UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos Especiais em História Cultural

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

GHS047

Período/Série:

4º ao 9º

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

-

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( X)

Professor(A):

Dalva Maria de Oliveira Silva (dalva.oliveira@ufu.br)

Ano/Semestre:

2021-1

Observações:

Plano de reposição do semestre 2021-1, elaborado conforme a Resolução CONGRAD 25/2020. A disciplina será ministrada por meio da Plataforma Microsoft Teams no canal   https://bit.ly/TopHisCul.

 

EMENTA

A dinamicidade de métodos que caracterizam as abordagens culturais no campo historiográfico e as influências de outras áreas do conhecimento. Os aspectos culturais como mediadores do comportamento, das transformações sociais. A dimensão simbólica e suas interpretações à luz da cultura dos grupos sociais nas suas múltiplas perspectivas. Estudo da historiografia sobre o tema.

JUSTIFICATIVA

Esta edição da disciplina Tópicos Especiais em História Cultural, objetiva desenvolver uma discussão a partir dos aspectos culturais como mediadores do comportamento e das transformações sociais. À luz de pressupostos teóricos de intelectuais que se situam no campo dos Estudos Culturais, da história do tempo presente e da história ambiental, serão pautadas discussões e reflexões a partir da produção de intelectuais sobre as crises do tempo presente. Os impactos da crise ambiental, que se fazem notar em diversas partes do mundo, agravado pela pandemia de SARS COV 2 e os seus desdobramentos, torna imprescindível colocar em debate os caminhos que nos trouxeram a esse contexto e a reavaliar os seus paradigmas.   Portanto, fundamentada na produção de filósofos, antropólogos e historiadores, que se debruçaram sobre essas temáticas, a disciplina visa pautar essa discussão e oportunizar o debate sobre o papel do historiador e do professor de história nesse cenário.   Atitudes negacionistas não tem a capacidade de suspender os processos, ao contrário, atitudes conscientes e bem fundamentadas, em sintonia com ações globais, podem contribuir com um processo de mudança de paradigmas no qual a educação ocupa um papel fundamental. Dessa forma, a disciplina visa oportunizar o contato com produções acadêmicas recentes sobre essas questões, levando a um posicionamento de como nós, enquanto cidadãos, professores e pesquisadores na área da História, podemos contribuir para o processo de “adiar o fim do mundo”, na expressão do pensador indígena Ailton Krenak.  

OBJETIVO

Objetivo Geral:

 - Conhecer algumas interpretações sobre os estudos culturais no campo do conhecimento histórico e aspectos culturais como mediadores do comportamento e das transformações sociais.

Objetivos Específicos:

- Compreender a cultura inserida na dinâmica social vista como tradução viva da realidade assumindo diversas formas e sentidos.

- Propiciar instrumentos para compreensão dos estudos culturais e o papel do historiador cultural

- Analisar algumas produções e abordagens de intelectuais sobre as crises contemporâneas.

PROGRAMA

 

I- História, Cultura e Sociedade

1.1.Versões de cultura e as relações entre natureza e cultura

1.2. Os Estudos Culturais e seus paradigmas

1.3.  Natureza, Cultura e Política

 

II – Natureza, Cultura, História Ambiental e ideias políticas

2.1. Cultura e Natureza na crise climática

2.2. Conceitos de Abundância, Liberdade e Ecologia Política

 

III- A História do Tempo Presente e os desafios do presente: as crises e a Cultura

3.1. Contexto geopolítico contemporâneo e a cultura

3.2. A Teoria de Gaia, Natureza e Cultura

3.3. Reinvenção da liberdade: um outro mundo é possível?

METODOLOGIA

 Os objetivos serão alcançados, primordialmente por meio da leitura atenta da bibliografia selecionada e a sua discussão nas aulas síncronas. As aulas expositivas e dialogadas serão ministradas mediante a introdução sobre as temáticas e discussões suscitadas pelos autores.  Serão organizados painéis de debate a partir de temas específicos visando o seu aprofundamento, compreensão e posicionamento. A partir das leituras os discentes serão incentivados a desenvolver reflexões e sistematizações sobre os conteúdos abordados por meio da produção de textos autorais.

A disciplina será desenvolvida de forma remota por meio da Plataforma de TI Office.com – Microsoft Teams – Equipe: Tópicos Especiais em História Cultural com acesso por meio do link https://bit.ly/TopHisCul.

