UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Operações e Sistemas

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Consultoria Empresarial

Unidade Ofertante:

FAGEN

Código:

FAGEN31542

Período/Série:

 

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45h

Prática:

15h

Total:

60h

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X )

Professor(A):

Camila de Araujo

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

Processo de consultoria; A organização e seus modelos de gestão; Diagnóstico e resolução de problemas organizacionais; Relações interpessoais e trabalho colaborativo na consultoria; Venda e negociação em consultoria; Implementação de soluções.

JUSTIFICATIVA

Dada a complexidade cada vez maior no mundo dos negócios, onde a necessidade de conhecimento, atualização e adaptação é cada vez mais intensa e rápida, as organizações não dispõem de todo o tempo necessário para acompanhar as novas técnicas e ferramentas de administração que são constantemente incorporadas e demandadas pelo ambiente empresarial, a atividade de consultoria se apresenta como de grande importância para contribuir para o aperfeiçoamento da gestão dos negócios. Aos alunos do curso de graduação em Administração cabe possuir o conhecimento alinhado a essa realidade, para poderem atender à demanda do mercado durante sua atuação profissional.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Oferecer conhecimentos e informações que permitam aos futuros administradores atuar como consultores empresariais, no sentido de avaliar e operar a partir dos principais modelos de consultoria, e, dada uma situação problema, identificar e implementar soluções.

Objetivos Específicos:

a) Fornecer ao aluno a compreensão do que é o processo de consultoria empresarial.

b) Fornecer ao aluno as informações sobre métodos, ferramentas e técnicas de consultoria empresarial.

c) Informar como os conhecimentos das várias áreas da administração, vistos ao longo do curso, podem ser aplicados na consultoria empresarial.

PROGRAMA

1. Processo de consultoria

1.1. 0 que é consultoria

1.2. A organização e o consultor

1.3. Evolução e tendências da consultoria

1.4. Terceirização dos serviços

1.5. Modelos de consultoria

1.6. Identificação da necessidade dos serviços de consultoria

1.7. Tipos de consultoria

1.7.1. Consultor externo e consultor interno

1.7.2. Tipos de consultoria empresarial

1.7.3. Empresa de consultoria de pacote

1.7.4. Empresa de consultoria artesanal

1.7.5. Consultoria especializada

2. Consolidação do profissional como consultor

2.1. Introdução

2.2. Definição do produto da consultoria

2.3. Estabelecimento do estilo de atuação

2.4. Plano de carreira para atuar como consultor

2.5. 1nteração de serviços de consultoria com serviços de treinamento

2.6. Divulgação dos serviços de consultoria

2.7. Plano de marketing do consultor e de seus serviços

2.8. Características do consultor

2.8.1. Vocação de consultor

2.8.2. Características básicas do consultor

2.8.2.1. Características comportamentais

2.8.2.2. Características de habilidade

2.8.2.3. Características de conhecimento

2.8.3. Ética do consultor

3. A Empresa e seus modelos de gestão

3.1. Organização

3.2. Os processos administrativos

3.3. Estrutura, coordenação e projeto organizacional

3.4. A comunicação organizacional

3.5. Os Modelos de gestão organizacional

3.6. O ambiente e as organizações

3.7. Objetivos organizacionais e individuais

3.8. A organização competitiva

4. Diagnóstico e resolução de problemas empresariais em grupo

4.1. Introdução ao método de diagnóstico

4.2. Definição de problemas e causas

4.3. Estratégia e Operação

4.4. Estabelecimento de hipóteses, coleta de dados e evidencias

4.5. Métodos de análise gerais e aplicados

4.6. Ferramentas de análise

4.7. Validação e apresentação das recomendações

5. Relações interpessoais e trabalho colaborativo na consultoria

5.1. Identificar seu potencial de desenvolvimento nas relay6es interpessoais

5.2. Aplicar princípios da relação interpessoal nas relações com os clientes da consultoria

5.3. Avaliar as relações como cliente

6. Venda e negociação da consultoria

6.1. 0 consultor e o marketing pessoal

6.2. Vendendo a consultoria: marketing indireto

6.3. A competência do consultor como negociador

6.4. Consultoria organizacional

6.5. Processo da consultoria

6.6. Marca

6.7. Cantata inicial e contratação

6.8. Estabelecendo honorários

6.9. 0 Consultor como negociador: Modelos mentais em negociação

6.1 0. Estratégias de negociação

6.11. Desenvolvendo competência em negociação

6.12. 0 ritual da negociação

6.13. Etapas do processo de negociação

6.14. Táticas de negociação

6.15. Como se defender das táticas

6.16. Como fazer concessões

6.17. Objeções- Superando impasses e a arte de ouvir

6.18. Negociando por telefone

6.19. Modelo de contrato de prestação de serviços

7. Implementação das soluções

7. 1. Introdução

7.2. Revisão dos conceitos básicos

7.3. Implementando soluy6es de consultoria de neg6cio

7.4. Recomendações básicas para o sucesso da implementação

7.5. Principais problemas na implementação das soluções

7.6. Superando os problemas

7. 7. Recomendações finais

7.8. Renovação e continuidade

METODOLOGIA

 

O programa da disciplina será visto em aulas expositivas, práticas e exposições dialogadas com participação dos alunos. Recursos a serem utilizados: quadro, giz/pincel, projetor multimídia, laboratório de informática e plataforma digital Moodle, que será utilizada para entrega de trabalhos, bem como desenvolvimento de atividades para fixação dos conceitos. As dúvidas poderão ser sanadas em sala de aula ou em horários específicos de atendimento a serem agendados com a docente.

