UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Ensino de Química Inorgânica

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP

34601

Período/Série:

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Fernanda Monteiro Rigue

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Ofertada em formato presencial. Componente curricular utilizará da Plataforma Microsoft Teams®, equipe ENSINO DE QUÍMICA INORGÂNICA (2023-2), com vistas a ampliar o contato entre professora e estudantes, tendo em vista a complementação de aprendizagens inerentes ao desenvolvimento das ações (arquivos de aulas, listas, notas, entre outros). Plano de Ensino elaborado conforme premissas dos Artigos presentes na Resolução CONGRAD nº 118, de 10 de novembro de 2023.

 

EMENTA

Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Inorgânica.

Os modelos e analogias em Química.

Jogos didáticos no ensino de Química.

Análise de livros didáticos de Química da Educação básica.

Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Inorgânica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico.

JUSTIFICATIVA

Diversas investigações sobre os processos educativos na educação básica e nos cursos de formação de professores/as indicam que os conteúdos de Química Inorgânica, como modelos atômicos, ligações químicas, teorias ácido-base, dentre outros são considerados por muitos professores/as do ensino médio como difíceis de serem ensinados e, entre os/as estudantes, como difíceis de serem aprendidos. Diante disso, a disciplina Ensino em Química Inorgânica visa fornecer subsídios para que os/as futuros/as professores/as de Química possam organizar e discutir formas alternativas de ensinar estes conteúdos no ensino médio, assim como compreender as dificuldades conceituais indicadas pela literatura, contribuindo para um melhor entendimento das interações entre o conteúdo específico e as habilidades dos futuros/as professores/as.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer subsídios ao estudando para o conhecimento e entendimento de tendências, processos e estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Inorgânica

Objetivos Específicos:

Utilizar atividades experimentais como um recurso didático importante para a construção de conhecimentos.

Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais capazes de atender as necessidades do ensino da Química Inorgânica na escola básica.

PROGRAMA

1. Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Inorgânica: Buscar em livros e periódicos, propostas pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Química Inorgânica

2. Os modelos em Química: A importância dos modelos e analogias na construção do conhecimento científico e sua influência no ensino e na aprendizagem de Química na Educação Básica

3. Jogos Didáticos no ensino de Química: trabalhar os pressupostos teórico metodológicos das relações de ensino e aprendizagem mediante o lúdico.

4. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica: analisar nos livros didáticos da educação básica como os conteúdos relativos à Química Inorgânica estão organizados e quais são as principais perspectivas apresentadas nestes materiais.

5. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Inorgânica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico: Socialização e avaliação dos planejamentos e/ou materiais didáticos produzidos.

METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas, calcadas na dialogicidade. Nesses momentos de aula haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura, reflexão e debate acerca de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a exibição de vídeos sobre as discussões do componente curricular e suas implicações no processo de formação inicial dos/as estudantes, bem como a socialização das atividades avaliativas elaboradas pelos/as mesmos/as. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; notebook; data-show; caixa de som; livros didáticos e paradidáticos; entre outros.
Serão analisadas as ementas das disciplinas relacionadas à área de Química Inorgânica no curso de graduação em Química – Licenciatura. Na sequência, serão analisados como estes conteúdos aparecem nos livros didáticos aprovados no PNLD. Em seguida, serão analisados artigos científicos relacionados aos processos de ensino e ou de aprendizagem na educação básica, as dificuldades de aprendizagem relacionadas a estes conteúdos, assim como as diferentes metodologias e estratégias para seu ensino. Na sequência, serão analisadas propostas de jogos didáticos voltados para o ensino de conceitos relacionados à Química Inorgânica e as possibilidades e limitações da inserção de modelos e analogias nas aulas de Químicas. Os/as licenciandos/as deverão elaborar planejamentos de aulas para a educação básica, envolvendo pelo menos um dos conteúdos e as metodologias analisadas ao longo das aulas.
Os/as estudantes também terão acesso aos materiais da nossa disciplina na plataforma Microsoft Teams (a qual oferece todas as ferramentas que os/as estudantes necessitam para enviar tarefas e acessar materiais da disciplina) - que também servirá como subsídio para realização de Atividades Acadêmicas Extras, conforme redação da Resolução CONGRAD nº 118, de 10 de novembro de 2023. Para isso, é primordial que os/as estudantes matriculados/as tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma. 

AVALIAÇÃO

Os/as discentes serão avaliados em um processo continuo em diferentes momentos ao longo das atividades da disciplina. Ademais, a avaliação acompanhará o próprio processo e evolução com as leituras, escritas, conversações e seu modo de agir diante das provocações da disciplina, percebendo seu interesse, envolvimento e responsabilidade.

Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:
1.   Elaboração de plano de aula propondo diferentes metodologias para conceitos de Química Inorgânica para a educação básica: 25 pontos.
2.   Análise dos conceitos de Química Inorgânica nos livros didáticos aprovados no PNLD: 20 pontos.
3.   Elaboração de textos a partir da leitura de artigos científicos sobre propostas metodológicas e/ou dificuldades de aprendizagem relacionados aos conceitos de Química Inorgânica: 30 pontos.
4.   Entrega do Portfólio discente envolvendo reflexões acerca das ações/aprendizagens vivenciadas na disciplina: 25 pontos.

Todos os critérios a serem empregados nos diferentes instrumentos avaliativos serão explanados e explicitados aos alunos e alunas durante a disciplina, ficando a docente à disposição para maiores esclarecimentos.
Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, sem justificativa e vinculação com o que está previsto nas normas da universidade, implicará em nota 0 (zero).
Será considerado aprovado o/a aluno/a que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o aluno poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o/a aluno/a será aprovado/a se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem será realizada no período previsto pela Resolução CONGRAD Nº 106, de 07 de junho de 2023. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o/a discente será reprovado/a.

BIBLIOGRAFIA

Básica

SHRIVER, D.F.; ATKINS, P. W. Química Inorgânica. 4a ed. São Paulo: Ed. Bookman, 2008.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3ª edição. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006.

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

Complementar

MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.

SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159 p.

CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2006. 438 p.

FRANCISCO JÚNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

CUNHA JUNIOR, H. Tecnologia Africana na Formação Brasileira. RJ: CEAP, 2010.

RIGUE, F.; DALMASO, A.; RAMOS, M. R. A potência do Portfólio na Formação Docente em Química: um relato narrativo autobiográfico. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 1, p. 151-167, 19 fev. 2021.

OLIVEIRA, M. C. Plano de aula: ferramenta pedagógica da prática docente. Pergaminho: Revista discente de Estudos Históricos, v. 2, p. 121-129, 2011.

Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical Education; Enseñanza de las Ciencias; Journal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in Chemistry; International Journal of Science Education; Science Education, entre outros periódicos da área da Educação e do Ensino, bem como estudos presentes no Banco de Dissertações e Teses da Capes.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5102105