UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS39019

COMPONENTE CURRICULAR:

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE​

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

Ao final da disciplina, os estudantes deverão ser capazes de: realizar um balanço da historiografia sobre a(s) temática(s) abordada(s) no decorrer do curso, com ênfase nas obras de referência; utilizar fontes documentais diversificadas; estar familiarizados com temática específica relacionada aos estudos sobre a História da América Independente (América Latina, Caribe e/ou Estados Unidos), enriquecendo seu repertório teórico-metodológico e histórico-cultural; apresentar resultado de pesquisa sobre temática relacionada ao programa da disciplina.

 

Ementa

Estudo de tópico específico relativo à história das Américas, que contemple uma ou mais sociedades, seja aprofundando o estudo de aspectos das especificidades locais, seja estabelecendo análises comparativas sobre determinada temática geradora. Alternativamente, a disciplina poderá focalizar questões teóricas e/ou metodológicas concernentes aos estudos de História da América, e ainda, os movimentos epistemológicos e políticos dos estudos pós-coloniais e de-coloniais para as Américas. Séculos XIX, XX e/ou XXI.

 

PROGRAMA

O programa da disciplina será definido conforme a escolha do tópico específico referente às espacialidades referidas na ementa. Ele poderá contemplar um ou mais dos seguintes eixos temáticos gerais:

I – Cultura e identidade nacional;

II – Protagonismo de minorias sociais;

III – Imagética da nação;

IV – Memória das ditaduras;

V – Racismo;

VI – Populismos;

VII – Estudos Pós-coloniais e De-coloniais;

VIII – Guerras e Revoluções;

IX – Pós-Abolição, lutas políticas e culturais;

X – Gênero e Sexualidade na literatura e/ou no Cinema das Américas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

GILROY, Paul. O atlântico negro. São Paulo: Editora 34, 2001.

MOTTA, Rodrigo Patto (Org.). Ditaduras militares: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2015.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina. São Paulo: EDUSP; Brasília: FUNAG, 1998.

HALL, Stuart. Identidade cultural na Pós-Modernidade. São Paulo: DP&A, 2002.

HALL, Stuart. Identidade de diferença: a perspectiva dos estudos culturais. São Paulo: Editora Vozes, 2009.

SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. São Paulo: EDUSP, 1997.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1720702 e o código CRC B8D47B9E.




Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 SEI nº 1720702