|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Fatores limitantes. Os fatores físicos e a distribuição da vida no planeta. Ecossistemas. Os ciclos biogeoquímicos. Os grandes biomas terrestres. Os biomas brasileiros.
JUSTIFICATIVA
A Biogeografia constitui-se em disciplina fundamental para a formação de futuros profissionais em geografia por abordar questões sobre a temática ambiental, variável relevante no desenvolvimento das sociedades. Na disciplina procura-se discutir os fatores físicos e biológicos presentes na pluralidade de distribuição das espécies de seres vivos pelo planeta, enfocando a forma com que as alterações antrópicas modificam os ecossistemas naturais. Tal abordagem tem a finalidade de desenvolver nos discente o compromisso com conservação da biodiversidade por meio da capacidade de interpretação sistêmica dos processos ecológicos em diferentes ambientes e escalas. Além disso, a disciplina cria a oportunidade do discente desenvolver as habilidades de pesquisa teórica e prática aplicada por meio dos princípios da biogeografia e da biologia da conservação. Dessa forma, a disciplina proporciona ao discente a capacidade de análise ambiental, um exercício da profissão na docência, na pesquisa e, também, na atuação como bacharel.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
(Ao final da disciplina o aluno será capaz de trabalhar os conceitos, teorias e conhecimentos práticos da disciplina de Biogeografia. Relacionar os fatores limitantes condicionados pelos aspectos físicos, biológicos e sua relação com a distribuição geográfica dos seres vivos, além de analisar como a degradação que a ocupação e a exploração antrópica imprimem aos ecossistemas. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
1. Biogeografia Histórica, Fatores limitantes e o ambiente físico 1.1. Conceituação 1.2. Condições de existência como fatores limitantes 1.3. Insolação 1.4. Temperatura 1.5. Umidade 1.6. Gases atmosféricos 1.7. Macronutrientes e micronutrientes 1.8. Solo 1.9. O fogo
2. Ciclos Biogeoquímicos 2.1. Ciclagem da água 2.2. Ciclagem do nitrogênio 2.3. Ciclagem do carbono 2.4. Ciclagem do fósforo 2.5. Ciclagem do enxofre 2.6. A ciclagem dos elementos Não-essenciais 2.7. A ciclagem dos nutrientes nos trópicos
3. Ecossistemas 3.1. Ecossistemas aquáticos 3.2. Ecossistemas lênticos 3.3. Ecossistemas lóticos 3.4. Ecossistemas de água doce (geral) 3.5. Alagados 3.6. Oceanos
4. Biomas terrestres 4.1. Tundra 4.2. Floresta de coníferas 4.3. Floresta decídua temperada 4.4. Campos temperados 4.5. Savanas 4.6. Deserto 4.7. Florestas tropicais 4.8. Pradarias 4.9.
5. Biomas brasileiros - 5.1. Cerrado 5.2. Amazônia 5.3. Costeiro 5.4. Pantanal 5.5. Campos sulinos 5.6. Mata Atlântica
6. Unidade de Conservação
METODOLOGIA
Não será permitido o registro das atividades de aulas síncronas, assim como, não serão permitidas a veiculação dos materiais disponibilizados para as aulas como: imagens, prints de telas, áudios e vídeos.
A disciplina de Biogeografia prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão parcialmente a experiência por meio de pesquisas de estudo de caso de biogeografia.
Para que a aula aconteça, o discente deverá acessar o link no Google Meet e, para poder ter acesso a todos os materiais da disciplina, deverá acessar o Google sala de aula (classroom). Segue as principais orientações para que o discente possa acompanhar as AARE e ter um bom rendimento:
A plataforma – Ambiente de SALA DE AULAS REMOTAS será: Google Meet – A primeira aula deverá ser acessada dia 26/10/2020 a partir das partir das 19h, para o noturno, no seguinte link: https://meet.google.com/sqe-rxpz-yfk e aguardar a permissão da professora para entrar na aula.
Horário de aulas Síncronas – Toda as Segundas-feiras no link da disciplina a partir das partir das 19h00min às 22h30 (noturno), com intervalo – o que equivale a 4h/a de atividades síncronas semanais, totalizando 36 h/a em 9 semanas. As demais atividades ocorrerão de forma assíncronas.
