UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

INTEGRAÇÃO DA GESTÃO DE CUSTOS COM MARKETING, OPERAÇÕES E FINANÇAS​

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

SIGLA:

FAGEN

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

-- horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Capacitar o aluno a entender as conexões intrínsecas dos negócios através das ferramentas de Gestão de Custos integradas com as decisões de Marketing, Operações e Finanças.

 

Ementa

Gestão avançada de custos para tomada de decisão; Integração de custos com Marketing e Preços; Decisões de custos integradas com Operações e o impacto dos Sistemas Tributários.

 

PROGRAMA

1. Gestão de Custos

1.1 Revisão dos Conceitos de Margem de Contribuição, Custeio Variável, Ponto de Equilíbrio, Alavancagem Operacional.

1.2 Tomada de decisões utilizando Margem de Contribuição para Indústrias, Comércio e Serviços.

 

2. Integração de Custos com Marketing

2.1 Formação de Preços e Sistema de Mark-Up

2.2 Impacto dos tributos sobre os preços

2.3 Impacto das decisões tributárias sobre os custos, tributos e preços (Lucro Real, Lucro Presumido e Simples)

2.4 Criação de campanhas de Marketing utilizando Margem de Contribuição e Capacidade Ociosa.

 

3. Integração de Custos com Operações

3.1 Decisões de Seleção de Produção utilizando Margem de Contribuição e Gargalos/Restrições de Capacidade

3.2 Decisões nas empresas de Distribuição e Atacados com base em Custeio Gerencial. Problemas de volumes e pesos x Margem de Contribuição e Custos de Logística.

3.3 Cálculo dos custos da falta de produtos e dos estoques em excessos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços com aplicações na calculadora HP12c e Excel.5. ed. São Paulo: Atlas 2008.

GOLDRATT, E. M.; COX, J.  A Meta: um processo de melhoria contínua. São Paulo: Nobel, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. 5. ed. São Paulo: Atlas 2010.

DUBOIS, A. Gestão de custos e formação de preços: conceitos, modelos e instrumentos – abordagem do capital de giro e da margem de competitividade. São Paulo: Atlas, 2009.

ELDENBURG, L.; WOLCOTT, S. Gestão de custos: como medir, monitorar e motivar o desempenho. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

GOLDRATT, E. M. Mais que sorte: um processo de raciocínio. São Paulo: Educator, 1994.

HOOLEY, G. J.; PIERCY, N. F.; NICOLAUD, B. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2011.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Eduardo Giarola

Coordenador do Curso de Graduação em Administração

Profa. Dra. Kárem Cristina de Sousa Ribeiro

Diretora da Faculdade de Gestão e Negócios

 


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Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giarola, Presidente, em 14/10/2020, às 09:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Diretor(a), em 15/10/2020, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.061000/2020-26 SEI nº 2319632