UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Elaboração de Material Didático em Geografia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas

Código:

GGO037

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Leda Correia Pedro Miyazaki

Ano/Semestre:

2020/Período Letivo Especial – Etapa II

Observações:

40 vagas

 

EMENTA

Materiais didáticos em Geografia: importância, tipos e temas. Recursos didáticos e o ensino de Geografia. Elaboração e divulgação do material produzido.

JUSTIFICATIVA

A disciplina se justifica pela necessidade de pensarmos múltiplas formas de estabelecer a relação entre ensino e aprendizagem dos conteúdos da Geografia, considerando que os materiais didáticos são ferramentas importantes para o sucesso desse processo.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar a elaboração de materiais didáticos das diferentes áreas de atuação da Geografia para a Educação Básica

Objetivos Específicos:

  • Compreender a importância da produção e disseminação dos recursos didáticos na construção do conhecimento geográfico;
  • Diagnosticar os recursos pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia na rede pública do município;
  • Analisar a importância da utilização de recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem;
  • Estimular a criatividade na produção de recursos didáticos para o ensino de Geografia;
  • Buscar alternativas para melhorar o processo ensino-aprendizagem no ensino de Geografia;
  • Elaborar material didático de Geografia;

PROGRAMA

UNIDADE 1 –A importância da produção de materiais didáticos no Ensino de Geografia.

1.1-Tipos de recursos empregados na Geografia.

1.2–Temas geográficos que podem ser elaborados como material didático na Geografia.

UNIDADE 2 -Recursos didáticos e o Ensino de Geografia.

2.1 -Diagnóstico quanto ao uso de material didático nas escolas públicas.

2.2–Escolha de materiais alternativos para a produção de materiais didáticos.

UNIDADE 3 -Elaboração e divulgação do material didático para o Ensino de Geografia

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas e dialogadas através das plataformas Microsoft Teams. No caso de problemas técnicos nesta plataforma, outros sistemas poderão ser utilizados, desde que sejam acessíveis a todos os alunos.

 Modalidade assíncrona (off-line): Os materiais da disciplina (artigos, livros, textos, tutoriais, vídeos estarão disponíveis na plataforma Microsoft Teams (após a primeira aula síncrona será enviado um link para os discentes para acessarem a sala de aula). Os discentes também poderão utilizar o e-mail institucional da docente (lecpgeo@ufu.br) para tirar dúvidas sobre os primeiros acessos a plataforma;

Atendimento do aluno

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, utilizando o e-mail institucional e as plataformas Microsoft Teams. Serão destinadas semanalmente 2 (duas) horas para atendimento ao aluno, sendo:

·         1 (uma) hora na modalidade síncrona (quarta-feira logo após a aula síncrona das 19h:50 às 20h:40);

·         1 (uma) hora na modalidade assíncrona (todas as segundas-feiras, das 14h:00 às 16h:00 sob agendamento prévio).

 Carga horária prática

A disciplina de Elaboração de Material Didático em Geografia prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente curricular na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão análises de vídeo, tutoriais disponíveis no youtube, e orientação supervisionada para que os alunos possam desenvolver suas práticas em casa.

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade síncrona, por meio de aulas expositivas e dialogadas utilizando as plataformas Microsoft Teams.

 

As atividades síncronas serão realizadas conforme o cronograma abaixo:

Semana

Data

Horário

Temática/Dinâmica da aula

Plataforma

1

28/10

19:00-19:50

19:50-20:40

 

- Apresentação do Conteúdo e Formas avaliativas;

 – Aula de introdução ao tema material didático

Microsoft Teams

A primeira aula síncrona será acessada por link https://tinyurl.com/yy3v3o37

 

2

04/11

19:00-19:50

19:50-20:40

 

- A importância da produção de materiais didáticos no Ensino de Geografia;

- Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

 

3

11/11

19:00-19:50

19:50-20:40

 

- Recursos didáticos e o Ensino de Geografia;

- Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

4

18/11

19:00-19:50

19:50-20:40

 

- Elaboração e divulgação do material didático para o Ensino de Geografia;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

5

25/11

19:00-19:50

19:50-20:40

- Elaboração e divulgação do material didático para o Ensino de Geografia;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