Link para assistir as aulas: https://meet.google.com/sxy-tfhu-wyq Apertar Control + o link para ir direto para a página. Substituir por
meet.google.com/zkm-unvb-zha
Link para os textos e demais materiais para acompanhar as aulas – Para ter acesso, o discente deverá acessar o Google, depois acessar (localizado nos 9 pontinhos localizados no topo direito da página), o Google Sala de Aula, ir no sinal de mais (+), lá o discente irá optar por participar da turma pelo código – oqfkija ou pelo link - https://classroom.google.com/c/Mzc1MTk1NzQxODZa?cjc=oqfkija
Já na sala de aula de Biogeografia, abrir a pasta, ir para a aba atividades, depois ir para a pasta de arquivo da sala de aula (Google DRIVE). Nesta sala aula virtual, o discente pode fazer o download dos textos e materiais, enviar e receber e-mails da/para professora.
E-mail da Sala de aula: labufu.geab@gmail.com
6.1 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
No Cronograma abaixo contém as datas, orientações para as atividades por semana, os temas e materiais que devem buscar para estudar e fazer as atividades (síncronas e assíncronas). Todos os textos da disciplina estão no Google Drive, na pasta de texto para a disciplina e os outros na pasta de textos complementares - dar suporte aos temas trabalhados em sala de aula. Todos os textos estão em PDF a disposição do discente.
Dias da Semana |
Tema da aula |
Material de leitura |
13/7/21 |
Apresentação da disciplina e das atividades ao longo do semestre |
Texto 1 na aula: “Biogeografia: a história da vida na Terra”
|
20/7/21 |
Apresentar o estudo dirigido |
Atividade complementares – vídeo ”O Paraíso Perdido de Dawin” https://www.youtube.com/watch?v=F8u50TmtjZ0 – A viagem do Beagle em que mostra a importância das ideias de evolução das espécies. Texto 2- “CAP 9 - O Quaternário” - A História Ecológica da Terra” - Maria Lea Labouriau Salgado – Era do GELO 1,2, 3, 4, .....10 |
20/7/21 |
Fatores limitantes e o ambiente físico |
Texto 3: Biogeografia e meio ambiente – Helmut Troppmair |
27/7/21 |
Ciclos Biogeoquímicos |
Pesquisar - Ciclagem. A ciclagem dos nutrientes nos trópicos – Texto: O Texto 4 - Embrião de Gaia: A Ecologia como Utopia planetária - Hipótese de Gaia |
03/0/21 |
Biologia da Conservação e ameaças a biodiversidade |
Texto 5 - Primack e Rodrigues – Biologia da Conservação Entrevista – O verdadeiro naturalista (https://www.youtube.com/watch?v=fq_X6XieDnM) |
10/0/21 |
Biomas terrestres mundo Caracterização fisiobiogeografica |
Texto 6 - Biogeografia e meio ambiente – Helmut Troppmair Atlas Geográfico IBGE https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=264669&view=detalhes |
17/0/21 |
Biomas brasileiros: |
Textos 7a e b: Ab’Saber - Domínios da Natureza no Brasil: Potencialidades paisagísticas e COPOBIANCO, Artigo-base sobre os biomas brasileiros. |
24/0/21 |
Costeira e caatinga |
Bibliografia específica para cada bioma |
31/0/21 |
Campos sulinos e Pantanal |
Bibliografia específica para cada bioma |
14/0/21 |
Cerrado |
Bibliografia específica para cada bioma |
21/0/21 |
Amazônia e Mata Atlântica |
Bibliografia específica para cada bioma |
28/0/21 |
Tipos de Ecossistemas Áquaticos |
Bibliografia específica para cada bioma |
5/10/21 |
Geopontal |
|
12/10/21 |
UC’s |
Texto 8 – UC’s, parques nacional e o papale na conservação da natureza |
19/10/21 |
Avaliação final |
|
26/10/21 |
Revisão de notas |
|
AVALIAÇÃO
As atividades avaliativas para a disciplina estão dispostas no quadro abaixo por tipos de atividades, distribuição dos pontos e datas de entrega. O discente deverá elaborar as atividades de forma autoral, empregando o método científico, nos textos contendo: Introdução, desenvolvimento e conclusões, com citação da fonte das ideias apresentadas; responder aos estudos dirigidos com suas palavras por meio de pesquisa; Pesquisar os temas nas fontes, elaborar apresentação conforme referências e apresentá-las conforme orientação.
