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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39019 |
COMPONENTE CURRICULAR: TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Ao final da disciplina, os estudantes deverão ser capazes de: realizar um balanço da historiografia sobre a(s) temática(s) abordada(s) no decorrer do curso, com ênfase nas obras de referência; utilizar fontes documentais diversificadas; estar familiarizados com temática específica relacionada aos estudos sobre a História da América Independente (América Latina, Caribe e/ou Estados Unidos), enriquecendo seu repertório teórico-metodológico e histórico-cultural; apresentar resultado de pesquisa sobre temática relacionada ao programa da disciplina.
Ementa
Estudo de tópico específico relativo à história das Américas, que contemple uma ou mais sociedades, seja aprofundando o estudo de aspectos das especificidades locais, seja estabelecendo análises comparativas sobre determinada temática geradora. Alternativamente, a disciplina poderá focalizar questões teóricas e/ou metodológicas concernentes aos estudos de História da América, e ainda, os movimentos epistemológicos e políticos dos estudos pós-coloniais e de-coloniais para as Américas. Séculos XIX, XX e/ou XXI.
PROGRAMA
O programa da disciplina será definido conforme a escolha do tópico específico referente às espacialidades referidas na ementa. Ele poderá contemplar um ou mais dos seguintes eixos temáticos gerais:
I – Cultura e identidade nacional;
II – Protagonismo de minorias sociais;
III – Imagética da nação;
IV – Memória das ditaduras;
V – Racismo;
VI – Populismos;
VII – Estudos Pós-coloniais e De-coloniais;
VIII – Guerras e Revoluções;
IX – Pós-Abolição, lutas políticas e culturais;
X – Gênero e Sexualidade na literatura e/ou no Cinema das Américas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
GILROY, Paul. O atlântico negro. São Paulo: Editora 34, 2001.
MOTTA, Rodrigo Patto (Org.). Ditaduras militares: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina. São Paulo: EDUSP; Brasília: FUNAG, 1998.
HALL, Stuart. Identidade cultural na Pós-Modernidade. São Paulo: DP&A, 2002.
HALL, Stuart. Identidade de diferença: a perspectiva dos estudos culturais. São Paulo: Editora Vozes, 2009.
SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. São Paulo: EDUSP, 1997.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1720702 |