UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geografia Política

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO039

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Anderson Pereira Portuguez

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

 

 

EMENTA

Geografia Política e Geopolítica: uma questão teórico-metodológica e política. Poder, sociedade, espaço geográfico: constituição e consolidação do Estado-Nação. Princípio de territorialidade e lógica da rede: a organização do espaço mundial. Ordem mundial: conflitos de natureza política e geopolítica. A geopolítica brasileira. Tensões políticas e geopolíticas no território e na sociedade brasileira.

JUSTIFICATIVA

O mundo contemporâneo passa por significativas transformações, cuja velocidade se acelera cada vez mais. Estas transformações se dão nas mais variadas escalas, provocando grandes mudanças políticas e territoriais, tanto em nível local, quanto regional, nacional e global. Compreender estas transformações e dimensionar adequadamente suas incidências territoriais torna-se uma das principais atividades do profissional de Geografia, pois cabe ao mesmo interpretar os panoramas atuais e os que se anunciam, como forma de entender a complexidade do mundo atual.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar o contexto político e geopolítico do mundo contemporâneo e as relações de poder, privilegiando a idéia de território na definição/redefinição da Geografia Política e da Geopolítica na dinâmica das sociedades humanas

Objetivos Específicos:

  • Conceituar, diferenciar e relacionar Geografia Política e Geopolítica.
  • Discutir as bases teórico-conceituais da Geografia Política.
  • Identificar as possíveis relações entre Geopolítica e democracia na atualidade.
  • Explicar as relações entre povo, território e nação, no processo de formação dos Estados nacionais.
  • Analisar a idéia de território na (re)construção da Geopolítica.
  • Explicar e analisar as contradições e a complementaridade entre a lógica territorial e a lógica das redes no mundo contemporâneo.
  • Explicar a gênese da unidade político-territorial do Estado brasileiro.
  • Explicar as ambições geopolíticas do Estado brasileiro.
  • Avaliar a importância da geopolítica no mundo atual.
  • Abordar e discutir o desenvolvimento da Geopolítica e sua aplicação pelas políticas dos Estados.
  • Situar a Geografia Política na Geografia e apresentar os contornos teóricos e empíricos do seu objeto de estudo.

PROGRAMA

  1. ENTRE A CIÊNCIA E A POLÍTICA: GEOGRAFIA, GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA 

1.1 - Ambigüidade, conflito e contradição nas relações entre sociedade-poder-espaço geográfico;

1.2 - Geografia Política e Geopolítica: as teorias dos clássicos;

1.3 -  Geografia Política e Geopolítica: uma análise crítica;

1.4 - Geopolítica em fins do século XX e início do século XXI: uma concepção que alia direitos democráticos, territórios e redes.

 

2. O PAPEL DESEMPENHADO PELO TERRITÓRIO NA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DA SOCIEDADE HUMANA

2.1 -  Breve histórico do significado político do território;

2.2 - Relações entre Povo, Território, Pátria, Nação, Estado;

2.3 -  Formação e consolidação de Estados nacionais na sociedade moderna.

 

3. BRASIL: UM ESTADO-NAÇÃO EM BUSCA DE INFLUÊNCIA NA CENA INTERNACIONAL

3.1 - Dimensão continental do território: gênese da unidade político-geográfica do Estado brasileiro;

3.2 - Autoritarismo e conservadorismo na constituição do Estado-nação brasileiro;

3.3 -  “Escola Brasileira de Geopolítica”: ambições, projetos, realizações.

 

4. REPRESENTAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

4.1 -  Nacionalismo, patriotismo, nacionalidades e minorias;

4.2 -  Novo papel do Estado-nação face aos desafios da mundialização da economia: lógica da territorialidade e lógica de redes;

4.3 -  Na virada do século XX  para o século XXI:

4.4 -  Confronto democracia e terrorismo;

4.5 -  Papel da Geopolítica na consolidação da democracia no mundo.

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, adotar-se-á o modelo de aulas 50% síncronas e 50% assíncronas (contemplando unicamente atividades remotas online e off-line). Para tal efeito, os alunos terão todo o material da disciplina disponível na página web do professor:

https://sites.google.com/site/professorandersonportuguez/ , na qual há links para a disciplina. Os conteúdos disponibilizados ao longo do semestre serão:

Plano da disciplina, o roteiro para elaboração dos trabalhos avaliativos), textos em PDF abertos para downloads, publicações em PDF do próprio professor, links para vídeos de acesso livre e áudio-aulas.

