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Ata de Reunião
ATA DA 278ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA APLICADAS (COLPPGIPA), DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (ICBIM), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU).
No dia 7 de outubro de 2024, às 8 horas, iniciou-se, de forma híbrida, na sala 2B213 Campus Umuarama, a 278ª Reunião Ordinária do Colegiado deste programa, com participação presencial do coordenador prof. Carlos Henrique Gomes Martins e dos(as) conselheiros(as) profa. Bellisa de Freitas Barbosa, e a representante de discentes MSc. Marielle Máximo Barbosa e Online a profa. Márcia Cristina Cury. Prof. José Roberto Mineo e Profa. Ana Carolina Jardim não participaram da reunião. Item 1: Informes: O coordenador informou sobre a inclusão de 3 processos na pauta, item 7: auxílio financeiro, sendo um da profa. Rosineide Ribas; outro do prof. Matias Szabó e o último processo encaminhado pelo prof. Olindo Martins, para análise. Todos os membros concordaram com a inclusão dos processos na pauta. Encerrado este assunto e não havendo mais informes, passou-se para o próximo item de pauta. Item 2: Orientação e Troca de orientação Mestrado e Doutorado: Prof. Marcelo José encaminha carta de aceite de orientação da discente ingressante Gisele Cristiane da Silva Dias a partir de seu ingresso no curso em 6/8/2024. Prof. Paulo Rogério, encaminha, com ciência e concordância das partes interessadas, carta de alteração de orientação da discente Nayara Rubio Diniz Del’Nero alterando a orientação do prof. Paulo Rogério de Faria para o prof. Marcelo José Barbosa Silva a partir de 1/1/2025. O colegiado aprovou o pedido. Item 3: Prorrogação do Prazo de Qualificação e Defesa Mestrado e Doutorado: Profa. Ana Carolina Jardim solicita prorrogação do prazo de defesa para a doutoranda Giulia Magalhães Ferreira, até dia 31/10/2024. Prof. Tiago Mineo solicita dilação de prazo da defesa, para a discente Ana Paula Navarro Gonçalves até dia 18/10/2024. O colegiado aprovou ambos os pedidos. Item 4: Qualificação Doutorado: Profa. Rosineide solicita aprovação da banca de qualificação para o doutorando Elias Rodrigues de Almeida Junior dia 24/10/2024 e profa. Bellisa aprovação da banca para qualificação do discente Joed Pires de Lima Junior dia 11/10/2024. Todos os pedidos foram aprovados pelo colegiado. Item 5: Defesa de Mestrado e Doutorado e Autorização de Entrega da Documentação com Prazo Inferior a 30 Dias: O colegiado, após ciência dos despachos ad referendum feitos pelo coordenador, em 17/9/2024, autorizando a banca da discente Karina Santos Silva para dia 27/9/2024 e da discente Stephanie Paola Borjas Reyes, em 23/9/2024, autorizando a defesa da discente também em 27/9/2024 e entrega da documentação com prazo inferior a 30 dias. Prof. Tiago Mineo solicita aprovação da banca para defesa de doutorado da discente Ana Paula Navarro Gonçalves dia 18/10/2024. Profa. Ana Carolina solicita aprovação da banca para defesa da mestranda Nancy Araceli Juarez Contreras dia 18/10/2024 e autorização para entrega da documentação na secretaria do PPG com prazo inferior a 30 dias. O colegiado analisou os processos recebidos e deferiu todos os pedidos. Item 6: Homologação do Título de Mestrado e Doutorado: O colegiado analisou os pedidos de homologação de título encaminhado pelos doutorandos egressos do programa: Luiz Gustavo Machado; Alessandro Sousa Correa; Kelvin Orlando Espinoza Blandon e Vinícius José de Oliveira e da mestranda egressa Luana Carvalho Luz. O colegiado aprovou todos os pedidos. Item 7: Auxílio Financeiro: Profa. Bellisa Barbosa solicita auxílio financeiro para pagamento da publicação do artigo científico "Copaifera spp. oleoresins control Trypanosoma cruzi infection in human trophoblast cells (BeWo) and placental explants" no periódico internacional Biomedicine & Pharmacotherapy, fator de impacto 6.9, Qualis A2 na CAPES, com valor aproximado de R$ 12.000,00 e auxílio para pagamento de coffe break do VI workshop do PPGIPA no valor de R$ 1.000,00 + material gráfico para o evento no valor de R$ 1.600,00, totalizando R$ 2.600,00. Prof. Cláudio auxílio para pagamento de fretamento de transporte de ônibus para discentes participarem de congresso ABCZ em novembro de 2024, no valor de R$ 11.330,00. Prof. Carlos Henrique solicita auxílio