|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Estudos especiais em temáticas relevantes da história do Brasil.
JUSTIFICATIVA
A interlocução da historiografia republicana com a historiografia do cinema brasileiro nos possibilita acompanhar os embates socioculturais articulados esteticamente na linguagem cinematográfica. A busca de imagens, sons, cenários, paisagens e rostos que representassem a brasilidade dialogou com projetos de nação construídos ao longo da história republicana. O Brasil construído e projetado nas telas ora como sinônimo de progresso e modernidade, ora como emblema do subdesenvolvimento se apresenta ao historiador como um potencial para a investigação dos processos históricos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender processos históricos da República Brasileira transformados em linguagem cinematográfica. |
Objetivos Específicos: |
Estudar a história do cinema brasileiro por meio de filmes de ficção e documentário; Discutir a importância e a especificidade da linguagem cinematográfica como documento para o historiador; Conhecer e fruir esteticamente obras da cinematografia brasileira; Compreender o cinema brasileiro como objeto de investigação histórica; Aprender a analisar filmes (ficção e documentário). |
PROGRAMA
I-O advento da República e os primórdios do cinema no Brasil
METODOLOGIA
As aulas ministradas no ensino remoto serão realizadas via Moodle e Microsoft Teams. No Moodle serão disponibilizadas atividades assíncronas e recursos na forma de textos, vídeo aula e áudio aulas. Os textos da bibliografia básica e complementar serão acessados via links, assim como os filmes e canções que serão trabalhadas como fontes históricas. Serão realizadas videoconferências (atividades síncronas) via Microsoft Teams. Quinze encontros síncronos de 2h/a serão gravados e disponibilizados. Fóruns de discussão assíncrona serão disponibilizados para dúvidas.
Atividades síncronas: 2h/a semanais (1h40) - encontros gravados no Teams e disponibilizados no Microsoft Stream
Horário: quarta-feira, das 19h às 20h40
Plataforma de TI : Office.com – Microsoft Teams - Equipe Tópicos Especiais em História do Brasil- GHS048
Atividades assíncronas: 2h/a semanais (1h40)
Plataforma de TI: Moodle – Tópicos Especiais em História do Brasil - GHS 048
Assiduidade: controle da frequência nas atividades síncronas via de lista de presença do Teams e da realização das atividades avaliativas assíncronas.
AVALIAÇÃO
As atividades avaliativas visam construir a competência na produção de narrativa histórica por meio de atividades disponíveis na plataforma Moodle: tarefas e questionário que serão realizados de maneira assíncrona. Uma tarefa de análise de filme, questionário com 05 questões e a produção de uma Base de Dados. A pontuação está dividida da seguinte maneira:
· Questionário/Prova: 50 pontos
· Tarefa: Análise de fonte histórica = 40 pontos
· Base de Dados Cinema Brasileiro = 10 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro cinema. Rio de Janeiro: Azougue, 2005. p. 23-70. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/1TEdl8PuJ-SeOJmGY-J-2crN3iyRorGwm/view?usp=sharing>
RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila. (Orgs.). Nova História do Cinema Brasileiro. V.1. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2018.pp.690-720. Disponível em:< https://drive.google.com/file/d/1nRKim7A1-4OFtDLI0m7nj4Tt8AQCQLCs/view?usp=sharing>.
RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila. (Orgs.). Nova História do Cinema Brasileiro. V.2. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2018. pp.445-488. Disponível em:< https://drive.google.com/file/d/1_mJ8OmpFWL7m3wqll9-Ffax5yE7zXu4Q/view?usp=sharing>
Complementar
Napolitano, Marcos. Suicidas e foliões: chanchada, carnavalização e realismo no filme Tudo azul, de Moacyr Fenelon (1951). Estudos Históricos (Rio de Janeiro). 2013, v. 26, n. 51, pp. 133-153. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/eh/a/vpMB3F3fMSftRMw6pyww6Kc/?lang=pt>.
.Epub 20 Ago 2013. ISSN 2178-1494.
PINTO, Carlos Eduardo P. de. Rio, 40 graus: a disputa pela imagem da capital do Brasil nos anos dourados. Acervo, v. 28, n.1, p.120-131, 8 maio 2015. Disponível em:< http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/594>.
PUPPO, Eugênio; HADDAD, Vera. Cinema Marginal e suas Fronteiras: filmes produzidos nas décadas de 60 e 70. São Paulo, Heco Produções, [2001]. Pp.12-16. Disponível em:< https://docs.wixstatic.com/ugd/eb2c1e_99e22f99ff26452babd4d8321deb329a.pdf?index=true>
RAMOS, Alcides Freire. Historiografia do cinema brasileiro diante das fronteiras entre o trágico e o cômico: redescobrindo a Chanchada. Fênix Revista de História e Estudos Culturais.[online]. 2005, vol 2, ano II, nº 4. [acessado 09 dezembro 2021]. Disponível em:< https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/869/828>
SCHVARZMAN, S. . As utopias de Humberto Mauro I. Studium, [S. l.], n. 6, p. 57–71, 2019. Disponível em: <https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/10078>. Acesso em: 10 dez. 2021.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Angela Aparecida Teles, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/12/2021, às 16:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3278383 e o código CRC EFB960F2. |
Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3278383 |