|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H24 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Edital COCIS nº 8/2023
22 de dezembro de 2023
Processo nº 23117.090476/2023-17
SELEÇÃO PARA MATRÍCULA COMO ALUNO (A) ESPECIAL - (DISCIPLINAS ISOLADAS) PARA O 2º SEMESTRE LETIVO de 2023
A Coordenação do Curso de Graduação em Ciências Sociais faz saber aos (às) interessados (as) que estarão abertas as inscrições para seleção para Matrícula como Aluno (a) Especial no Curso de Graduação em Ciências Sociais, de acordo com o disposto no Art. 118 da Resolução nº 46/2022, CONGRAD, que fixa normas para matrícula como Estudante Especial nos cursos de graduação.
1. Das inscrições:
1.1. Período de inscrição: 22/12/2023 a 16/01/2024
1.2. Local de inscrição:
1.2.1 – Por peticionamento como Usuário Externo no SEI EXTERNO. (Instruções sobre o peticionamento externo no Anexo 1)
1.2.2 – Não nos responsabilizamos por inscrições não recebidas por motivos técnicos que impossibilitem o acesso. Inscrições incompletas ou efetuadas erroneamente serão invalidadas.
1.3. Candidato (a) aos componentes curriculares do Curso de Graduação em Ciências Sociais:
1.3.1 – Deverá estar regularmente matriculado (a) em outra Instituição de Ensino Superior; ou
1.3.2 – Deverá ser portador (a) de diploma de curso superior.
1.4. Documentos exigidos para inscrição:
Solicitação Externa deve ser preenchida integralmente.
Checklist de matrícula preenchido pelo estudante (disponível para impressão na página http://www.prograd.ufu.br/servicos/matricula-estudante-especial) e inserido uma via digitalizada;
Uma via digitalizada legível do histórico escolar da Instituição de Ensino Superior de origem.
Uma via digitalizada legível do diploma de curso superior (se portador de diploma superior).
Uma via digitalizada legível de declaração de vínculo com a Instituição de Ensino Superior em que estiver matriculado (se for o caso).
Uma via digitalizada legível do documento de identidade.
Uma via digitalizada legível do passaporte com visto temporário de estudante ou permanente (se estrangeiro).
Uma via digitalizada legível da Certidão de Registro Civil (Nascimento ou Casamento).
Uma via digitalizada legível do CPF.
Uma via digitalizada legível do Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral.
Uma via digitalizada legível do Documento militar definitivo (para estudantes do sexo masculino).
O discente estrangeiro deverá entregar documentação complementar solicitada no checklist de matrícula.
2. Das Vagas:
2.1 – De acordo com a Resolução 46/2022, Artigo 112 – “Para atualização e ampliação de conhecimentos, será permitida a Portadores de Diploma de Curso de Graduação e a estudantes de cursos de graduação, com vínculo em outra IES, a matrícula como estudante especial, mediante existência de vagas e aprovação em processo seletivo próprio." Artigo 113 - “ O estudante especial poderá efetuar matrícula em até 4 (quatro) componentes curriculares do mesmo curso”. Artigo 117, "A matrícula como estudante especial deverá atender aos requisitos do edital do processo seletivo específico e ser efetivada em período previsto no Calendário Acadêmico."
Código | Turma | Nome do componente curricular | Horário | Vagas |
INCIS31403 | S |
Sociologia IV
|
Quinta-feira 08:00 - 11:30 | 03 |
INCIS39008 | S | Análise Política Contemporânea |
Sexta-feira 08:00 - 11:30 | 10 |
INCIS39060 | S |
Política, Educação e Hegemonia |
Sexta-feira 08:00 - 11:30 | 06 |
INCIS39014 | S | Política no Brasil II | Segunda- feira 08:00 - 11:30 | 10 |
3. Da Seleção:
3.1 – A seleção dos (as) candidatos (as) se dará por ordem de recebimento de inscrição, uma vez atendido integralmente o exposto nos itens 1.3 e 1.4.
3.2 – Após averiguação da documentação e havendo vaga para disciplina(s) indicada(s), será disponibilizado no site do Cocis a lista com a relação de candidatos (as) aptos (as) para a matrícula e disciplinas em que o(a) candidato (a) será matriculado (a).
4. Da Matrícula
4.1 – Os (As) candidatos (as) aptos (as) serão matriculados (as) e informados (as) da efetivação da matrícula por e-mail.