financeiro para pagamento de manutenção do equipamento Câmara de Anaerobiose, patrimônio 735612, valor de R$ 7.485,27 para realização de troca da placa A03984, revisão geral e testes de funcionamento e monitoramento. Profa. Ana Carolina solicita o pagamento de um auxílio diário no valor de R$ 320,00 e reembolso das passagens terrestres no valor aproximado de (R$ 600,00 ida e volta) trecho Belo Horizonte/Uberlândia/Belo Horizonte para a participação da pesquisadora Dra. Carolina Colombelli Pacca, do Instituto René Rachou - Fiocruz Minas em palestra no programa dia 17/10 e na banca de defesa da mestranda Nancy Araceli Juárez Contreras dia 18/10/2024. Profa. Rosineide Ribas solicita dois auxílios diários, para sua participação no XIX Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, a ser realizado no período de 20 a 23 de novembro de 2024, na cidade de Belo Horizonte/MG, e mais dois auxílios diários para participação de sua orientanda Celsa Raquel Melgarejo, no 3º Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, no período de 6 a 8 de novembro de 2024, a ser realizado na cidade de Foz do Iguaçu/PR, totalizando R$ 640,00 para cada uma. Prof. Olindo Assis solicita reembolso no valor de R$ 194,57 referente a participação fora de sede de sua orientanda Pâmela Beatriz de Menezes Lemos na disciplina “Microorganismos Emergentes: Vírus Emergentes” (MIC836 C), ofertada pelo Programa de Pós-graduação de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de forma híbrida. Prof. Matias Szabó, solicita para ele o valor de duas diárias e reembolso da taxa de inscrição no valor de R$ 640,00+R$ 950,00, respectivamente e para cada um de seus orientandos Amanda Ferreira Resende e Rodrigo da Costa Maia, auxílio financeiro de duas diárias e reembolso das taxas de inscrição sendo deR$ 640,00+R$ 700,00, respectivamente para participarem do XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária a ser realizado de 10 a 13 de novembro de 2024, na cidade de Pirenópolis/GO. O colegiado analisou e aprovou todos os pedidos exceto o pedido de ônibus solicitado pelo prof. Cláudio pois os discentes do programa que participarão do referido evento já receberam auxílio de duas diárias e reembolso das taxas de inscrição. O pedido do prof. Matias foi aprovado, porém o pagamento do valor das diárias e do reembolso das taxas de inscrição estarão condicionados à apresentação e inserção no processo SEI das taxas de inscrição pagas por todos os solicitantes. Item 8: Solicitação de matrícula Pós-Doc: Dra. Nagela Bernadelli Sousa Silva, com ciência de seu supervisor, prof. Carlos Henrique Martins e o Dr. Marcelo Augusto Garcia Junior, com ciência da supervisora profa. Ana Carolina Jardim, solicitam matrícula no estágio de pós pós-doutoramento. O colegiado analisou e aprovou ambos os pedidos por estarem de acordo com a Resolução 18/2015 do CONPEP. Item 9: Aproveitamento de Estudos: O discente Rodrigo da Costa Maia com anuência de seu orientador, prof. Matias Szabó solicita o aproveitamento de 15 créditos em disciplinas cursadas no mestrado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e 11 créditos em publicações de artigos após a matrícula no curso de doutorado deste programa. O colegiado aprovou apenas os 11 créditos em publicações de artigos uma vez que o aproveitamento de créditos em disciplinas do curso de mestrado de outro programa não está em conformidade com o Anexo Único da Resolução 006/2018 do CONPEP (Regulamento do Programa). A discente Shiraz Feferbaum Leite com ciência do orientador prof. Tiago Mineo e o discente Ghabriel Honório da Silva com ciência do orientador prof. Robinson Sabino da Silva solicitam dispensa das disciplinas obrigatórias concluídas, pelos discentes, no curso de mestrado deste programa totalizando 24 créditos cada um. O colegiado aprovou ambos os pedidos. Item 10: Edital 2024 do PPGIPA - Ingresso 2025: Prof. Carlos Henrique sugeriu algumas mudanças no Edital 2024 do programa como fazer a prova em português e para candidatos estrangeiros que solicitarem terão a opção de fazer a prova na língua inglesa. Outro ponto importante que foi incluído e discutido foi a possibilidade de discentes que estejam cursando a graduação poderão fazer até duas disciplinas do programa como aluno especial, obedecendo todos os requisitos previstos no art. 44, § 7º, da Resolução CONPEP n. 17/2022, com redação dada pela Resolução CONPEP n. 32/2023, como por exemplo ter o CRA igual ou maior a 85 e ter participado de iniciação científica na graduação. Por 3 votos favoráveis (Carlos, Bellisa e Marielle) e uma abstenção (Márcia) ficou aprovado a inclusão deste item no edital. Após repassar todo o edital ficou definido 12 vagas para o mestrado em cada semestre de 2025 e 5 vagas para cada entrada em fluxo contínuo para o doutorado. E sete vagas para aluno especial de mestrado e doutorado em cada semestre de 2025. O colegiado, por unanimidade, analisou e aprovou o edital 2024 para ingresso em 2025/1 e 2025/2. 