UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Educação e Transformação Social

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal/Curso de Pedagogia 

Código:

33906

Período/Série:

8º PERÍODO

Turma:

manhã

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

()

Optativa:

( X)

Professor(A):

Vânia Aparecida Martins Bernardes

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Componente Curricular oferecido de acordo com a  Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022/2.

Atendimento: sexta-feira -17:00 ás 18:30.

Agendamento via e-mail: vania.bernardes@ufu.br ou grupo virtual da disciplina

 

 

 

EMENTA

OBJETIVO

  • Refletir histórico-criticamente sobre as principais concepções de educação e suas implicações com a transformação social.

  • Enfatizar essa reflexão dentro de um contexto da sociedade brasileira e suas múltiplas dimensões.

  • Situar historicamente a constituição da educação como política social e direito de cidadania

.

PROGRAMA

Unidade I: Educação e sociedade

1.1 Educação e mercadoria.

1.2 Trabalho e o processo de exploração.

1.3 Educação e a divisão do trabalho.  

1.4 Educação e ideologia.

Unidade II: Conceitos de educação e transformação social.

2.1 Educação como política social e direito de cidadania.

2.2 Pedagogia Crítica.

2.3 Educação emancipatória.

2.4 Possibilidades e limites da educação na transformação social.

Unidade III: Educação no contexto social

3.1 Análise de conjuntura e indicadores sociais, econômicos e políticos.

3.2 Educação no contexto social contemporâneo.

 

CRONOGRAMA  

SEMANA(S)

TEXTO

UNIDADE

03/03/2023

 

- Apresentação do cronograma de aulas, estratégias, avaliação e temas de aulas.

- Apresentação geral do conteúdo.

 

10/03/2023

 

 

 

 

UNIDADE I:

 

 

 

17/03/2023

 

 

 

 

 UNIDADE I:

 

 

24/03/2023

 

 

 

 

RESUMO

 

 

31/03/2023

 

 

 

UNIDADE II:

 

 

14/04/2023

 

 

 

UNIDADE II:

 

 

28/04/2023

 

 

 

CÍRCULO DE CULTURA

 

 

 

05/05/2023

 

 

 

 

Avaliação

 

 

 

12/05/2023

 

 

 

 

SEMINÁRIOS(preparo e atendimento)

Entrega da avaliação

CRITÉRIO DE REALIZAÇÃO

 

 - Trabalho em  duplas 

-  Material  de apresentação - 5,0

- Resumo obrigatório - 5,0

- Exposição - 10,0

 - Domínio  de conteúdo - 10,0

 

 

 

 

 

 

10ª

19/05/2023

 

 

 

 

Seminário I 

Seminário II

 

 

 

 

 

 

 

11ª

26/05/2023

 

 

 

Seminário III

seminário IV

 

 

1

02/06/2023

13ª

03/06/2023

 

 

Seminário V

 

 

Reposição

 

 

 

14ª

09/06/2023

 

 

 Avaliação  da disciplina 

Vista  final de prova

 

 

 

15ª

16/06/2023

 

 

 

 Avaliação de recuperação

 

 

 

 

 

 

16ª

23/06/2023

 

 

 

 Encerramento do semestre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         
           
           
           
           
           

METODOLOGIA

A disciplina de Educação e Transformação Social será ofertada - aula expositiva pelo professor, com problematização da temática e interação dialógica com os estudantes, apresentação de filmes e documentários, realização de seminários

"Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)

b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:

Para realização do Trabalho Discente Efetivo – TDE, com o objetivo de complementar a carga-horária de componentes curriculares, Terá  participação no  SEILIC/2023 e Congresso da Congada e/ou outros eventos acadêmicos.

AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem será considerada como um momento de investigação e conscientização acerca das potencialidades, limites, características dos alunos. Por meio  desse processo, far-se-á a revisão dos procedimentos e questionamentos sobre a nossa própria prática discente e docente. As atividades desenvolvidas pelos alunos servirão como instrumentos de avaliação da aprendizagem com o intuito de, sempre que preciso, modificar a situação identificada. Nas atividades avaliativas adotaremos os seguintes critérios;

a) Desenvolvimento do tema: conhecimento demonstrado, desenvoltura em abordar o tema ou questão proposta, grau de originalidade e capacidade de análise.

b) Fundamentação rigorosa  e sistemática: atinência ao tema ou à questão proposta (objetividade, capacidade argumentativa, pertinência das citações feitas)

c) Articulação lógica das ideias : estrutura dissertativa  do tema ou á questão proposta; linguagem lógica; organização das ideias; coerência.

d) Clareza de expressão quanto à linguagem, linguagem culta; ortografia; concordância verbal; pontuação e formulação de frases .

e) Capacidade de síntese: ater-se ao conteúdo do texto; para isso, os apontamentos de aulas são orientadores por outros textos auxiliares.

Resumo = 30,0 pontos

Seminário = 30 pontos

Avaliação =30,0 pontos

Presença no seminário = 10,0 pontos

 

Básica

HARVEY, David. Para entender o capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

MÉSZÁROS, István. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. São Paulo: Boitempo, 2009.

Complementar

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTUNES, Ricardo (Org.) A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

ANTUNES, Ricardo (Org.) Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GENTILI, Pablo A. A. Educar na esperança em tempos de desencanto. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

TORRES, Carlos Alberto. Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre, ARTMED, 2004

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vânia Aparecida Martins Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/04/2023, às 15:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4423488