ponderada, média harmônica, média geométrica,
quartil, decil, percentil, desvio médio)
2. PROBABILIDADE E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE (14 horas)
Conceitos e propriedades
Probabilidade condicionada
Teorema de Bayes
Variáveis aleatórias unidimensionais discretas e contínuas
Esperança matemática e variância de variáveis aleatórias unidimensionais
Distribuições de probabilidades discretas:
Distribuição uniforme discreta
Distribuição de Bernoulli
Distribuição Binomial
Distribuição de Poisson
Distribuições de probabilidade contínuas:
Distribuição Exponencial
Distribuição Normal
3. AMOSTRAGEM (02 horas)
Principais técnicas de amostragem
4. REGRESSÃO E CORRELAÇÃO (04 horas)
Regressão e correlação linear simples
METODOLOGIA
Para a presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão adotadas as seguintes técnicas de ensino:
As aulas serão disponibilizadas ao(a)s discentes em formato de vídeo todas as semanas. Essas aulas serão disponibilizadas ao(a)s discentes através de link via moodle. Os textos referentes às aulas também serão disponibilizados para download via moodle.
A plataforma Moodle será utilizada como canal oficial de comunicação professor-aluno, e ainda como ambiente para recepção de trabalhos, divulgação de notas e disponibilização de materiais bibliográficos.
Todas às quintas-feiras das 16h40 às 15h40, o professor fará um atendimento ao vivo com os alunos buscando esclarecer dúvidas sobre os conteúdos dos módulos e orientar sobre a realização dos trabalhos e prova.
Carga horária de atividades na modalidade síncrona:
Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:
Cronograma:
Semana |
Período |
Conteúdo |
Atividades |
1 |
10/08/2020 a 16/08/2020 |
Distribuição de frequências e gráficos. |
Trabalho 1 |
2 |
17/08/2020 a 23/08/2020 |
Medidas de posição e dispersão. |
Trabalho 2 |
3 |
24/08/2020 a 30/08/2020 |
Probabilidade. |
Trabalho 3 |
4 |
31/09/2020 a 06/09/2020 |
Modelos discretos: Bernoulli, Binomial e Poisson. |
Trabalho 4 |
5 |
07/09/2020 a 13/09/2020 |
Modelo exponencial e Normal. |
Trabalho 5 |
6 |
14/09/2020 a 20/09/2020 |
Amostragem |
Trabalho 6 |
7 |
21/09/2020 a 27/09/2020 |
Testes de hipóteses paramétricos |
Trabalho 7 |
8 |
28/09/2020 a 04/10/2020 |
Correlação. |
Trabalho 8 |
9 |
05/10/2020 a 10/10/2020 |
Regressão |
Trabalho 9 |
AVALIAÇÃO
Os trabalhos serão constituídos de exercícios que exploram e reforçam os conteúdos abordados, permitindo que os estudantes consolidem conceitos, trabalhem em grupo e adquira habilidades relacionadas ao uso de softwares estatísticos. Os trabalhos serão disponibilizados pelo professor na plataforma Moodle com duração máxima de 60 min cada. Os trabalhos serão realizados individualmente e deverão ser entregues exclusivamente pela plataforma Moodle. Trabalhos entregues após a data prevista, e sem a devida justificativa, receberão nota nula. Os trabalhos ficarão disponíveis para resolução e submissão todas as quintas-feiras das 17:40 às 18:40.
A prova sub será composta de todo o conteúdo e será aplicada ao(a)s discentes que não alcançarem 60 pontos durante o semestre.
BIBLIOGRAFIA
Básica
FONSECA, J. MARTINS, G. M. Curso de Estatística. São Paulo: Atlas, 2011.
MILAN, L. A. Estatística Aplicada. São Carlos, SP: UAB-UFSCAR, 2014.
RODRIGUES, A. A. de A. ESTATÍSTICA: Da educação básica ao ensino superior. 2ª ed. Uberlândia, MG: UFU, 2017.
Complementar
MANN, P.; Tradução Souza, T. C. P. Introdução à estatística. 8. ed.; Rio de Janeiro: LTC, 2015.
MEYER, P. L. Probabilidade: Aplicações a Estatística. 2 ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos. Editora S.A., 1984.
OLIVEIRA, U. R. Estatística I (para leigos): aprenda fácil e rápido! 1ª Edição. São Paulo: Edição do autor – Saraiva Publique-se, 2017.
WASSERMAN, L. All of statistics: a concise course in statistical Inference. Springer Science and Business Media: Nova York, 2004.
ZAROS, L. G.; MEDEIROS, H. R. Bioestatística. Natal: EDUFRN, 2011.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Nadia Giaretta Biase, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/08/2020, às 06:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 | SEI nº 2199327 |