6

02/12

19:00-19:50

19:50-20:40

- Elaboração e divulgação do material didático para o Ensino de Geografia;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

7

09/12

19:00-19:50

19:50-20:40

- Elaboração e divulgação do material didático para o Ensino de Geografia;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

8

16/12

19:00-19:50

19:50-20:40

- Encerramento da disciplina

 

Microsoft Teams

Observações importantes:

*O primeiro encontro (aula síncrona 1 do dia 28/10/2020) será realizado por meio do link: As atividades síncronas serão realizadas às quartas-feiras, das 19h00 às 19h:50, com atendimentos das 19h50 às 20h40, não será permitido gravar áudio e vídeo das atividades síncronas. OBS: A primeira aula síncrona será acessada por link https://tinyurl.com/yy3v3o37

* Não será permitido o registro destas atividades e consequentemente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art 8° e /Art. 9°, § 1º, da Resolução 7/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia).

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:                                    

Serão ministradas 45 (quarenta e cinco) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente.

O material necessário para as atividades assíncronas será disponibilizado por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula síncrona).

A presença do discente será atribuída durante a aula síncrona por meio de chamada e lançado no diário

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma individual e baseada em três estratégias:

1-      Fichamento dos textos – será na modalidade assíncronas, no qual o aluno irá ler e fichar o texto indicado para a aula dialogada.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual com a submissão do fichamento na plataforma Microsoft Teams.

Valor: 30,0 pontos

Data limite de entrega: será combinada com os discentes

 

2-      Fichamento dos textos – será na modalidade assíncronas, no qual o aluno irá ler e fichar o texto indicado para a aula dialogada.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual com a submissão do fichamento na plataforma Microsoft Teams.

Valor: 30,0 pontos

Data limite de entrega: será combinada com os discentes

 

3-      Texto em forma de artigo científico - Avaliação individual contemplando os fichamentos realizados e ideias discutidas durante as aulas síncronas, todo o material necessário estará disponível na plataforma Microsoft Teams, com instruções de elaboração do texto. Avaliação será pautada nas normas da ABNT e na estrutura de um artigo científico, contendo itens como introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e discussões, considerações finais e referências bibliográficas.

Valor: 40,0 pontos

Data/horário: será combinada com os discentes

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentoas.9. ed. Campinas: Papirus, 2006;

CASTROGIOVANI, Antonio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2008;

GIMENO SACRISTÁN, J. Gimeno e GÓMEZ, I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997;

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? :Novas  Exigências  educacionais  e profissão docente.10. ed. São Paulo: Cortez, 2007;

Complementar

ANDRADE, Manuel Correia de. Caminhos e descaminhos da geografia. São Paulo: Papirus, 1989. AGB. Dossiê: Geografiae Ensino. Caderno Prudentino de Geografia. Nº 17. Presidente Prudente, 1995;

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1999.

CASTROGIOVANI, Antonio Carlos. (org) Geografia em sala de aula: Práticas e reflexões. Porto Alegre, AGB, 1999; CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002;

FARIA, Ana Lúcia G. Ideologia no livro didático. São Paulo: Cortez, 1984;

GIMENO SACRISTÁN, J. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Trad. Ernani Rosa –Porto Alegre: ARTMED, 2002;

KAERCHER, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul. EDUNISC, 1998;

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? :Novas Exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2002;

MORAES, Régis de. (org) Sala de aula que espaço é esse? São Paulo: Papirus, 1989;

MOREIRA, Ruy. O discurso do avesso. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1998;

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (org.) Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1989;

PONTUSCHKA, N. N & OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (org.) Geografia em Perspectiva.2. ed. São Paulo: Contexto, 2004;

SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Trad. Emília de Oliveira Dihel –Porto Alegre: Artes Médicas, 1994;

SCHÄFFER, Neiva Otero et al. Um Globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Porto Alegre: Editorada UFRGS. VASCONCELLOS, Celso dos S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 10ª ed,São Paulo: Libertad, 2003;

EDUNISC, 1998.LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? :Novas Exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2002;

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/10/2020, às 21:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 SEI nº 2300939