Dias da Semana |
Avaliação e pontuação |
valor |
13/7/21 |
Debater o texto em aula |
|
20/7/21 |
Texto 1 - Ler e sistematizar um texto da primeira aula (Introdução, desenvolvimento e conclusão) Texto 2 –- contendo as referências de aulas, o documentário e os dois textos Biogeografia e o Quaternário. Relacionar os textos entre si Fatores limitantes e o ambiente físico e adaptação das espécies. |
Texto 1 e Texto 2 (10,0 individual)
|
20/7/21 |
Texto 3: Resumo Biogeografia e meio ambiente – Helmut Troppmair |
(5,0 individual) |
27/7/21 |
Texto 4 e pesquisa - Apresentação em Power Point - 9 Grupos - ciclos biogeoquímicos e relacionar com o texto sobre Hipótese de Gaia – Nota para o apresentador – será avaliado a qualidade da fala e da escrita. |
Seminário (20,0 individual) |
03/0/21 |
Texto 5 - Resumo do texto Biologia da Conservação Entrevista – O verdadeiro naturalista |
(05,0 individual) |
10/0/21 |
Texto 6 - Biogeografia e meio ambiente – Helmut Troppmair |
(05,0 individual) |
17/0/21 |
Texto 7 a e b |
(05,0 individual) |
24/0/21 |
Seminário dos biomas - Grupo |
|
31/0/21 |
Seminário dos biomas- Grupo |
20,0 |
14/0/21 |
Seminário dos biomas- Grupo |
|
21/0/21 |
Seminário dos biomas- Grupo |
|
28/0/21 |
Seminário dos biomas- Grupo |
|
5/10/21 |
Geopontal |
|
12/10/21 |
Texto 8 - resumo |
(5,0 individual) |
19/10/21 |
Avaliação escrita – (Aspectos geográficos do bioma brasileiro sorteado). |
30,0 individual |
26/10/21 |
Revisão de notas |
|
BIBLIOGRAFIA
Básica
AB´SÁBER, AZIZ. Os domínios de Natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
CARVALHO, C. J. B. e ALMEIDA, E. A. B. Biogeografia da América do Sul: Padrões e processos. São Paulo: Roca, 2010.
LABOURIAU-SALGADO, Maria Léa – Capítulo 9 – O Quaternário. In: LABOURIAU-SALGADO, Maria Léa - História Ecológica da Terra. São Paulo: Edigard Buclher, 2000.
ODUM, Eugene, P. Ecologia. Ed. Guanabara. Rio de Janeiro: 1983 434 p.
MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Geossistemas: a história de uma procura. São Paulo: Contexto, 2000
RICKLEFT, R. A economia da natureza. 3a Ed. Rio de Janeiro:Ed. Guanabara-Koogan, 1996.
Complementar
COX, C. Barry. Biogeografia: uma abordagem ecológica e evolucionária. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
CAPOBIANCO, J. P. R.; Artigo-base sobre os biomas brasileiros. CAMARGO, A.; CAPOBIANCO, J. P. R.; OLIVEIRA, J. A. P. de (Org.). Meio ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós-Rio-92. São Paulo: Estação Liberdade: Instituto Socioambiental; Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2002. 460 p.
DREW, David. Processos interativos homem-meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2ª. edição, 1989.
FERRI, M. G. Vegetação brasileira. São Paulo: Edusp/Itatiaia, 1980.
FURLAN, SUELI ÂNGELO e CONTI, JOSÉ BUENO. Geoecologia. O clima, os solos e a biota. In: ROSS, JURANDYR L. SANCHES (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996.
TROPPMAIR, HELMUT, Biosfera e meio ambiente. Rio Claro: 1987 (UNESP).
TROPPMAIR, Helmut. Geossistemas. Rio Claro: O Autor, 2000
SCIENTIFIC AMERICAN. A biosfera. São Paulo: Polígono/Edusp, 1974.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Katia Gisele De Oliveira Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/07/2021, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2940309 e o código CRC 59A613DD. |
Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2940309 |