 As aulas síncronas serão ministradas toda Quarta-feira das 19:00 às 21:00 horas, somando 2 horas semanais, de acordo com a Resolução 25/2020 do Conselho de Graduação. Os encontros serão gravados e disponibilizados no canal da disciplina no Microsoft Teams.

As atividades assíncronas, somando 2 horas, serão desenvolvidas da seguinte forma:

- Leitura da bibliografia, estudo e levantamento de questões para as aulas síncronas e painéis de debate – 1 h semanal

- Realização de tarefas e avaliações – 1h semanal

Os atendimentos individuais ou em grupo serão realizados por meio de reuniões no Microsoft Teams – quinta-feira das 14:00 às 18:00 horas, mediante agendamento prévio.

A bibliografia e o material necessário ao desenvolvimento da disciplina serão disponibilizados na Plataforma Microsoft Teams, no Canal respectivo de cada Unidade do programa, na Guia “Arquivos” e no Drive da disciplina https://bit.ly/TopEHistCultural.  Todos os textos, mesmo aqueles que estão disponíveis em plataformas on line, serão baixados de suas plataformas (ou digitalizados) e adicionados no canal respectivo de cada Unidade do programa em que serão abordados e no Drive informado acima.

A entrega de atividades de avaliação, bem como as orientações para a sua execução, se fará por meio da guia “Tarefas” do Canal da Equipe (https://bit.ly/TopHisCul) na Plataforma Teams. As atividades de avaliação entregues pelos discentes serão devidamente arquivadas.

AVALIAÇÃO

 

O processo de avaliação é fundamental na consecução dos objetivos propostos para o desenvolvimento da disciplina, visa propiciar a verificação sobre a compreensão das questões conceituais e metodológicas. Portanto a avaliação se dará a partir de atividades integradas e de forma constante no acompanhamento do desempenho dos discentes durante as aulas, nas discussões dos painéis de debate e, principalmente por meio da produção de textos conforme sistematizado abaixo:

1ª avaliação: Avaliação escrita a ser entregue no dia 19/01/2022 – valor 20 pontos;

2ª avaliação:  Participação em painéis de discussão (leitura dos textos, exposição fundamentada e discussão a partir das questões a serem levantadas pelo facilitador) – de 02/02/2022 a 16/03/2022 - valor 40 pontos;

3ª avaliação: Produção de texto autoral, a partir da sistematização das leituras e conhecimentos adquiridos na disciplina (redação clara, objetiva e fundamentada na bibliografia e apresentada conforme as normas da gramática e da ABNT), a ser entregue no dia 23/03/2022 – valor 40 pontos.

As avaliações e orientações para a realização das atividades serão postadas na Guia “Tarefas” no Canal da disciplina na Plataforma Microsoft Teams.

A verificação da assiduidade se fará por meio da lista emitida pela plataforma, com o registro do horário de entrada e saída da sala.

BIBLIOGRAFIA

Básica

 

CHABONNIER, Pierre. Abundância e Liberdade: uma história ambiental das ideias políticas. Trad. Fabio Mascaro Querido. São Paulo: Boitempo, 2021. (Col. Estado de Sítio). Disponível em: https://bit.ly/TopEHistCultural

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Trad. Sandra Castelo Branco. 2. Ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011. Disponível em:  https://pt.scribd.com/document/112213822/VERSOES-DE-CULTURA

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Org. Liv Sovik. Trad. Adelaine La Guardia et al. Belo Horizonte/Brasília: UFMG/UNATURESCO, 2003. Acessível em:  https://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Da_Diaspora_-_Stuart_Hall.pdf.

Complementar

COSTA, Alyne. (2014). Antropoceno, a irrupção messiânica de Gaia na história moderna. Cadernos Walter Benjamin. V.12. 132. 10.17648/2175-1293-v12n2014-10. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/338715405_ANTROPOCENO_A_IRRUPCAO_MESSIANICA_DE_GAIA_NA_HISTORIA_MODERNA

DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Que besta bruta.../...de hora enfim chegada. In: __. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie; Instituto Socioambiental, 2014. p. 11-35. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4110220

DOSSE, François. História do Tempo Presente e Historiografia. Tempo e Argumento. Florianópolis, v. 4, n. 1, pp; 5-22, jan/jun. 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304012012005/2014.

LATOUR, Bruno. Onde aterrar? PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 14, página 100 - 109, 2020. Disponível em: https://piseagrama.org/onde-aterrar/

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5727070/mod_resource/content/1/ideias-para-adiar-o-fim-do-mundo-1-34.pdf

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Dalva Maria de Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/12/2021, às 22:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3246815