4.2 – As matrículas dos (as) candidatos (as) aptos (as) como aluno (a) especial serão efetivadas pelo Setor de Matrícula.
4.3 – Caberá a coordenação encaminhar a documentação de matrícula recebida até o dia 19 de janeiro 2024 para Setor de Matrícula.
4.4 – Para outras informações, acesse: http://www.prograd.ufu.br/servicos/matricula-aluno-especial.
5. Das Disposições Gerais
5.1 – O (A) candidato (a) aprovado (a) para se matricular em componentes curriculares como aluno (a) especial não terá vínculo com a Instituição, não caracteriza vínculo com a UFU, para qualquer efeito. Por esta razão o (a) estudante não possui acesso ao Portal do Estudante e Identidade Acadêmica UFU. Contudo, é permitido ao (a) estudante especial criar seu e-mail institucional. Dúvidas sobre criação deste e-mail ou reativação de e-mail anteriormente existente poderão ser encaminhadas para atendimento@cti.ufu.br.
5.2 – O (A) candidato (a) que, para matricular-se como aluno (a) especial, apresentar informações ou documentação falsos e não atender às normas estipuladas neste edital, não será considerado (a) apto (a) para cursar o(s) componente(s) curricular(es), mesmo que tenha sido selecionado (a).
5.3 – É vedado ao (a) candidato (a) matriculado (a) como aluno (a) especial transferir ou trancar a matrícula.
5.4 – O (A) candidato (a) matriculado (a) como aluno (a) especial estará submetido (a) ao regime disciplinar, de avaliação e de frequência da Universidade Federal de Uberlândia.
5.5 – O (A) estudante especial que for aprovado (a) em componente curricular terá direito a Histórico Escolar, conforme Art. 116 Parágrafo único das Normas Gerais de Graduação da UFU, que poderá ser solicitado em quaisquer postos de Atendimento ao Estudante: http://www.prograd.ufu.br/atendimento..
5.6 – Em nenhuma hipótese será permitido o trancamento parcial ou geral de matrícula para estudante especial.
5.7 - O estudante que, após efetivação da matrícula, desejar solicitar a desistência da matrícula deverá protocolar o pedido no Atendimento ao Estudante.
5.8 Não serão realizadas matrículas fora dos prazos, procedimentos e/ou com documentação incompleta ou ilegível, que estejam em desacordo com as orientações acima.
5.9 Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Sociais.
5.10 Para os devidos fins, expediu-se o presente Edital, que será divulgado por meios eletrônicos.
Cristiane Aparecida Fernandes da Silva
Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Sociais
Portaria de Pessoal UFU nº 3526, de 20 de julho de 2022
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 22/12/2023, às 15:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5065718 e o código CRC DB256CC3. |
ANEXO 1
ANTES DE REALIZAR O PETICIONAMENTO DE PROCESSO NOVO REALIZE O CADASTRO COMO USUÁRIO EXTERNO – INSTRUÇÕES NO LINK: USUÁRIO EXTERNO (PETICIONAMENTO) | UFU
Sobre o Peticionamento de Processo Novo:
Escolha o Tipo de processo que deseja iniciar e clique em:
Administração Geral: Pedidos, Oferecimentos e Informações Diversas
Especificação: Inscrição para aluno especial 2023/2 – Ciências Sociais
Preencha o documento Solicitação Externa clicando em "Clique aqui para editar o conteúdo":
A Coordenação do Curso de Graduação em Ciências Sociais
Preencha todos os dados solicitados nos campos já determinados em 1- IDENTIFICAÇÃO DO SOLICITANTE.
Em 2 - SOLICITAÇÃO – Informe as disciplinas que pretende se candidatar a cursar.
Ao terminar de inserir todas as informações selecione salvar.
Selecione o nível de acesso: Restrito
Em seguida anexe todos os documentos solicitados para a inscrição, (Escolher arquivo) com exceção da Solicitação Externa que foi preenchida anteriormente.
Para cada documento selecione Tipo de documento: Documento
Em Complemento do Tipo de Documento: Registre o nome do documento que está anexando
Nível de acesso para todos os documentos: Restrito
Selecione de acordo com cada documento o Formato
Para cada arquivo documento escolhido clique em adicionar
Importante – Os documentos devem ser inseridos no formato pdf.
Ao terminar de inserir todos os documentos – Clique em Peticionar
Referência: Processo nº 23117.090476/2023-17 | SEI nº 5065718 |