As aulas síncronas ocorrerão todas as segundas-feiras, das 08 às 09:40h, por meio do programa Google Meet. O link de acesso às aulas será disponibilizado pelo docente em sua página web https://sites.google.com/site/professorandersonportuguez/

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota por meio de e-mail (portuguez.andersonpereira@gmail.com), aplicativos de mensagens (WhatsApp 34-996885213) ou reuniões individuais com uso das plataformas Google Meet ou Microsoft Teams, em horários específicos a serem definidos pelo professor.

A base das aulas serão os encontros semanais, durante os quais o professor aprofundará as discussões teóricas da disciplina. O professor disponibilizará para os alunos, os textos básicos e de apoio que necessitarão para cursar a disciplina. Porém, cabe aos alunos procurarem, por iniciativa própria, outras obras e artigos que tratam dos temas abordados na disciplina. O conhecimento não se constrói por mera transmissão de dados. Ele é um processo que exige interatividade dos envolvidos e exige esforço de todos e todas.

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma individual e baseada em duas estratégias:

·         Elaboração e entrega (em formato digital pdf) de uma EDR-Estudo dirigido Remoto - sobre o conceito de território e sua aplicação nos estudos da Geografia Política. O EDR será disponibilizado pelo professor no primeiro dia de aula e os alunos terão até 15 dias antes di fim do semestre para realizar a referida avaliação e encaminhar por e-mail para correção. Valor: 35,0 pontos.

·         Elaboração e entrega (em formato digital pdf) de uma EDR-Estudo dirigido Remoto - sobre o conceito de fronteiras e sua aplicação nos estudos da Geografia Política. O EDR será disponibilizado pelo professor no primeiro dia de aula e os alunos terão até 15 dias antes do fim do semestre para realizar a referida avaliação e encaminhar por e-mail para correção. Valor: 35,0 pontos.

·         Entrega de um trabalho que será realizado individualmente sobre um filme escolhido pelo professor, com link disponibilizado no site do docente desde o início da disciplina. A obra fílmica deverá servir de base para os discentes respondam questões elaboradas pelo professor, sobre conceitos fundamentais da disciplina. Valor: 30 pontos. Data de entrega: 15 dias antes do fim do semestre.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CASTRO, Iná E. de, GOMES, Paulo Cesar da C., CORRÊA, Roberto L. (orgs.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 1995.   353 p.  p. 271-307.

CASTRO, Iná E. de, GOMES, Paulo Cesar da C., CORRÊA, Roberto L. (orgs.). Questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 1996. 470 p. p. 367-415.

MAGNOLI, Demétrio. O Corpo da Pátria: Imaginação Geográfica e Política Externa no Brasil (1808-1912). São Paulo: Ed. da Unesp/Moderna, 1997. 318 p.

MIYAMOTO, Shiguenoli. Geopolítica e Poder no Brasil. Campinas: Papirus, 1995.     257 p. (Coleção Estado e Política)

Complementar

DOWBOR, Ladislau, IANNI Octavio, RESENDE, Paulo-Edgar (orgs). Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1997. 302 p. (Coleção Horizontes da Globalização).

FURTADO, Celso. O capitalismo global. São Paulo: Paz e Terra, 1998. 81 p.

_____. Brasil: a construção interrompida. 2a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 87 p.

MATTOS, Carlos de Meira. Geopolítica e Teoria de Fronteiras. Fronteiras do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1990. 116 p.

MELLO, Leonel I.  A. Quem tem medo da geopolítica? São Paulo: Hucitec/Edusp, 1999.     228 p. (Geografia: Teoria e Realidade; 45)

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 470 p.

VESENTINI, José William. Novas geopolíticas: As representações do século XXI. São Paulo: Contexto. 2000. 125 p. (Coleção Caminhos da Geografia)

_______. A capital da geopolítica. São Paulo: Ática, 1986. 240 p. (Ensaios, n. 124)

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Anderson Pereira Portuguez, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/02/2021, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2549647