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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Análise dos conceitos de educação e transformação social. Indagação acerca das relações entre transformação social e educação. Limites da ação transformadora pela educação. Transformação política e instituições escolares. Educação e desenvolvimento econômico e social.
OBJETIVO
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PROGRAMA
Unidade I: Educação e sociedade
1.1 Educação e mercadoria.
1.2 Trabalho e o processo de exploração.
1.3 Educação e a divisão do trabalho.
1.4 Educação e ideologia.
Unidade II: Conceitos de educação e transformação social.
2.1 Educação como política social e direito de cidadania.
2.2 Pedagogia Crítica.
2.3 Educação emancipatória.
2.4 Possibilidades e limites da educação na transformação social.
Unidade III: Educação no contexto social
3.1 Análise de conjuntura e indicadores sociais, econômicos e políticos.
3.2 Educação no contexto social contemporâneo.
CRONOGRAMA
SEMANA(S) |
TEXTO |
UNIDADE |
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1ª 03/03/2023 |
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- Apresentação do cronograma de aulas, estratégias, avaliação e temas de aulas. - Apresentação geral do conteúdo. |
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2ª 10/03/2023
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UNIDADE I:
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3ª 17/03/2023
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UNIDADE I: |
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4ª 24/03/2023
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RESUMO |
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5ª 31/03/2023
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UNIDADE II: |
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6ª 14/04/2023
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UNIDADE II: |
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7ª 28/04/2023
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CÍRCULO DE CULTURA |
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8ª
05/05/2023 |
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Avaliação |
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9ª 12/05/2023
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SEMINÁRIOS(preparo e atendimento) Entrega da avaliação |
CRITÉRIO DE REALIZAÇÃO
- Trabalho em duplas - Material de apresentação - 5,0 - Resumo obrigatório - 5,0 - Exposição - 10,0 - Domínio de conteúdo - 10,0
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10ª 19/05/2023
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Seminário I Seminário II
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11ª 26/05/2023
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Seminário III seminário IV |
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12ª 02/06/2023 13ª 03/06/2023 |
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Seminário V
Reposição |
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14ª 09/06/2023
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Avaliação da disciplina Vista final de prova
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15ª 16/06/2023
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Avaliação de recuperação
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16ª 23/06/2023
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Encerramento do semestre |
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METODOLOGIA
A disciplina de Educação e Transformação Social será ofertada - aula expositiva pelo professor, com problematização da temática e interação dialógica com os estudantes, apresentação de filmes e documentários, realização de seminários
"Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:
Para realização do Trabalho Discente Efetivo – TDE, com o objetivo de complementar a carga-horária de componentes curriculares, Terá participação no SEILIC/2023 e Congresso da Congada e/ou outros eventos acadêmicos.
AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem será considerada como um momento de investigação e conscientização acerca das potencialidades, limites, características dos alunos. Por meio desse processo, far-se-á a revisão dos procedimentos e questionamentos sobre a nossa própria prática discente e docente. As atividades desenvolvidas pelos alunos servirão como instrumentos de avaliação da aprendizagem com o intuito de, sempre que preciso, modificar a situação identificada. Nas atividades avaliativas adotaremos os seguintes critérios;
a) Desenvolvimento do tema: conhecimento demonstrado, desenvoltura em abordar o tema ou questão proposta, grau de originalidade e capacidade de análise.
b) Fundamentação rigorosa e sistemática: atinência ao tema ou à questão proposta (objetividade, capacidade argumentativa, pertinência das citações feitas)
c) Articulação lógica das ideias : estrutura dissertativa do tema ou á questão proposta; linguagem lógica; organização das ideias; coerência.
d) Clareza de expressão quanto à linguagem, linguagem culta; ortografia; concordância verbal; pontuação e formulação de frases .
e) Capacidade de síntese: ater-se ao conteúdo do texto; para isso, os apontamentos de aulas são orientadores por outros textos auxiliares.
Resumo = 30,0 pontos
Seminário = 30 pontos
Avaliação =30,0 pontos
Presença no seminário = 10,0 pontos
Básica
HARVEY, David. Para entender o capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
MÉSZÁROS, István. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. São Paulo: Boitempo, 2009.
Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANTUNES, Ricardo (Org.) A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
ANTUNES, Ricardo (Org.) Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GENTILI, Pablo A. A. Educar na esperança em tempos de desencanto. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
TORRES, Carlos Alberto. Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre, ARTMED, 2004
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Vânia Aparecida Martins Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/04/2023, às 15:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4423488 |