UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Empreendedorismo e Geração de Ideias

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Faculdade de Gestão e Negócios

SIGLA:

FAGEN

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Possibilitar ao aluno os fundamentos do empreendedorismo como processo em andamento, desde a geração de uma ideia para uma empresa e/ou reconhecimento de uma oportunidade, a reunião de recursos (financeiros, humanos, computacionais) necessários para desenvolver oportunidades, o lançamento do novo empreendimento, a administração do crescimento e a colheita das recompensas.

 

Ementa

A exploração de ideias e oportunidades de negócios; perfil do empreendedor; ambientes que influenciam o sucesso do empreendedor. O empreendedorismo como processos. Dimensões para identificar setores favoráveis às novas empresas. Desenvolvimento do pensamento criativo. Destruição criativa: gênese do empreendedorismo.

 

PROGRAMA

1. Fatores que contribuem para que uma mensagem seja absorvida. O que faz com que uma ideia seja aceita e dure até o próximo ciclo de negócio. Processo de construção de ideias.

2. Criatividade: abordagem teórica, processo criativo, criatividade no contexto das organizações (estímulos, barreiras e medidas individuais e contextuais).

3. Empreendedorismo: empreendedorismo e inovação; tipos de inovação (tecnológica de produto e processo), inovação não tecnológica de marketing e organizacional. Empreendedorismo como processo; as principais fases do processo de empreendedor, abordagem econômica e comportamental. Comportamento do empreendedor; empreender como opção de carreira, a importância do empreendedorismo para as economias dos países e para a escolha pessoal.

4. Descobrindo oportunidades: entendendo oportunidades de empreendedorismo e análise do setor; Como mudanças tecnológicas, políticas e regulamentos e sociais/demográficas geram oportunidades de empreendedorismo; condições de demanda, estrutura do setor e ciclo de vida que geram oportunidades.

5. Fundamentos cognitivos do empreendedor: criatividades e reconhecimento de oportunidades; validação de uma ideia como oportunidade. Fatores de ambiente.

6. Aquisição de recursos e informações essenciais para se empreender: buscando assessorias, fontes de financiamento e agências de fomento.

7. Empreendedorismo social: criação de organizações.

8. Noções sobre o Plano de Negócio.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

FERREIRA, M.P.; SANTOS, J.C.; SERRA, F.A.R. Ser Empreendedor: pensar, criar e moldar a nova empresa. São Paulo: Saraiva, 2010.

MAXIMIANO, A.C.A. Administração para Empreendedores. São Paulo: Pearson, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARON, R.; SHANE, S. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004.

DEGEN, R.J. O Empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson, 2009.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Ed. Cultura, 1999.

DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

CRIATIVIDADE e inovação. São Paulo: Pearson Education, c2011. 133 p., il. (Academia Pearson). ISBN 9788576058847 (broch.).

 

aprovação

 

CARLA ZANELLA GUIDINI

Coordenadora Pro Tempore do Curso de Graduação

em Engenharia de Alimentos

CÍNTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Diretora da Faculdade de Gestão e Negócios


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Documento assinado eletronicamente por Cíntia Rodrigues de Oliveira, Diretor(a), em 07/02/2022, às 09:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carla Zanella Guidini, Coordenador(a), em 07/02/2022, às 09:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.057913/2021-29 SEI nº 3018473