 

Conforme Resolução CONGRAD Nº 73, de 17 de outubro de 2022, com revisão publicada em 14/06/2023, o período letivo 2023/01 está programado de 31/07/2023 a 02/12/2023, perfazendo 68 horas-aula de duração para Unidades Curriculares cujas aulas acontecem às terças-feiras. Para alcançar as 60 horas = 72 horas-aula previstas, é proposta atividade de Trabalho Discente Efetivo - TDE, para a realização do trabalho prático, a ser realizado em grupo, com entrega via Moodle. As orientações estabelecidas para a atividade estarão na descrição da atividade no Moodle.

 

TDIC para envio das atividades propostas: As atividades propostas serão enviadas na plataforma Moodle, por isso aluno deve se cadastrar e solicitar ingresso na disciplina dentro da plataforma.

Endereço da disciplina: https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=3429  (ou buscar direto no Moodle por FAGEN31542 - Consultoria Empresarial)

Chave de Inscrição : FAGEN31542-2023-1

 

Cronograma Previsto e sujeito a alteração

Semana

Data

Conteúdo

Carga horária

1

01.08

Apresentação da disciplina, introdução ao tema e conceito da atuação da pessoa consultora

4

2

08.08

Histórico da consultoria, conceito e mapeamento de consultorias do contexto local | Amplitude / Estrutura

4

3

15.08

Feriado Nossa Senhora da Abadia

--

4

22.08

Business Model Canvas | Produto da consultoria| Caracterização de serviços

4

5

29.08

O consultor e pessoas envolvidas / Precificação / PSS

4

6

05.09

EGEN

4

7

12.09

Processo de consultoria e Visita Prospectiva

4

8

19.09

Elaboração de uma Proposta da Consultoria

4

9

26.09

Diagnóstico e suas práticas

4

10

03.10

Árvore de Realidade Atual

4

11

10.10

Modelagem de Processos

4

12

17.10

Análise do diagnóstico de consultoria

4

13

24.10

Palestra com empresa de consultoria da cidade

4

14

31.10

Análise da proposta de consultoria

4

15

07.11

Apresentação do trabalho prático (grupos)

4

16

14.11

Apresentação do trabalho prático (grupos)

4

17

21.11

Desenvolvimento e entrega do relatório final individual

4

18

28.11

Estudo dirigido e encerramento

4

 

 

AVALIAÇÃO

Serão utilizados vários instrumentos de avaliações. Estão previstas avalições nas seguintes atividades da disciplina: avaliações de atividades individuais; trabalhos em grupos de alunos que simularão uma empresa de consultoria.

De forma a complementar a avaliação, a simulação de uma empresa de consultoria, em grupo, contará com entregas ao longo do semestre, via plataforma Moodle. A entrega do trabalho também será dependente da realização de atividades a serem disponibilizadas pela docente na plataforma Moodle, permitindo assim verificar a aprendizagem dos estudantes ao longo do curso.

 

Também serão desenvolvidas atividades em sala de aula, as quais serão consideradas para a avaliação do aluno.

 

Os valores atribuídos a cada instrumento de avaliação estão apresentados na tabela a seguir:

 

Instrumento

Valor

Total

Trabalho Prático de Consultoria (divididas em 5 entregas ao longo do semestre)

10 pontos por entrega

50 pontos

Trabalho individual

30 pontos

30 pontos

Participação das atividades em sala de aula e envios via Moodle

20 pontos

20 pontos

Total

100 pontos

 

Os critérios a serem considerados são:

 

- Realização do trabalho prático proposto;

- Participação nas discussões e atividades em sala de aula;

- Interesse e envolvimento na execução de tarefas;

- Frequência e assiduidade.

 

O envio atrasado (conferência do horário de entrega via Moodle) de qualquer trabalho acarretará a perda de 50% da nota possível da entrega.

 

Recuperação de Aprendizagem:

Para os alunos que apresentarem desempenho inferior à média, será oferecido atendimento em dia a ser marcado para tirar dúvidas e a possibilidade de realização de estudo dirigido, que poderá gerar acréscimo de até 3 pontos na média final, atingindo o máximo de 60 pontos, de acordo com o resultado das atividades propostas.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CROCCO, Luciano e GUTTMANN, Erik. Consultoria Empresarial. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

OLIVEIRA, Djalma Pinho de Rebouças. Manual de Consultoria Empresarial: Conceitos, Metodologia, Praticas. 14ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.

PEDERNEIRAS, Marcleide; FEITOSA, Marcos Gilson Gomes. Consultoria Organizacional: Teoria e Pratica. 1° ed. Sao Paulo: Atlas, 2010.

Complementar

Weinberg, Gerald M. Consultoria; o segredo do sucesso. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.

Tigre, Paulo Bastos. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Cardoso, Carmen. Tecnologia de atendimento: cultura de prestação de serviços em áreas técnicas e em funções de assessoria e consultoria. Recife: Tecnologia Gerencial e Informatica, 1994.

McKenna, Regis. Marketing de relacionamento: estratégias bem-sucedidas para a era do cliente = Relationship marketing. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

Efraim Turban ... [et. al]. Business intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Porto Alegre: Bookman, 2009.

Flick, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Camila de Araújo, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/08/2023, às 08:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4692942 e o código CRC A7ADD288.




Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4692942