|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GFP041 |
COMPONENTE CURRICULAR: POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
SIGLA: FACED |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Compreender crítica do processo de constituição e reformulação da educação brasileira.
Analisar a legislação educacional brasileira.
Analisar as políticas educacionais e suas implicações na gestão da educação.
Compreender o papel do professor frente a organização e gestão do trabalho na escola.
Ementa
A educação enquanto fenômeno histórico-social. A organização da educação brasileira a partir dos anos de 1960. A educação brasileira frente às reformas educacionais e seus impactos nas políticas educacionais e na gestão da educação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e suas implicações na organização do trabalho escolar. O professor frente à organização e gestão da escola na atualidade.
PROGRAMA
Unidade I: A educação como construção histórico-social
1.1 Ideologia, educação e legislação: produção da educação e seus condicionantes sóciohistóricos.
Unidade II: Organização da educação brasileira no período militar.
2.1 A primeira L.D.B. (lei 4024/61).
2.2 Reformas do ensino no Regime Militar:
2.3 Reforma Universitária - Lei n°. 5540 /
2.4 Reforma do ensino de 1°. e 2°. graus - Lei n°. 5692 / 71
2.5 A gestão da escola no contexto da organização educacional no período militar
Unidade III: Contexto sócio-cultural das políticas educacionais nos anos de 1980 e 1990.
3.1 Reforma da Reforma -: Lei n°. 7044 / 82
3.2 Educação na Constituição de 1988
3.3 A crise dos anos 1970/1990 e o projeto educacional
3.4 Movimentos Sociais da década de 1980/1990
3.5 A política neoliberal para América Latina
3.6 A gestão da escola frente às políticas educacionais nos anos de 1980 e 1990
Unidade IV: As políticas educacionais e suas implicações na gestão da escola
4.1 Gestão e organização do trabalho escolar: fundamentos e perspectivas contemporâneas
4.2 Gestão democrática da escola: princípios e instrumentos
4.3 O professor e sua atuação na organização do trabalho escolar na perspectiva da gestão democrática
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AMADOR, Milton. Ideologia e Legislação Educacional no Brasil. Concórdia (SC), Universidade do Contestado, 2002.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto e AGUIAR, Márcia Angela da S. (orgs.). Gestão da educação: Impasses, perspectivas e compromissos São Paulo: Cortez, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. (org) Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo:
Cortez, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 18 ed. rev. ampl. São Paulo: 1998.
BRASIL. Lei n. 9424, de 24/12/1996. [Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamentar e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, parág. 7°, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências.
BRASIL. Lei n.° 9.394, de 20.12.96: estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Brasília: [s.n.], 1996.
FÁVERO, Osmar (org.). A educação nas constituintes brasileiros 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 2001.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Geovana Ferreira Melo Diretora da Faculdade de Educação |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 09/10/2019, às 11:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 11/10/2019, às 10:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1610426 e o código CRC FFB53E68. |
Referência: Processo nº 23117.088380/2019-11 | SEI nº 1610426 |