11: Regulamento do programa: O coordenador, prof. Carlos Henrique apresentou a carta do prof. Cláudio e os e-mails dos discentes, encaminhada pela representante de discentes Marielle Barbosa, sobre propostas de mudança do regulamento do programa. Algumas sugestões foram analisadas e julgadas pertinentes pelo colegiado, sendo, portanto, inclusas no Regulamento que será publicizado na página do programa após conclusão das análises. Item 12: Desligamento de matrícula: Prof. Carlos Henrique informou sobre o ofício encaminhado pela Diretoria Acadêmica (DIRAC/UFU) questionando sobre os alunos que estão com vínculo ativo. Após análise verificou-se que o discente Adriano Luis Pulquerio de Almeida, após desistência de orientação pelo Prof. Paulo Gontijo, passou a não frequentar as disciplinas matriculadas, assim esgotou-se o prazo de conclusão do mestrado, então, o colegiado decidiu que será encaminhado ofício com Aviso de Recebimento ao endereço do discente e por e-mail notificando-o do desligamento. As discentes Daniela Raulino Cavalcanti; Jéssica de Almeida Santos, Maisa Rodrigues dos Santos e Isabel Beatriz Naves Guimarães solicitaram trancamento geral do curso e que não fizeram sua matrícula no prazo e por conseguinte não concluirão o mestrado dentro do prazo dos 24 meses e terão seus vínculos com o programa cancelados, de acordo com as prerrogativas legais. A secretaria encaminhará à DIRAC solicitação de desligamento conforme aprovação, por unanimidade, pelo colegiado. Item 13: Parecer CAED – Acúmulo de Bolsa FAPEMIG: Após análise pela CAED, da Deliberação do Conselho Curador Nº 209 de 2024 da FAPEMIG, foi formulado uma normativa favorável ao acúmulo de bolsa com vínculo semelhante à Resolução Nº 6 de 8 de novembro de 2023 da CAPES, também com anuência do orientador por meio da assinatura do Termo de Concordância. O colegiado aprovou a normativa emitida pelo CAED com algumas alterações para que o documento de acúmulo de bolsa da FAPEMIG tenha semelhança com a resolução emitida pelo Colegiado referente ao acúmulo da bolsa CAPES. Item 14: Relatório Anual de Atividades de Pós-graduandos do PPGIPA: Foi apresentado ao colegiado, após análise pela CAED os relatórios anuais dos pós-graduandos referentes a 2023. O presidente do CAED, prof. Marcelo José, emitiu parecer a todos os discentes que entregaram relatório no período. Será encaminhado e-mail aos discentes e orientadores, com o parecer emitido pela CAED. O colegiado decidiu que poderá acrescentar ao parecer do CAED, observações julgadas necessárias a discentes com parecer do orientador. Item 15: Outros: Não havendo mais assuntos a serem discutidos o coordenador encerrou a reunião às 11 horas e 45 minutos. Então lavrei a presente ata que após lida, conferida e aprovada, será assinada por todos os presentes e por mim, Lucélia da Costa Assis, como secretária. Uberlândia, 7 de outubro de 2024.
Prof. Carlos Henrique Gomes Martins (Presidente)
Profa. Bellisa de Freitas Barbosa (titular)
Profa. Márcia Cristina Cury (titular)
Msc. Marielle Máximo Barbosa (titular)
| Documento assinado eletronicamente por Bellisa de Freitas Barbosa, Presidente, em 11/10/2024, às 09:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Marielle Máximo Barbosa, Usuário Externo, em 11/10/2024, às 11:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Marcia Cristina Cury, Membro de Colegiado, em 11/10/2024, às 12:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Carlos Henrique Gomes Martins, Presidente, em 14/10/2024, às 08:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Lucelia da Costa Assis, Secretário(a), em 14/10/2024, às 09:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.060329/2024-01 | SEI nº 5783379 |